.: docsPT :. Documentários em português
Secção de Pedidos => Pedidos de legendas => Pedidos satisfeitos => Tópico iniciado por: tonymeira em Sábado, 07 de Novembro, 2009 - 14h47
-
Discovering Ardi
(https://img70.imageshack.us/img70/7487/discoveringardicover.jpg)
[imdb] (http://dsc.discovery.com/tv/ardipithecus/ardipithecus.html)
O DISCOVERY CHANNEL APRESENTA A ESTREIA MUNDIAL DO ESPECIAL SOBRE A ÚLTIMA DESCOBERTA DA EVOLUÇÃO HUMANA. DESCOBRINDO ARDIestreia no domingo, dia 11 de outubro, às 21h.
ENTENDENDO ARDI, um especial de uma hora, produzido em parceria com a CBS News, vai ao ar às 23h, logo após DESCOBRINDO ARDI. O programa é apresentado pela jornalista e ex-âncora da CBS e CNN, Paula Zahn, e traz membros da equipe de investigação, como dr. Tim White, dr. Yohannes Haile-Selassie, dr. Giday WoldeGabriel, dr. Owen Lovejoy, e a jornalista científica Ann Gibbons.
A pesquisa científica começou no deserto da Etiópia há 17 anos, e agora abre um novo capítulo sobre a evolução humana, já que revela os primeiros passos evolutivos dados por nossos antepassados depois da separação de nosso ancestral comum, os atuais chimpanzés.
As partes do esqueleto de “Ardi” e dos hominídeos contemporâneos a ela, assim como as rochas, solo, plantas e animais de sua época, foram analisados em laboratórios ao redor do mundo, tendo os cientistas publicado recentemente suas descobertas na prestigiosa revista Science.
\"Ardi\" é agora o mais antigo esqueleto de nossa linhagem hominídea na árvore genealógica dos primatas.
Estas descobertas etíopes revelam um quadro anterior na evolução humana na África, desbancando a famosa Australopithecus afarensis, apelidada \"Lucy\".
“Ardi”, a Ardipithecus, era uma criatura da floresta, com um cérebro pequeno, braços longos e pernas curtas. A pelve e os pés da criatura mostram uma forma primitiva bípede, mas que também era capaz de escalar árvores, com longos dedos nos pés, que junto ao dedão, lhe permitiam agarrar objetos, algo que o macaco também faz. As descobertas respondem a antigas perguntas sobre como os hominídeos se tornaram bípedes. A equipe internacional de investigação avaliou a dimensão do projeto e suas conclusões: \"Estes são os resultados de uma missão científica ao nosso profundo passado africano\", disse o codiretor do projeto e geólogo, dr. Giday WoldeGabriel, do Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México.
\"A curiosa anatomia que catalogamos altera fundamentalmente a nossa compreensão da origem e da evolução humana\", disse o anatomista e biólogo evolutivo do projeto, professor C. Owen Lovejoy, da Universidade Kent State. Codiretor do projeto, o paleontólogo e professor Tim White, do Centro de Pesquisa em Evolução Humana da Universidade da Califórnia, em Berkeley, acrescenta: \"O Ardipithecus não é um chimpanzé, nem um ser humano. É o que nós costumávamos ser.\"
DESCOBRINDO ARDI começa sua história com a descoberta, em 1974, do Australopithecus afarensisem, em Hadar, nordeste da Etiópia. Apelidado de \"Lucy\", o fóssil de 3,2 milhões de anos era considerado, até então, o mais antigo esqueleto hominídeo já encontrado. Como o especial do Discovery Channel mostra, o título seria ultrapassado vinte anos depois, pela descoberta, em 1994, de \"Ardi\", na região etíope de Afar, no sítio paleontológico do Médio Awash. O próximo passo será reunir um time altamente preparado de especialistas internacionais para, nos próximos quinze anos, juntar delicadamente, meticulosamente e metodicamente a ossada de \"Ardi\" e seu mundo perdido, a fim de revelar a totalidade de seu significado.
Fonte: Discovery Channel Brasil
Seria uma boa tradução.
Agradeço desde já a quem se dispor.
-
Documentário aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,9407.0.html).
-
Já está disponível no youtube (dublado em portuges):
http://www.youtube.com/watch?v=is_yqhI0-qs#normal (http://www.youtube.com/watch?v=is_yqhI0-qs#normal)
-
Falta acrescentar que esta é a primeira parte. Existem mais 8 :)
-
Ah, sim!! O intuito era apenas de colocar link para o pessoal acessar no youtube porque lá dá o link direto de um episódio para o outro. Edita aí e coloca apenas link sem o vídeo (se for possível, é claro).
-
É possível, mas penso que não fica mal assim.
Se quiseres adicionar os restantes, podes fazê-lo, de qualquer forma tens razão, os outros episódios estão lá todos, por isso é só seguir os links.
-
Legendas em :ru: aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,11828).
-
Documentário em português aqui (http://www.docspt.com/index.php?topic=20610.0).