.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção online => Palestras / Conferências / Cursos online => Tópico iniciado por: zegabriel em Quinta, 15 de Março, 2012 - 05h22

Título: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: zegabriel em Quinta, 15 de Março, 2012 - 05h22
The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) [CC]

http://www.youtube.com/watch?v=9D05ej8u-gU#ws (http://www.youtube.com/watch?v=9D05ej8u-gU#ws)


Sinopse em inglês:
Citar
Astrophysicist Dr. Neil DeGrasse Tyson was asked by a reader of TIME magazine, "What is the most astounding fact you can share with us about the Universe?" This is his answer.

Atenção: Para melhor aproveitamento do vídeo recomendo que assista o vídeo em um lugar que ninguem possa incomodar, apague as luzes, coloque o vídeo na melhor qualidade que der e se deixe levar pela excelente reflexão do Neil deGrasse Tyson, bom aproveito.  :pop:
Título: Re: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: shibuya em Quinta, 15 de Março, 2012 - 21h15
Excelente : D
Título: Re: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: doro_boy em Sexta, 16 de Março, 2012 - 00h52
Assisti "coincidentemente" há alguns minutos esse emocionante trecho do filme "A Árvore da Vida" de 2011:

http://www.youtube.com/watch?v=1WvuJwMFPz4#ws (http://www.youtube.com/watch?v=1WvuJwMFPz4#ws)

Em relação à reflexão de Neil Tyson, as imagens são lindas, o som é comovente, mas a reflexão em si não representa alguma novidade, ou insight desconhecido das principais tradições esotéricas conhecidas, e estudadas. A interconexão e identidade das partes com o Todo no Universo é uma experiência alcançada já há algum tempo por alguns homens. Seria melhor pensarmos que "perdemos" essa união com a origem e desenvolvimento da consciência do Ego, e que temos a oportunidade de experimentá-la novamente através da espiritualidade. Examinando a mitologia de uma forma geral, e a diversidade de tradições e rituais das crenças religiosas no mundo, fica evidente a força psicológica irresistível do arquétipo central, a Totalidade impossível de ser descrita ou representada completamente, que Jung chamou de Self, ou Si-Mesmo. A reconexão, se posso usar esse termo, é um exercício espiritual. Acredito que a diferenciação é um estágio essencial (do qual não podemos fugir enquanto seres reflexivos) do nosso desenvolvimento psíquico, mas também acredito que a jornada que todos percorremos, conscientes ou não, pela unificação, ou realização da Natureza que se é, é o sentido de um processo que pode ser infinito, isto é, que pode perdurar para além desse corpo com o qual experimentamos essa realidade.
Título: Re: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: zegabriel em Sexta, 16 de Março, 2012 - 02h48
doro_boy discordo um pouco de vc, a conectividade que o Tyson fala não é a mesma que os místicos e o jung defende, quando o tyson disse que o universo está em nós ele quis dizer que a matéria que compõe o nosso corpo vem literalmente de estrelas ''mortas'', esta é uma abordagem materialista e não metafísica, concordo que a informação não é nova mas que a maneira como ele coloca realmente nos desperta algo (pelo menos me fez refletir bastante  :)) o que torna o vídeo um tanto especial.   :cool:




Título: Re: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: doro_boy em Sexta, 16 de Março, 2012 - 03h41
A abordagem que fiz não é metafísica zegabriel. Você deve levar em consideração que existe a possibilidade de que a sua compreensão, e talvez a do próprio Tyson, desse fenômeno é que sejam baseadas em um modelo de pensamento conhecido como materialismo, o que na minha opinião pode limitar o exercício filosófico de uma cosmologia.
A hipótese (se é que posso chamá-la assim) que tentei compartilhar é baseada em evidências científicas vindas de diversos campos, como o estudo de mitologias, da história das crenças religiosas, psicologia analítica e estudos dos fenômenos da consciência, astronomia, física quântica, biologia (teoria da ressonância mórfica de Rupert Sheldrake), matemática fractal, e outras mais que não lembro agora, mas que são importantes para a formação da imagem, sempre incompleta, dessa conexão em todos os níveis da Totalidade que nós também somos.
Título: Re: The Most Astounding Fact (Neil deGrasse Tyson) (2012)
Enviado por: zegabriel em Sexta, 16 de Março, 2012 - 22h27
Entendi agora o q vc quis dizer doro, vc tem toda a razão no que disse   :yes:, e de fato o vídeo não propõe nenhuma grande novidade e nem é o intuido dele, acredito q a verdadeira intenção do vídeo é inspirar e tentar provocar algum insight nas pessoas sobre este aspecto cosmológico, para alguns pode não fornecer nada mas para a maioria das pessoas pode ter bastante utilidade, enfim, acho que não é necessário aprofundar nestes assuntos (neste tópico), apenas temos q apreciar este tipo de arte.  ;)



Abraço.