.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção online => Documentários online => Tópico iniciado por: nagol em Terça, 03 de Abril, 2012 - 19h12

Título: Nostalgia De La luz (2010)
Enviado por: nagol em Terça, 03 de Abril, 2012 - 19h12
https://youtu.be/at_a7MHGDnE

Áudio :esp:

Review do blog do canal MAX

Buscamos, buscamos no céu, nos confins do universo, com um telescópio no lugar mais alto, a três mil metros, perto do azul, do diáfano, do translúcido. Buscamos pelos deuses, ou por Deus, ou pelo segredo de Deus, buscamos uma resposta para nossa vida, para nossa beleza, para nossa nostalgia. Buscamos, em alguma parte de nós mesmos, algo como uma luz, algo que acreditamos estar desaparecido, enterrado, mas nunca esquecido. Buscamos, no céu, os traços da nossa grandeza, mas também procuramos na terra. Também o desaparecido, o enterrado, mas aqui pela fúria, pelos monstros da razão. Aqui, nessa terra, que na realidade se fez para nascer, para formar, para discordar dos mortos, dos nossos orgulhosos mortos, nunca acreditamos nestes, os anônimos, os difamados. Aqui no Atacama, aqui onde os astrônomos sonham com deuses elétricos, com deuses de matéria negra, com deuses big bang, aqui, bem debaixo do telescópio, as mães, as filhas, as esposas buscam embaixo das pedras. Buscam as raízes, suas raízes de família, buscam seus ossos de família, os ossos que dizem ser caules, troncos, ramos, folhas e bocas testemunhais de uma dor não tão antiga, de uma queda não tão angelical, de um horror tão recente, como recente é a ambição do homem. As mãos das mulheres buscam, buscam os que não voltaram porque não deixaram que voltassem. São mãos com rachaduras, cheias de terra, mãos secas, como desertos, mãos que alguma vez amaram e acariciaram e que agora somente escavam a terra. Acima, o céu nos observa, a galáxia, o universo e, em silêncio, eles nos julgam; enquanto isso, nós, iludidos, acreditamos que vemos, que sabemos que, a cada dia, ganhamos olhando ainda mais acima. Mas, tudo bem, tudo bem olhar para cima, talvez se olharmos mais acima, baixaríamos menos a cabeça, e alguns de nós escavariam menos, e outros de nós seriam mais humildes. Aos tiranos deveríamos dar telescópios de presente, para que percebam, para que entendam de uma vez por todas, quão pequenos são, quão pequenos somos.

Nostalgia da Luz (Nostalgia de La Luz, 2010), documentário dirigido por Patrício Guzmán

Esse doc está sendo exibido legendado no canal MAX do Brasil que faz parte da rede HBO, no link tem os horários http://www.hbomax.tv/sinopsis.aspx?prog=PYR198546 (http://www.hbomax.tv/sinopsis.aspx?prog=PYR198546)
Título: Re: Nostalgia De La luz (2010)
Enviado por: FragaCampos em Sexta, 20 de Abril, 2012 - 22h45
Vídeo retirado. :cry:
Título: Re: Nostalgia De La luz (2010)
Enviado por: doro_boy em Segunda, 13 de Maio, 2013 - 19h27
Citar
No Chile, a três mil metros de altitude, astrónomos provindos do mundo inteiro reúnem-se no deserto de Atacama para observar as estrelas. Porque aí, a transparência do céu é tal que permite ver até aos confins do Universo. Também é um lugar em que a secura do solo conserva intactos os restos humanos - os de múmias, de exploradores e de mineiros. E também os ossos dos prisioneiros políticos mortos durante a ditadura. Enquanto os astrónomos exploram as galáxias mais afastadas em busca da eventual existência de vida extraterrestre, diante dos observatórios, um grupo de mulheres remove as pedras à procura dos parentes desaparecidos.

Código: [Selecionar]
off
Título: Re: Nostalgia De La luz (2010)
Enviado por: doro_boy em Segunda, 13 de Maio, 2013 - 19h29
Download DVDrip aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,24703.msg85315.html#msg85315)