.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: shig em Sexta, 09 de Julho, 2010 - 23h22

Título: 'Correção de um só clique', a defesa do Windows XP contra ataque global
Enviado por: shig em Sexta, 09 de Julho, 2010 - 23h22
IDG Now! » Segurança » Ataques e Ameaças
Por PC Advisor/Reino Unido
Publicada em 02 de julho de 2010 às 18h18
Atualizada em 04 de julho de 2010 às 14h28

Microsoft pode corrigir a qualquer momento brecha que permitiu ataque a mais de 10 mil PCs; enquanto isso, ferramenta desliga software com problema.

A Microsoft ofereceu uma forma de contornar a falha no Windows XP que tem levado, nos últimos dias, à invasão de milhares de PCs pelo mundo.

Desde a divulgação da falha, feita pelo engenheiro da Google Tavis Ormandy, cibercriminosos deram início a uma onda de ataques que exploram a vulnerabilidade. A própria Microsoft afirmou que mais de 10 mil PCs foram comprometidos (http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/06/30/ataque-global-contra-windows-xp-chega-a-10-mil-pcs-brasil-e-um-dos-alvos/). Segundo a empresa, o Brasil foi um dos países mais atingidos.

"No começo, víamos apenas atividades de pesquisadores, que testavam provas-de-conceito. Mas a partir de 15 de junho as primeiras explorações reais da falha apareceram", afirmou a Microsoft, em blog.

O componente com falha é o software do Windows Help and Support Center (Centro de Suporte e Ajuda do Windows), que vem com o Windows XP.

Ormandy foi criticado por profissionais ligados a segurança, por não ter dado à Microsoft mais tempo para corrigir a falha. Ele avisou a dona do Windows em 5 de junho e, cinco dias depois, divulgou detalhes da falha, supostamente depois de falhar em convencer a empresa a corrigir o problema dentro de 60 dias.

Em um aviso de segurança, a Microsoft afirmou que tem estudado o problema, e pode divulgar uma correção fora de calendário para corrigir a falha.

"A Microsoft está ciente de ataques ativos, localizados e limitados que exploram essa falha. Baseado nas amostras analisadas, os sistemas Windows Server 2003 não estão atualmente sob risco desses ataques. A Microsoft tem monitorado ativamente esta situação para manter os consumidores informados e para fornecer orientação quando necessário", diz o aviso.

No entanto, até o momento a Microsoft tem aconselhado a quem tem um PC sob risco que use uma ferramenta de correção (http://support.microsoft.com/kb/2219475) de um só clique, para desligar os protocolos do Centro de Ajuda.

Outra opção é desligar manualmente o HCP, clicando no menu Iniciar, comando Executar. Escreva Regedit e clique em OK. Depois de expandir a pasta HKEY_CLASSES_ROOT, marque a chave HCP. Então, dê um clique na chave HCP com o botão direito e escolha Delete.
(Carrie-Ann Skinner)