Autor Tópico: Tutorial Usenet  (Lido 20739 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

skaazi

  • ps

  • Registo: 28 Abr, 2009
  • Membro: 5205
  • Mensagens: 44
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 1

Tutorial Usenet
« em: Quinta, 12 de Maio, 2011 - 06h57 »

que queres aprender hoje?

hoje vais aprender a te servir da Usenet.





Ora viva!

Não vamos perder tempo a explicar o que é e como funciona a Usenet, pois iriam deixar de ler ao fim de 2 minutos, vamos directamente ao que interessa, ou seja recuperar conteúdo dos servidores de newsgroup (rede Usenet). :yes:


Existe vários programas que servem para recuperar conteúdo (Newsreader ou Newsgrabber), vamos falar do mais simples, multi plataformas e é grátis, o Sabnzbd+. (que funciona dentro do navegador internet padrão)





Fazer o download do Sabnzbd+ no site oficial e escolher o sistema operativo adequado : Download

Lançar a instalação e validar pelo menos as opções SABnzbd e NZB File Association (as outras duas não são necessárias)



Uma vez o Sabnzbd instalado e lançado, deixar estar como está (normalmente na página de escolha de lingua com as bandeiras), vamos buscar os dados de login para ter acesso a um servidor Usenet :

Ir a este site de mails descartáveis : 10MinuteMail (guardar este site nos favoritos) , aí eles vão dar um mail que só dura 10 minutos antes de desaparecer, chega e sobra para o que queremos :



Copiar o endereço mail e ir ao site deste servidor Usenet para arranjar uma semana de acesso ilimitado : XLned (guardar este site nos favoritos)

Aí pode-se inventar tudo menos o mail, usem o do 10MinuteMail :



Confirmar o pedido :



E uma vez confirmado já se pode fechar o xlned e voltar ao 10MinuteMail, espera-se um pouco e aparece sozinho o mail com os dados da conta :



Abrir e procurar por esta parte :



Aí está os dados que nos abrem as portas sobre o maravilhoso mundo que é a Usenet  :good:


Voltar ao Sabnzbd e continuar a configuração automática, quando chegar a parte para entrar os dados do servidor (logo a seguir a escolher a língua), basta entrar os dados recebidos no mail como segue neste exemplo :



Username = Gebruikersnaam
Password = Warchtwoord
Server = Host


Em Port meter 563 e meter um pisco onde diz SSL (transferências encriptadas, ninguém pode saber o que transita entre o servidor e o vosso computador, não faz mal nenhum ter uma precaução a mais  :P)

Clicar em Test Server e se aparecer Connection Successful! , então só resta acabar a configuração, basta ir clicando em next, as outras opções não interessam.


Já estão prontos para desfrutar plenamente da Usenet em ilimitado com 400 dias de retenção (quer dizer que podem recuperar qualquer conteúdo que tenha sido postado nos últimos 400 dias, alguns servidores vão até 1000 dias, mas são pagantes, e 400 dias já é muito, muito conteúdo do mais variado)









"Mas espera aí... tu não disseste que a conta só dura uma semana ? Como é que eu recupero conteúdo depois dessa semana então ?"

Elementar meu caro Watson! Seguiste bem a conversa amigo. Pois, só dá para uma semana... de cada vez  :tth:

O truque, e que é o mais chato, mas sendo grátis, não vamos ralhar, é que para ser grátis tem que se criar um pedido de conta todas as semanas, mas como viram, é mesmo rápido, basta fazer o seguinte :

Abrir o favorito do 10MinuteMail e abrir o favorito do XLned, criar um novo pedido e entrar simplesmente o novo Username e Password no Sabnzbd+ :



No Sabnzbd+, clicar em cima em Config, a seguir clicar na esquerda em Server, trocar o Username e Password pelos novos, clicar em Test Server para conferir e finalmente clicar em Save Changes.

Já está, mais uma semana de acesso ilimitado à Usenet ! :up:









"Está bem, tenho acesso ilimitado à Usenet...mesmo fixe... mas o que é que faço agora?"

Para recuperar o conteúdo que nos interessa (neste caso docs), passa-se da seguinte maneira :

Onde aparece a dizer a.b.documentaries :

Citar
a.b.documentaries :
Código: [Selecionar]
O.Medico.de.Satanas

Copia-se o conteúdo do código, neste caso O.Medico.de.Satanas, e vai-se procurar por esse post num motor de busca Usenet, há varios, vou dar o exemplo do NZBClub :



Uma vez o resultado da busca apresentado, basta clicar à direita em Get NZB no post desejado e abrir directamente com o Sabnzbd+ :



(Nesta imagem aparece 'Newsleecher NZB File' (porque o meu newsgrabber padrão é o NewsLeecher), mas no vosso deve aparecer 'Sabnzbd NZB File')

A seguir o Sabnzbd+ faz tudo sozinho, é só esperar que acabe de recuperar o post :





Repararam no tempo e velocidade de download?  :eek:  

Pois então, aí está uma das razões pela qual a Usenet é uma maravilha  :yes:

Na Usenet, seja qual for o post, é recuperado logo no instante, e isto sem tempos de espera, sem captcha, sem limitações de velocidade. Sempre no máximo !  :D







Também se pode meter um pisco nos posts desejados e clicar em cima em Get NZB para recuperar os posts todos escolhidos duma vez :



Outra maneira de ir buscar conteúdo, é de ver tudo o que está disponível no grupo dos documentários : alt.binaries.documentaries (a.b.documentaries)



E aí basta fazer igual, clicar directamente em Get NZB num post, ou meter piscos em vários e criar um NZB dos posts escolhidos.



