.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção online => Documentários online => Tópico iniciado por: ibbins em Segunda, 27 de Março, 2023 - 17h17

Título: Walt Whitman (2008)
Enviado por: ibbins em Segunda, 27 de Março, 2023 - 17h17
PBS American Experience: Walt Whitman

(https://imageshack.com/a/img674/7967/Y64AJj.jpg)

[imdb] (http://www.imdb.com/title/tt1167322/)

Citar
Documentário da série American Experience sobre o grande bardo americano e pai do verso livre, Walt Whitman. Ao lado de Baudelaire e Rimbaud, Whitman forma a base da poesia moderna. Enquanto aqueles podem ser considerados os poetas das brumas e das sombras, Whitman é o poeta da luz e do sol. O poeta das ondas positivas, da integridade do corpo e da união universal. Sua influência foi fortemente sentida no século XX , mas estende-se até os dias de hoje. Seu livro "Folhas de Relva" é um dos maiores clássicos da literatura de todos os tempos. Escrito inicialmente como um grito contra a iminente Guerra Civil Americana, "Folhas" acabou tornando-se uma das maiores visões artísticas que o espírito humano já concebeu, sobrevivendo muito além de seus propósitos iniciais. Uma obra avant la lettre, tanto pelo seu conteúdo naturalista, panteísta e cabalístico pouco convencionais quanto pela sua estrutura livre e nada tradicional.
Walter Whitman Jr. abandonou a escola aos 11 anos para ajudar nas despesas de casa e, sem ter a chamada "fina educação intelectual", cantou o universo pela voz das ruas transformando tudo que era obsceno e vulgar em versos grandiosos. Durante algum tempo muitos "especialistas" discutiram se aquilo poderia ser chamado de poesia ou se teria qualquer outro nome. Era a transfiguração do belo - que explodiria no século XX - que já se adiantava nas folhas daquele escritor barbudo. Ele trouxe a poesia para o povo e influenciou toda a geração que veio depois dele. De Apollinaire na França a Maiakovski na Rússia. De Fernando Pessoa em Portugal a Oswald de Andrade do Brasil-sil-sil.   
 
Ou como o próprio "Good Gray Poet" - epíteto recebido por causa dos precoces cabelos grisalhos e da barba farta - diz no poema "Canção de Mim Mesmo":
"Walt Whitman, americano, um bronco, um kosmos,
Agitado corpulento e sensual.... comendo e bebendo e procriando,
Nada sentimental.... alguém que não se põe acima de outros homens e mulheres
nem deles se afasta.... nem modesto nem imodesto." (trad. Rodrigo Garcia Lopes)

https://youtu.be/fjvtdyyP0xo
Título: Re: Walt Whitman (2008)
Enviado por: ibbins em Segunda, 27 de Março, 2023 - 17h20
DVD em Português aqui. (https://www.docspt.com/index.php?topic=10247.0)