Autor Tópico: Discovery x Animais  (Lido 1403 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 612
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Discovery x Animais
« em: Domingo, 08 de Fevereiro, 2015 - 12h48 »
De uns meses para cá, tenho notado algo que não pode ser classificado de outra forma que não uma "cruzada do Discovery contra os animais".

Foi um verdadeiro freak show: tubarões assassinos, cobras que engolem homens, felinos sangrentos, lobos assassinos, e nem sei o que mais já registraram. Amanhã, podemos ter Formigas Sangrentas e Elefantes Assassinos - melhor nem dar idéias...

Apesar de ter postado uma série deles por aqui, acho que o limite já passou faz tempo. Recuso-me a fazer novas postagens desse tipo, pois tudo saiu da argumentação para a busca desesperada por audiência: esses animais não atacam à toa, como muito bem explicado em uma rara exceção: Perigo na Aldeia, onde, ao menos, tenta-se investigar causas racionais para o comportamento agressivo dos animais, e não expô-los como máquinas de carnificina.

Estou com os famigerados:
- Lobos Assassinos (inclusive alvo de petição para retirada da programação nos EUA, mas transmitido na surdina);
- Felinos Sangrentos

Quem os quiser, ainda assim, que entre em contato com MP que passo os links.

:hat:
« Última modificação: Domingo, 08 de Fevereiro, 2015 - 12h50 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Discovery x Animais
« Resposta #1 em: Terça, 10 de Fevereiro, 2015 - 02h03 »
Estou contigo nessa decisão e saúdo-a.
Há muito que deixei de dar para esse peditório e de gravar documentários de canais que apenas apelam ao seu visionamento através dos títulos, e não pelo conteúdo, como fazem a BBC e a PBS.
Bem sei que o facto de serem canais públicos vs. canais privados explica muita coisa, mas não justifica os meios para chegarem ao fim que querem = $$$.
O Canal História nem comento, e infelizmente, o National Geographic segue os mesmos passos do Discovery, optando por apelar a esse tipo de linguagem e brutificação de conteúdos.

Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Discovery x Animais
« Resposta #2 em: Terça, 10 de Fevereiro, 2015 - 13h30 »
Também concordo com a tua decisão, VitDoc!

Se no propomos a gravar e disponibilizar conteúdo no docsPT, acho que devemos fazer uma seleção daquilo que é apresentado nos ditos canais de documentários. Ao menos eu o faço. Tal como os reality shows, esses pseudo-documentários sangrentos, chamativos, apelativos, exacerbados, devem ser mantidos, tanto quanto possível, longe do nosso fórum. Quem os quiser, pode buscá-los em outra parte, pois é o que mais se encontra em muitos blogs ditos de documentários.

O seu conteúdo não corresponde à realidade e documentário é, por definição, um gênero não ficcional, e apresentar os animais com uma "intenção" de atacar, ferir e matar deliberadamente, é, sem dúvida alguma, a tentativa suprema de dramatizar a vida animal além de qualquer necessidade, exceto para atrair incautos e sádicos que se satisfazem vendo imagens dessa natureza e assim aumentam a audiência dos programas. É grotesco!

É uma pobreza de espírito e de argumento que sempre se repete. É mais fácil gostarmos do feio, é mais fácil compreendê-lo: ele entra por nossos poros a cada instante, quando andamos pelas ruas, quando vemos notícia na tv, quando vemos documentários dessa natureza.

Apreciar o belo depende de hábito, pois não topamos com ele a todo momento ou não fomos treinados para vê-lo, mas ele está à nossa volta. Apenas ele é mais silencioso, mais discreto, mais suave: são as flores no jardim da praça, o voo das aves, o riso das crianças a brincar, um bom documentário, uma obra de arte, uma música, uma boa conversa, uma boa comida. Apenas precisamos ficar atentos e a beleza surge diante dos nossos olhos.

Se queremos um mundo melhor, devemos fazer a nossa parte! E nesse momento, isso significa não postarmos documentários dessa natureza.
« Última modificação: Terça, 10 de Fevereiro, 2015 - 13h36 por ibbins »
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?