Autor Tópico: Documentários "irmãos"  (Lido 1633 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Documentários "irmãos"
« em: Terça, 28 de Julho, 2015 - 23h35 »
Estive dando uma olhada em docs novos que foram trazidos para o fórum e filosofei...

Venho notando que a indústria de documentários, com todas essas facilidades tecnológicas, está explodindo. Agora você pode encontrar mil versões de um "Wild Africa", por exemplo, produzido, lançado e distribuído por um sem número de marcas, empresas e canais. O que percebi é que, sempre antes de a BBC lançar um documentário novo, a NatGeo trata de transmitir outro doc sobre o mesmo tema. Aconteceu com o Japão: Japan's Wild Year (NatGeo) precedeu a belíssima série Japan: Earth's Enchanted Islands (BBC). Há também um tal de "Patagônia Selvagem" que apareceu um dia desses pelo fórum que, curiosamente, "prevê" o lançamento da versão da BBC, cuja estreia está prevista para esse ano ainda, e o Secret Life of Predators (NatGeo) que, ok, é um pouco mais antigo (2013), mas também se relaciona com uma versão BBC, The Hunt, que irá estrear no final deste ano. The Hunt (a série mais aguardada por mim :tth: ), é uma produção da equipe que fez o que chamo de "trilogia do planeta" (Blue Planet, Planet Earth e Frozen Planet), que foca na relação predador-presa que, episódio por episódio, é apresentada em um ambiente diferente. Curiosamente, o "irmão mais velho" da NatGeo é organizado da mesma maneira...

Pode ser coincidência, posso estar sendo meio paranoico... porém, acho que há uma cilada aí, Bino.

Gostaria da opinião de vocês, "docnéfilos", que acompanham o vai-vem desses documentários pelo fórum e internet afora.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Documentários "irmãos"
« Resposta #1 em: Quarta, 29 de Julho, 2015 - 00h05 »
Como já muito ouvi na vida: "nada se cria, tudo se copia"...

Esse problema não só ocorre com documentários sobre Natureza. Haja vista os recentes programas sobre Plutão, da área de Ciências.

Estão fazendo como nos filmes: documentários para entreter telespectadores, não mais para educá-los!
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Re: Documentários "irmãos"
« Resposta #2 em: Quarta, 29 de Julho, 2015 - 00h56 »
Pois é, VitDoc, os documentários estão sendo feitos mais para vender do que para educar... acho que a "revolução" que aconteceu depois do advento das câmeras em alta definição e todas as possibilidades por elas proporcionadas resultou em ótimos docs (cito apenas Planet Earth, Wild China e Yellowstone), porém popularizou esse gênero além da conta: agora, como disse ali em cima, diversas empresas menores possuem a capacidade de montar um filme qualquer (bem sensacionalista, de preferência), que gera audiência suficiente para que investimentos desse tipo continuem a ser feitos. Antigamente, se queria conhecer um pouco mais de determinada região, por exemplo, era só fazer uma busca rápida e encontrava um bom documentário que me acrescentaria algo. Hoje, aparece mil versões, a maioria de qualidade duvidosa. A própria BBC, minha queridinha a que defendi a unhas e garras, tem pisado na bola recentemente. Fico feliz em ver produções como Alaska, Japan e Shark, que pelo menos indicam que ela está voltando com a bola toda nessa área de documentários. Assim espero.

Fica aqui meu desabafo :wall:
« Última modificação: Quarta, 29 de Julho, 2015 - 01h03 por ET-Valdo »

accgomes

  • br

  • Registo: 09 Nov, 2009
  • Membro: 9245
  • Mensagens: 88
  • Tópicos: 0

  • : 1
  • : 0

Re: Documentários "irmãos"
« Resposta #3 em: Quarta, 29 de Julho, 2015 - 18h36 »
Não sou tão minucioso quanto vocês, mas notei algo interessante, ultimamente. Novos documentários são montados com cenas gravadas para trabalhos anteriores. Eu já vi aquela cena da leoa que pula nas costas da zebra e se projeta para frente em vários documentários. Dado o grande acervo de cenas de animais, só posso imaginar que é possível montar um novo documentário, com um enfoque diferente, mas com cenas já existentes. E tome abordagens novas, com ar de coisa reprisada.