Autor Tópico: Diferença entre macacos e símios  (Lido 1657 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 010
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Diferença entre macacos e símios
« em: Quinta, 20 de Agosto, 2015 - 17h43 »
HÁ DIFERENÇA ENTRE MACACOS E SÍMIOS?



Embora os símios e os macacos sejam primatas e façam parte da mesma subordem de primatas, existem várias diferenças entre eles. Também existem vários tipos de primatas. A diferença entre os vários grupos de primatas se baseia em características físicas e na origem evolutiva.

A ordem dos primatas é caracterizada por animais com olhos frontais e braços, pernas e dedos altamente flexíveis. Essa estrutura corporal se desenvolveu como uma adaptação para a vida nas árvores: os primatas têm membros flexíveis e mãos fortes para que consigam se mover de um galho para o outro. Os olhos frontais também são uma adaptação para a vida nesse ambiente: eles proporcionam uma excelente percepção de profundidadeaos primatas, permitindo que calculem com precisão a distância entre as árvores.

As 235 espécies de primatas modernos estão divididas em duas subordens: prossímios e antropóides. Os prossímios, que são os lêmures e animais parecidos, são o grupo mais primitivo. Eles apresentam menos inteligência e se parecem mais com outros grupos de mamíferos (eles geralmente têm bigodes e focinhos alongados, por exemplo). Os prossímios se separaram da linha evolutiva dos humanos relativamente cedo. Os antropóides, geralmente chamados de “primatas superiores”, compreendem o restante das espécies na ordem dos primatas. Os antropóides variam muito em relação ao tamanho, extensão geográfica e comportamento, mas todos possuem faces achatadas, ouvidos pequenos e cérebros relativamente grandes e complexos.

­­Dentro da subordem dos antropóides, os primatas são agrupados em macacos, símios e hominídeos. A maneira mais fácil de diferenciar os macacos dos outros antropóides é procurar por um rabo. A maioria das espécies de macacos tem rabos, o que não é o caso dos símios ou hominídeos. Os macacos são muito mais parecidos com outros mamíferos do que os símios ou humanos. A maioria dos macacos, por exemplo, não consegue se balançar de um galho para o outro, como os símios e os humanos, porque os ossos de seus ombros têm estruturas diferentes. Em vez disso, os macacos correm pelos topos dos galhos. A estrutura óssea dos macacos é parecida com a de gatos, cães ou outros animais de quatro patas, e eles se movimentam da mesma maneira. Na linha evolutiva dos humanos, os macacos se separaram muito antes dos símios.
Tipos de símios

Os símios, que incluem gorilas, chimpanzés, orangotangos e gibões, são muito mais parecidos com os seres humanos do que os macacos ou primatas inferiores. Eles têm a mesma estrutura corporal básica e um grande nível de inteligência, podendo apresentar um comportamento parecido. Os chimpanzés, os parentes vivos mais próximos dos humanos, usam ferramentas simples e têm cultura até certo ponto. Grupos sociais distintos de chimpanzés desenvolvem tendências e comportamentos próprios e únicos, que podem ser completamente contrastantes com os comportamentos de outro grupo. Gorilas, chimpanzés e orangotangos também apresentam uma grande capacidade lingüística, apesar de não terem as adaptações psicológicas necessárias para produzir a fala. Os cientistas ensinaram símios das três espécies a usarem a linguagem dos sinais, assim como teclados especiais de computador. Os símios até mesmo inventaram suas próprias palavras nessas linguagens, demonstrando uma capacidade cognitiva mais alta.

 Os hominídeos se diferenciam dos símios principalmente pelo modo de locomoção. Enquanto os símios geralmente usam os quatro membros para se moverem no chão, os hominídeos desenvolveram um modo de caminhar ereto e bípede — ou seja, caminham em posição vertical, usando apenas seus membros traseiros. A mudança de um modo de caminhar quadrúpede para bípede foi um desenvolvimento essencial na evolução humana, porque isso deixou as mãos de nossos ancestrais livres. Isso permitiu que eles levassem e usassem ferramentas enquanto andavam, o que desempenhou um papel significativo no desenvolvimento da civilização. Os humanos e os hominídeos extintos também se caracterizam por cérebros grandes e capacidades de raciocínio avançadas.

Para resumir, “símio” e “macaco” não são sinônimos. Os símios, como gorilas e chimpanzés, se desenvolveram em linhas paralelas com os seres humanos, e são muito parecidos conosco sob vários aspectos (chimpanzés e humanos compartilham 98% de seus materiais genéticos). Na árvore evolutiva, os símios são tão parecidos com os macacos quanto nós.


FONTE: ciencia.hsw.uol.com.br/macacos-vs-apes.htm


Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.