Clicando no post aparecem várias informações, tal como os ficheiros que compõem o post e o nfo se o post estiver acompanhado dum nfo (também se pode recuperar o post a partir daí clicando em NZB).







Usenet é isto e muito mais, aqui só iremos falar de posts de documentários, mas deixo aqui uns links se quiserem saber mais sobre o que é a Usenet, sabendo que a rede está dividida em duas partes : texto e binária (nós usamos somente a parte binária) :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Usenet em pt, mas com muito poucas informações.
http://en.wikipedia.org/wiki/Usenet em inglês, mas muito mais completo.
http://www.nzbclub.com/usenetgroups.aspx Lista de todos os grupos por ordem alfabética.
http://topnzbsites.com/ divirtam-se a descobrir o que está por aí.



Qualquer duvida ou sugestão, não hesitar em fazer parte.





que queres aprender hoje?

hoje aprendeste a te servir da Usenet.

« Última modificação: Sábado, 14 de Maio, 2011 - 23h37 por skaazi »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #1 em: Quinta, 12 de Maio, 2011 - 15h52 »
Grande trabalho.

Obrigado! :hand:
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

doro_boy

  • Releaser
  • Uploader
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 23 Dez, 2008
  • Membro: 3194
  • Mensagens: 3 165
  • Tópicos: 483

  • : 6
  • : 21

    • .: docsprimus :.
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #2 em: Sexta, 13 de Maio, 2011 - 03h05 »
Caramba!!! :eek: Acabei de fazer o teste!! É muito rápido!!!

Agora percebi um problema, o XLned não está mais fazendo registro grátis de amostragem por 1 semana. Pelo menos, não encontrei a opção..

De toda forma, parabéns pela iniciativa!! :hand:
"Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta."  Carl G. Jung

Projetos:
Docsprimus Reloaded (EM CONSTRUÇÃO)
Grandes Mitos (Canal do Youtube NOVO)
Grandes Livros (Canal do Youtube)
Coleção 70º Aniversário 2ª Guerra Mundial (Canal do Youtube)

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #3 em: Sexta, 13 de Maio, 2011 - 15h08 »
Boas skaazi bom trabalho com server gratis.

Se me premites intrometer no teu topico para dar a minha opinião, no meu ver não melhor e mais simples que o Newsbin, é o que todos usam e existe em versao e gratis e paga.

A minha é paga e tem Autopar e Autorar.
www.newsbin.com

Quem velocidade a serio é ter uma conta a pagar...

E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

skaazi

  • ps

  • Registo: 28 Abr, 2009
  • Membro: 5205
  • Mensagens: 44
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 1

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #4 em: Sábado, 14 de Maio, 2011 - 23h34 »
Não há problema nenhum em dizeres o que pensas, sobretudo se achas que dá mais jeito para a malta que não conhece. :good:

Eu meti com Sabnzbd, porque é bastante intuitivo e é incorporado ao browser web, não é preciso abrir nenhum programa a mais, além de ser 'IPv6 Ready', dá para usar os servidores just4today e newszilla sem usar um tunnel (quando funcionam, como não consegui ligar quando fiz o tut, não os pus, à espera de ver se ainda funcionavam). Meti esse para a malta perceber mais ou menos do que se trata dos newsgroups, e quando estivesse familiarizada com isso, depois logo via qual o grabber que lhes convinha mais.

Senão eu nem uso Sabnzbd, nem newsbin, nem o grabit (já vi que em pt, dos que conheço só juram por ele), eu uso desde a versão 1.0 o NewsLeecher (o grande concorrente do Newsbin :P), mas como é pagante (cof-cof  :assob:) não o pus no tut.

Como dito no principio do tut, a Usenet é bastante complicada quando não se conhece nada dela, e portanto quis fazer mesmo o mais simples possível que consegui imaginar, com o menos de informações possíveis que não sejam "vitais". Depois com o tempo a malta acaba por fazer uns testes e a perceber como funciona sozinhos.

