docsPT - Documentários em português

Secção de Debate => Discussão geral => Discussões => Notícias feliphex => Tópico iniciado por: feliphex em Quarta, 10 de Setembro, 2025 - 17h13

Título: França enfrenta onda de protestos em meio a crise política - Notícia
Enviado por: feliphex em Quarta, 10 de Setembro, 2025 - 17h13
França enfrenta onda de protestos em meio a crise política

Manifestantes pediram a renúncia do presidente Emmanuel Macron durante os atos

Stephane Mahe e Lucien Libert, da Reuters
10/09/25

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/franca-enfrenta-onda-de-protestos-em-meio-a-crise-politica-entenda/ (https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/franca-enfrenta-onda-de-protestos-em-meio-a-crise-politica-entenda/)



Sébastian Lecornu é nomeado novo primeiro-ministro da França por Macron

O ministro da Defesa Sébastien Lecornu vai substituir François Bayrou, que renunciou nesta terça-feira (9). Lecornu é o quinto premiê do segundo mandato de Macron, que começou em 2022. Ex-conservador, ele se juntou ao movimento centrista de Macron em 2017.

Por Redação g1
09/09/2025

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/09/09/macron-nomeia-novo-primeiro-ministro-da-franca.ghtml (https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/09/09/macron-nomeia-novo-primeiro-ministro-da-franca.ghtml)



Fico bastante preocupado quando leio que a França ainda é a segunda maior economia da Europa e a Alemanha ainda é a 1 ª... com Itália e Grécia nas suas eternas crises, Espanha sempre investindo bilhões em jogadores para Real Madrid e Barcelona e seu eterno "sportswashing" (lavagem esportiva), Portugal e sua epopeia periférica onde o elevador da glória não tem mais freios/travões, uma bela analogia ao país como um todo, onde os políticos bloquearam verbas e isso mostra onde o país vai parar, ou nesse caso não vai parar... esquerda caviar, direita megalomaníaca e o fantasma da extrema direita cada vez mais causando problemas cardíacos, crise de ansiedade e depressão, além do parlamentarismo que só funciona com o rei ou rainha da Inglaterra e nada mais (em tempo, dentre as "maiores industrias" da Alemanha está a Siemens que deixou de fabricar celulares/telemóveis em 2005.) (e sim... muitos ainda vão dizer que o problema são os imigrantes e os negros pois o Rei Trump mandou ajudar ele).

(https://br.celulares.com/fotos/siemens-a50-2-66318-g-alt.jpg)