Autor Tópico: Como obter legendas dos vídeos da BBC  (Lido 13661 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Como obter legendas dos vídeos da BBC
« em: Segunda, 11 de Novembro, 2013 - 18h50 »
Olá pessoal.  ;)

Bem-vindos a mais um tutorial. Dessa vez, trataremos do procedimento para acessar legendas dos vídeos disponibilizados pela BBC - sem dúvidas, o mais importante produtor atual de documentários.

O processo pode ser resumido da seguinte forma:

0. Em primeiro lugar, como a maioria deve suspeitar, há restrições de acesso da BBC, dependendo do seu endereço IP (local de acesso). Assim, é recomendável o uso de alguma extensão do navegador, por exemplo, para "mascarar" esse IP ou usar um proxy de países com acesso à programação do canal (Reino Unido). Para isso, recomendo a extensão do Google Chrome: Hola Desbloqueador - é bem intuitivo e eficiente.

Método 1

1. Acessar o site http://subtitles.toh.info/bbc-iplayer.html e selecionar o documentário cuja legenda deseja-se obter.

Nele, é possível acessar a lista dos documentários por canal (BBC One, BBC Two, BBC Three, BBC Four, BBC HD, etc...).

2. Havendo acessado a página de legendas por canal, basta, agora, selecionar o nome do documentário desejado, dentre a lista fornecida. Após o clique no nome, será automaticamente feito o download da legenda para seu computador, normalmente vindo em formato .zip (formato padrão de compressão, semelhante ao nosso .rar). Basta usar programas simples, como o WinZip ou o Winrar para extrair os arquivos.

Exemplo: Selecionei o documentário "Autism: Challenging Behaviour", na categoria "BBC Four", encontrado assim na lista dos documentários à disposição:

Código: [Selecionar]
2013-11-06T01:59:14Z - Cached - Disowned and Disabled: 2. Breaking Free

2013-11-06T00:59:02Z - Cached - Arena: Arena: The National Theatre: 2. Part Two - War and Peace

2013-11-05T22:01:25Z - Cached - Autism: Challenging Behaviour

2013-11-05T21:01:10Z - Unknown - Lost Cities of the Ancients: 2. The Cursed Valley of the Pyramids

2013-11-05T19:49:39Z - Unknown - White Material

Método 2

1. Acessar diretamente a página do documentário. Para tanto, deve-se acessar a URL http://www.bbc.co.uk/tv/categories/documentaries.

Conforme vocês notarão, há uma lista de documentários disponíveis (normalmente recém-lançados), mas que também podem ser pesquisados por categoria ou ordem alfabética (A-Z), o que agiliza mais o processo.

2. Clica-se no nome do documentário desejado e ele terá sua página aberta. Semelhantemente ao já explicado no tutorial da PBS, deve-se reparar na sequência de letras e números presente no URL.

Exemplo: Selecionei o o documentário "Richard Hammond Builds a Planet". Deverá abrir uma página com o seguinte endereço URL:

Código: [Selecionar]
http://www.bbc.co.uk/iplayer/episode/b03hhyzp/Richard_Hammond_Builds_a_Planet_Richard_Hammond_Builds_a_Universe/
Percebo que a sequência de letras e números existente é "b03hhyzp".

3. Acessar o URL http://subtitles.toh.info/bbciplayerid_to_zip.html, inserir o código do documentário e gerar arquivo .zip com a legenda.

Vocês verão que há um campo vazio onde deverá ser colocado um número de ID do documentário. Esse dado é a sequência anotada anteriormente. Assim, em nosso exemplo teremos:

Código: [Selecionar]
Type your ID: b03hhyzp
A seguir, basta clicar na opção "Create zip file with srt for this episode".  Será feito automaticamente o download da legenda, comprimida em formato .zip, tal como no caso anterior.

E voilá...  ;)


NOTA1: Há documentários para os quais a BBC não disponibiliza legendas, ou os documentários não estão mais disponíveis no iPlayer (reprodutor da BBC). Nesses casos, mesmo o uso desses métodos não terá utilidade. Para contornar esses problemas, pode-se acessar a enorme gama de bancos de legenda na internet (para maiores informações, consultar tópico próprio de sítios de legendas no docsPT, aqui.

Além dos resultados lá encontrados, aconselho vivamente o uso destes de outras 2 ferramentas:


Muito obrigado, novamente, pela paciência e atenção. E quaisquer dúvidas, podem acionar-me por mensagem privada, ou por aqui mesmo.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #1 em: Domingo, 04 de Maio, 2014 - 05h13 »
E quem quiser baixar os vídeos, eu to conseguindo agora até em HD usando o Jaksta ativado, basta usar o Hola e da play no doc no site da BBC e com Jaksta "escaneando" depois de um tempo começa a baixar, assim pode fechar a pagina da BBC e esperar o Jaksta teminar, ele baixa em flv, mas pode renomear para mp4 depois se quiserem...

