.: docsPT :. Documentários em português
Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: feliphex em Segunda, 06 de Janeiro, 2025 - 16h28
-
"“Pequena África”, o apelido dado pelo sambista Heitor dos Prazeres (1898-1966) à área abrangida pelos bairros Saúde, Gamboa e Santo Cristo, na zona portuária do Rio de Janeiro, é um ativo turístico pela herança ancestral. Ocupada por uma população majoritariamente negra, é na região que estão o Cais do Valongo – Património da Humanidade -, o Cemitério dos Pretos Novos, os morros da Conceição e da Providência e a Pedra do Sal, cuja história está intimamente ligada ao samba.
Afroturismo: a Pequena África é um território vibrante, onde o visitante tem íntima relação com música, história, cultura e gastronomia afro-brasileira.
A Pequena África vive e sobrevive a partir do patrimônio cultural imaterial gerado pela comunidade de afro-brasileiras e afro-brasileiros que habitam seu território. É esta comunidade que leva adiante a tradição do samba, das religiões de matriz africana, da gastronomia, do artesanato e outras manifestações culturais e populares ligadas à diáspora africana. Viva essa experiência e contribua para o turismo sustentável comunitário!"
https://riotur.rio/que_fazer/pequena-africa/ (https://riotur.rio/que_fazer/pequena-africa/)
CIRCUITO HISTÓRICO DE HERANÇA AFRICANA no RIO DE JANEIRO | PEQUENA ÁFRICA com INSTITUTO PRETOS NOVOS
Canal: TUDO É BATUQUE. Lu & Davi
https://www.youtube.com/watch?v=C33Z5n6VE38