Mas prontos, nada impede de dar explicações a mais e dicas tais como newsreaders ou newsservers porreiros, toda participação (construtiva claro) é sempre bem vinda. :<)

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #5 em: Sábado, 14 de Maio, 2011 - 23h38 »
Yap, eu já usei o Newsleecher... mas agora só uso Newsbin Pro, até porque corre me Wine a 100%

Eu fiz um FAQ da usenet aqui pro pessoal ter umas noções: http://www.docspt.com/index.php/topic,14925.0.html
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

skaazi

  • ps

  • Registo: 28 Abr, 2009
  • Membro: 5205
  • Mensagens: 44
  • Tópicos: 6

  • : 0
  • : 1

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #6 em: Sábado, 14 de Maio, 2011 - 23h42 »
Caramba!!! :eek: Acabei de fazer o teste!! É muito rápido!!!

Agora percebi um problema, o XLned não está mais fazendo registro grátis de amostragem por 1 semana. Pelo menos, não encontrei a opção..

De toda forma, parabéns pela iniciativa!! :hand:
Obrigado por dizeres isso doro, pois a XLned ainda tem a semana grátis, eu é que me tinha enganado no link, já corrigi e está lá o bom agora !
( oferta XL Plus > 1 semana )


Obrigado pela chamada à atenção :hand:


Yap, eu já usei o Newsleecher... mas agora só uso Newsbin Pro, até porque corre me Wine a 100%

Eu fiz um FAQ da usenet aqui pro pessoal ter umas noções: http://www.docspt.com/index.php/topic,14925.0.html
Ah, um user das news que ainda por cima usa Linux...  :bow:

Ia agora mesmo ler a tua FAQ ;)
« Última modificação: Sábado, 14 de Maio, 2011 - 23h43 por skaazi »

Viriato

  • pt

  • Registo: 08 Out, 2009
  • Membro: 8471
  • Mensagens: 1
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #7 em: Segunda, 30 de Maio, 2011 - 18h47 »
skaazi, muito obrigado pelo tutorial.  :beer:
Há muito tempo que andava para "testar" a usenet e o teu tutorial foi o que finalmente me levou a experimentar. Até agora estou a gostar muito da experiência e parece que me "converti". Se puderem deixar links para os serviços / clientes que usam (linux de preferência) de certeza que outros utilizadores como eu (principiantes da usenet) ficam agradecidos.

Dragon tyron

  • pt

  • Registo: 27 Abr, 2012
  • Membro: 29485
  • Mensagens: 1
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #8 em: Sexta, 27 de Abril, 2012 - 16h46 »
Seria possível actualizar este tutorial? Isto está desactualizado. Qual é o melhor serviço de usenet?

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #9 em: Sexta, 27 de Abril, 2012 - 20h53 »
Desactualizado em que? A Usenet já funciona desde que eu me lembre dos anos 90.

O melhor servidor neste momento é o AstraNews
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

Net_Holer

  • pt

  • Registo: 01 Jun, 2009
  • Membro: 5866
  • Mensagens: 66
  • Tópicos: 15

  • : 4
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #10 em: Quinta, 05 de Julho, 2012 - 03h44 »
O site referido no tutorial ja nao oferece uma semana grátis pelo que vejo. Ha outra forma de arranjar?

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #11 em: Sexta, 06 de Julho, 2012 - 15h51 »
http://xsusenet.com/

Da para sempre, 1mb de velocidade e 25gb por mes
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #12 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 00h57 »
Meti-me a experimentar o usenet, mas parece que não estou com sorte. O meu sabnzbd diz que está inactivo. Alguém sabe dar aqui uma ajuda?

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #13 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 00h59 »
Meti-me a experimentar o usenet, mas parece que não estou com sorte. O meu sabnzbd diz que está inactivo. Alguém sabe dar aqui uma ajuda?

Esse programa não vale nada, usa o Newbin
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #14 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h08 »
O Newbin não é a pagar?

Esquece ja vi que tem a versao gratuita, mas agora tenho aqui um problema, deu falha ao instalar o dll da lingua....

« Última modificação: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h09 por legolax »

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #15 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h11 »
Download failed: HTTP/1.1 404 Not Found
Could not download language.dll

Aborting Installer

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Tutorial Usenet
« Resposta #16 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h12 »
Instala em ingles...
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #17 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h13 »
Foi o que fiz, problema resolvido. Obrigado pela ajuda. ;)

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #18 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 01h23 »
[01:18:36] ERROR  NNTPSocket  - NNTP Perform Auth - reader.xsusenet.com-The server rejected your login - contact your news service's support department. It's not a Problem with Newsbin : 482 Too many connections for your user (nntpswitch)
[01:18:36] ERROR  NNTPSocket  - NNTP Perform Auth - reader.xsusenet.com-The server rejected your login - contact your news service's support department. It's not a Problem with Newsbin : 482 Too many connections for your user (nntpswitch)

Esta experiência não está a correr nada bem. Aparece-me isto, mas no entanto tenho bem tanto o username como a password.

legolax

  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Doador
  • pt

  • Registo: 10 Nov, 2009
  • Membro: 9264
  • Mensagens: 219
  • Tópicos: 26

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial Usenet
« Resposta #19 em: Sábado, 04 de Agosto, 2012 - 07h08 »
Já está resolvido também. Tem a ver com as conexões permitidas pela conta free.