.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção online => Documentários online => Tópico iniciado por: Gor em Quarta, 01 de Junho, 2011 - 06h32

Título: Philosophy - A Guide To Happiness (2000)
Enviado por: Gor em Quarta, 01 de Junho, 2011 - 06h32
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4e/Epikur.jpg/200px-Epikur.jpg)

Citar
Da série "FILOSOFIA - Um Guia para a Felicidade" apresentado por Alain de Botton, brilhante escritor e filósofo suíço, residente em Londres. Explica a atualidade do pensamento de Epicuro: os principais motivos para ser feliz. Fica também em http. Legenda embutida.

Tipo: FLV

Áudio:  :ru:

Legenda:  :br:

Tamanho total: 129MB

http://www.youtube.com/watch?v=EAeeChsoE2g#]http://www.youtube.com/watch?v=EAeeChsoE2g#

https://www.youtube.com/watch?v=Ko38K7q1fEM

https://www.youtube.com/watch?v=gCL7NmDqtwI
Título: Re: Philosophy - A Guide To Happiness (2000)
Enviado por: coecoe em Quarta, 01 de Junho, 2011 - 11h29
Sócrates/Platão vs Demócrito/Epicuro - Atribuir ao espírito, ao cérebro a inteligência, o desenvolvimento social e tecnológico da espécie Humana, etc. é a concepção Idealista do Mundo, pelo contrário, foi pelas necessidades, pela adaptação constante ao seu meio que, em suma, pela evolução e selecção natural das espécies que nós e as outras chegaram aos estádios evolutivos actuais. Esta é a concepção Materialista Dialéctica. Não foi o cérebro, o espírito ou a inteligência que criou a Mão, foi a necessidade que criou as duas (Mão e Inteligência). Esta última é a minha corrente de pensamento, aliás, foi esta corrente que predominou na Antiguidade Clássica até ao seu declínio, principalmente durante a Idade Média e até, vamos lá, à Renascença. com o aparecimento (tímido em meu entender) de Darwin.
Sejam quais forem as correntes perfilhadas é sempre bom partilhar e discutir.
Mais um excelente documentário - Obrigado
Título: Re: Philosophy - A Guide To Happiness (2000)
Enviado por: doro_boy em Quarta, 01 de Junho, 2011 - 18h30
"Não foi o cérebro, o espírito ou a inteligência que criou a Mão, foi a necessidade que criou as duas (Mão e Inteligência)"

Caro coecoe, me desculpe, mas você está afirmando que a consciência é um epifenómeno da atividade físico-química do cérebro? que também surgiu a partir da necessidade?

Mas se for assim, quem ou o que percebe e "interpreta" (o que implicaria uma inteligência) essas necessidades, e "responde" com alterações necessárias para uma melhor adaptação? mais especificamente a necessidade da própria autoconsciência?

Caso se encontre num beco sem saída para essa pergunta, recomendo que leia essa página (http://inconscientecoletivo.net/evolucao-criativa-das-especies/).
Título: Re: Philosophy - A Guide To Happiness (2000)
Enviado por: FragaCampos em Quinta, 02 de Junho, 2011 - 14h44
Documentário aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,1599.0.html).

Já agora, por que motivo a necessidade, ou a ferramenta da evolução, não pode ser um elemento essencial e inalienável de algo que nos anima e a que normalmente chamamos consciência?
Título: Re: Philosophy - A Guide To Happiness (2000)
Enviado por: doro_boy em Quinta, 02 de Junho, 2011 - 15h25
Citar
Já agora, por que motivo a necessidade, ou a ferramenta da evolução, não pode ser um elemento essencial e inalienável de algo que nos anima e a que normalmente chamamos consciência?

Caro Fraga, acredito que a consciência (de uma maneira mais ampla, universal, não limitada a (auto)consciência humana) preexiste à necessidade. Mas é possível que a "necessidade, ou a ferramenta da evolução" seja um "um elemento essencial e inalienável" dessa consciência; mas de forma alguma uma "criação" dessa necessidade, como nosso companheiro coecoe quis colocar.