Autor Tópico: Religiosidade, Racionalização e Desencantamento (2004)  (Lido 1267 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Religiosidade, Racionalização e Desencantamento (2004)
« em: Sexta, 04 de Outubro, 2013 - 22h05 »
Religiosidade, Racionalização e Desencantamento



[imdb]

Citar
Para Antônio Flávio Pierucci, o Brasil assiste a uma oferta enorme de religiões, assim, afirmar que religião hoje é um negócio não é um erro. E para abocanharem mais fiéis, ou clientes, segundo Pierucci, as igrejas usam estratégias de marketing como as empresas. As pessoas não procuram mais a salvação depois da morte, seus desejos são imediatos. É isso que as novas religiões procuram oferecer. As que não oferecem, perdem clientes. Além desses aspectos, Pierucci desmonta o mito da diversidade religiosa brasileira, através do Censo ele nos mostra que 90% da população brasileira se declara cristã.

Antonio Flávio Pierucci: professor livre-docente do departamento de sociologia da USP e foi secretário geral da SBPC em 2001/2003. Algumas de suas publicações são: Textos sacros (abril cultural, 1973); Igreja: contradições e acomodação (brasiliense, 1978); A realidade social das religiões no Brasil (hucitec, 1996) e O desencantamento do mundo (editora 34, 2003).

http://www.youtube.com/watch?v=W0P_R35kQG0#
« Última modificação: Sábado, 05 de Outubro, 2013 - 17h58 por FragaCampos »
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche