Autor Tópico: Como você começou a se interessar por documentários?  (Lido 3181 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Como você começou a se interessar por documentários?
« em: Terça, 26 de Maio, 2015 - 01h31 »
Como foi sua história com os documentários?
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche

Micael

  • Ripper
  • Releaser
  • br

  • Registo: 08 Nov, 2010
  • Membro: 17583
  • Mensagens: 568
  • Tópicos: 142

  • : 11
  • : 19

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #1 em: Terça, 26 de Maio, 2015 - 03h36 »
Desde os meus 10 anos (década de 90) passei a gostar de documentários sobre a vida selvagem. Nessa época passavam os documentários de Marty Stouffer Wild America na Rede Minas afiliada da TV Cultura. Era bom demais. Há uma cena emblemática dos seus documentário de uma raposa e uma águia perseguindo um coelho, e surpreendentemente ele consegue se salvar. Seus documentários são difíceis de se achar na internet, uma pena. Foi através dele que passei a gostar de documentários, e mais tarde a internet se tornou acessível no Brasil (na minha região mais precisamente em 2008, governantes atrasam a vida dos brasileiros) que conhece o site docspt e tantos outros documentários da BBC, PBS Nature, IMAX, National Geographic, David Attenborough e outros.
Se as abelhas desaparecerem, ao homem restarão apenas quatro anos de vida - Albert Einstein

accgomes

  • br

  • Registo: 09 Nov, 2009
  • Membro: 9245
  • Mensagens: 88
  • Tópicos: 0

  • : 1
  • : 0

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #2 em: Terça, 26 de Maio, 2015 - 10h10 »
Não sei precisar o ano, mas deve ser a 10 anos atrás. Eu, por acaso vi, na tv,  um pequeno trecho de um documentário onde um leopardo está em cima de uma árvore. Um grupo de zebras começa a pastar embaixo. O leopardo pula e abate uma zebra filhote, mas que devia pesar o dobro do seu peso. Em seguida o leopardo, segurando a zebra nos dentes, sobe na árvore, numa demonstração extraordinária de força. Aquela cena me impressionou tanto, que depois de um ano pensando nela, tentei encontrar o tal documentário. Nunca o encontrei, mas nessa busca, desde então, descobri tantos tesouros, principalmente aqui no Docspt, que tornei-me um consumidor voraz de documentários.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #3 em: Terça, 26 de Maio, 2015 - 13h37 »
Desde pequeno meus pais me incentivaram a gostar da natureza. Sempre que podia, meu pai comprava livros e VHS de documentários, sendo que uma das primeiras coleções que assisti foi a incrível série Trials of Life, apresentada pelo grande David Attenborough. É tão remoto isso que não me lembro quando ou qual foi o primeiro doc que assisti hehe mas minha mãe insiste que eu falava que seria biólogo desde os 4 anos. Tempo passou e a curiosidade/paixão por filmes pela natureza só aumentou. Fui colecionando cada DVD da BBC lançado no Brasil, The Blue Planet, Journey of Life, Planet Earth, Human Planet, South Pacific, e por aí vai, até descobrir o torrent e o DocsPt, que expandiram ainda mais minha coleção. Foi ao assistir os making of de Planet Earth que decidi levar os documentários além de hobby, e hoje gravo pequenos vídeos da biodiversidade local e os levo às crianças de uma escola, como parte de um projeto da faculdade. Acredito que, assim, presto um tributo, ainda que modesto, às pessoas que inseriram em mim esse interesse.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #4 em: Quinta, 28 de Maio, 2015 - 16h58 »
Bom repto, pp1058. ;)

Não me lembro de quando comecei a ver documentários, mas lembro-me de ver alguns dos esporádicos documentários que passavam na televisão pública.
Para quem não sabe, em Portugal houve apenas dois canais até 1992, a RTP1 e a RTP2. Portanto, uma vez que no cinema não havia qualquer documentário, só nesses dois canais poderia ver algo desse género e que, por norma, retratavam o mundo animal.
Recordo-me também que era a minha mãe que subtilmente me incentivava a vê-los, alertando-me sempre para a hora em que passava algum.
Só mais tarde, com o advento da internet, comecei a ter acesso a inúmeros conteúdos, nomeadamente da BBC.
Contudo, foi a série "Cosmos" de Carl Sagan, que me abriu a mente não só para esse mundo dos documentários, mas essencialmente para o seu enorme potencial como veículo de conhecimento e educação. Pode-se dizer até que o docsPT só existe graças a Carl Sagan, pois sem a série Cosmos e quem ousou partilhá-la na rede edonkey por volta do ano 2000, esta comunidade não existiria.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

WEBr

  • br

  • Registo: 30 Jul, 2009
  • Membro: 7115
  • Mensagens: 61
  • Tópicos: 1

  • : 0
  • : 0

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #5 em: Sexta, 29 de Maio, 2015 - 14h52 »
Nós, os amantes de documentários, nascemos com o saudável vírus da curiosidade mais ativo. Desde criança queremos saber mais sobre tudo, seja nos livros, nas enciclopédias ou nos vídeos. Me lembro que os primeiros documentários que vi, foram os da Trans-Tel que passavam na Tv Cultura (Brasil) nos anos 70, que eram só para quem gostava mesmo, algo bem lento, com pouca narrativa e longos momentos só de imagens da vida animal, haviam também os docs sobre ciência, sobre medicina, sobre história etc...enfim, sou daqueles que prefere saber um pouco sobre muitas coisas, do que saber muito sobre uma coisa só hahaha.

[]s.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #6 em: Sexta, 29 de Maio, 2015 - 18h36 »
Desconheço estudos científicos que apoiem a existência desse "vírus" :tth: mas a verdade é que há crianças muito mais curiosas que outras, não sei se já de nascença ou se influenciadas pelo meio onde estão inseridas. Este é, aliás, um dos temas de debate que costuma surgir em conversas que tenho com outras pessoas.
Lembro-me de, em criança, absorver tudo o que eram dicionários (com ilustrações), enciclopédias e mapas. É um traço da personalidade, que não sei de onde vem, nem como se forma na sua totalidade. Mas se Deus existisse, agradecer-lhe-ia por me ter dado esta curiosidade que é ainda maior hoje do que era em criança. :D

Nós, os amantes de documentários, nascemos com o saudável vírus da curiosidade mais ativo. Desde criança queremos saber mais sobre tudo, seja nos livros, nas enciclopédias ou nos vídeos.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Como você começou a se interessar por documentários?
« Resposta #7 em: Sábado, 30 de Maio, 2015 - 13h06 »
Aqui no Brasil a maioria das crianças são criadas em frente a TV, sem o costume da leitura e eu fui uma delas, então depois já que eu só era acostumado a ver TV, achei melhor que fosse algo que me interessava, supria a curiosidade e até a falta de uma boa educação de alguma forma.
Os docs para mim sempre foram como são os livros para muitos, mas agora estou tentando mesclar os dois, pois está surgindo muito livro na web em português e de qualidade...
 
« Última modificação: Sábado, 30 de Maio, 2015 - 13h10 por nagol »