.: docsPT :. Documentários em português
Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: feliphex em Quinta, 03 de Agosto, 2023 - 00h55
-
"Isso, porque em 1948 a orientação sexual homossexual foi incluída na Classificação Internacional de Doenças (CID) como sendo uma patologia na CID-6. Todavia, pesquisas científicas realizadas ao longo da segunda metade do século XX não corroboraram esta tese, evidentemente. E a comunidade científica passou a mudar sua percepção sobre esta situação. Mas foi apenas em 17 de maio de 1990 que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o “homossexualismo” da CID-10. A partir de então substituiu-se o referido termo por “homossexualidade”, uma vez que no contexto médico o sufixo “ismo” remete à doença (como reumatismo, raquitismo etc.).
Neste ínterim, contudo, em 1975, com a publicação da CID-9, as identidades trans foram também patologizadas, inicialmente como Desvios Sexuais, e em 1990, a CID-10 as redefiniu classificando como Transtorno de Identidade de Gênero. Apenas em 2019 as identidades de gênero travesti e transexual deixaram de ser entendidas como “transtorno mental”, o que aconteceu em maio de 2019 quando a classificação foi removida da CID-11."
http://ces.saude.mg.gov.br/?p=7850 (http://ces.saude.mg.gov.br/?p=7850)
OMS retira transexualidade da lista de doenças e distúrbios mentais
Publicado em 22/06/2018
"A transexualidade permanece na CID como “incongruência de gênero”, porém, em uma categoria diferente: a das condições relativas à saúde sexual. A OMS diz sobre o assunto que “há claras evidências científicas de que não se trata de doença mental, mas os cuidados de saúde a essa população podem ser oferecidos de forma melhor se a condição estiver dentro da CID”. Assim sendo, a alteração pode colaborar na redução do preconceito e estigma, sem reduzir os cuidados sobre o processo de acompanhamento médico de transição de gênero de travestis e transexuais.
O CID 11 já está disponível no site da OMS para que os países comecem a fazer suas traduções e adaptações, servindo de padronização universal de doenças. O documento será aprovado oficialmente em maio de 2019 (19 anos após sua última atualização) na Assembleia Mundial de Saúde e entrará em vigor em 1ª de janeiro de 2022."
https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/junho/organizacao-mundial-da-saude-retira-a-transexualidade-da-lista-de-doencas-e-disturbios-mentais (https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2018/junho/organizacao-mundial-da-saude-retira-a-transexualidade-da-lista-de-doencas-e-disturbios-mentais)