Mesmo esquema para PBS.
« Última modificação: Domingo, 04 de Maio, 2014 - 05h14 por nagol »

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #2 em: Domingo, 04 de Maio, 2014 - 13h50 »
Nosso grande garimpeiro!
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

quinho

  • br

  • Registo: 16 Mai, 2010
  • Membro: 13669
  • Mensagens: 955
  • Tópicos: 40

  • : 1
  • : 0

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #3 em: Segunda, 12 de Maio, 2014 - 14h11 »
Olá VitDoc, tenho percebido que não se consegue atualmente, baixar legendas pelo Método 2.
Poderia caso possível, dar uma olhada  no site BBC. Acho que houve mudança em relação ao procedimento de legendas.
Obrigado.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #4 em: Segunda, 12 de Maio, 2014 - 15h51 »
Olá VitDoc, tenho percebido que não se consegue atualmente, baixar legendas pelo Método 2.
Poderia caso possível, dar uma olhada  no site BBC. Acho que houve mudança em relação ao procedimento de legendas.
Obrigado.

Olá quinho! Poxa, parece realmente que o serviço foi desabilitado, mas acredito que se trate de algo temporário:

Citar
The 4oD conversion program is not available yet (old http://subtitles.toh.info/4od.html and http://subtitles.toh.info/4od-id_to_srt.html) but we intend to revive it.

Como eles escreveram no final, a intenção é de que o serviço volte a funcionar - a questão é: será que se manterá gratuito? Eis o ponto...

Obrigado pela informação atualizada - é muito legal cada um colaborar com o que descobre.

 :hand:
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

tomafonso

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 06 Mar, 2011
  • Membro: 20004
  • Mensagens: 1 370
  • Tópicos: 471

  • : 1
  • : 37

  • A procura de um Universo de conhecimento.
Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #5 em: Segunda, 12 de Maio, 2014 - 23h47 »
existe um terceiro metodo que é o qual eu utilizo e acredito q deve ser o mesmo q o mvgroup utiliza

baixar as legendas direto do RSS FEED da bbc
A procura de um Universo de conhecimento.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #6 em: Terça, 13 de Maio, 2014 - 00h46 »
existe um terceiro metodo que é o qual eu utilizo e acredito q deve ser o mesmo q o mvgroup utiliza

baixar as legendas direto do RSS FEED da bbc

tomafonso, agora que você abriu o bico, terá de desembuchar a história toda, hahaha. Vá se preparando para editar o tópico inicial e incluir esse terceiro método. Saliento que nem todos aqui entendem bem o que seria esse "RSS Feed", portanto, ajudaria vários outros membros.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

quinho

  • br

  • Registo: 16 Mai, 2010
  • Membro: 13669
  • Mensagens: 955
  • Tópicos: 40

  • : 1
  • : 0

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #7 em: Terça, 13 de Maio, 2014 - 02h00 »
Concordo com o VitDoc.
Já andei procurando no site da BBC o tal de RSS FEED, não achei e não entendi nada.

08061975

  • Streamer
  • pt

  • Registo: 30 Set, 2009
  • Membro: 8302
  • Mensagens: 148
  • Tópicos: 35

  • : 0
  • : 2

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #8 em: Quarta, 14 de Maio, 2014 - 14h42 »
Eu também usava o método 2. Acabei de perceber que já não funciona mais da mesma maneira.

Proponho a seguinte alternativa aquele método (comigo resultou): Na barra de endereços, colar o seguinte "subtitles.toh.info/iplayer/generate_sub/" (claro que com "http://" antes) seguido do código que a BBC atribuiu ao programa em causa.

Isto funcionou comigo e com a série "Lost cities of the ancients". Quis buscar as legendas do episódio 2 "The cursed valley of the pyramids", soube pelo sítio da BBC que o código atribuído a este episódio é b00792v2, e pus na barra de endereços "http://subtitles.toh.info/iplayer/generate_sub/b00792v2". Comigo resultou em pleno.

Bom proveito!

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #9 em: Quarta, 14 de Maio, 2014 - 15h01 »
Eu também usava o método 2. Acabei de perceber que já não funciona mais da mesma maneira.

Proponho a seguinte alternativa aquele método (comigo resultou): Na barra de endereços, colar o seguinte "subtitles.toh.info/iplayer/generate_sub/" (claro que com "http://" antes) seguido do código que a BBC atribuiu ao programa em causa.

Isto funcionou comigo e com a série "Lost cities of the ancients". Quis buscar as legendas do episódio 2 "The cursed valley of the pyramids", soube pelo sítio da BBC que o código atribuído a este episódio é b00792v2, e pus na barra de endereços "http://subtitles.toh.info/iplayer/generate_sub/b00792v2". Comigo resultou em pleno.

Bom proveito!

Obrigado pelo teu contributo, 08061975!

Estou preparando algumas adaptações no tópico e, assim que possível, irei lançá-las com as sugestões dadas. Já entendi a questão do RSS Feed - mas só funciona para os arquivos que estiverem ali listados e é necessário acessá-la quase que diariamente para estar a par das recém-disponibilizadas.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

quinho

  • br

  • Registo: 16 Mai, 2010
  • Membro: 13669
  • Mensagens: 955
  • Tópicos: 40

  • : 1
  • : 0

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #10 em: Quarta, 14 de Maio, 2014 - 23h07 »
Boa notícia 08061975, usei sua informação para baixar uma legenda e consegui.
Obrigado.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 995
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #11 em: Quinta, 15 de Maio, 2014 - 20h35 »
Já agora, não se esqueçam de disponibilizar as legendas que ainda não existam cá no fórum. :assob: :P
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Como obter legendas dos vídeos da BBC
« Resposta #12 em: Sábado, 31 de Maio, 2014 - 12h25 »
O site http://subtitles.toh.info agora tem o arquivo de todas as legendas desde 2009 quando começou, basta se cadastrar e pesquisar...