.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção Online => Documentários Online => Tópico iniciado por: doro_boy em Sexta, 17 de Maio, 2013 - 05h26

Título: Machssomim (2003)
Enviado por: doro_boy em Sexta, 17 de Maio, 2013 - 05h26
Checkpoint: Posto de Controle

(https://img850.imageshack.us/img850/6950/checkpointst.jpg)

[imdb] (http://www.imdb.com/title/tt0391857/) [wikipedia] (http://en.wikipedia.org/wiki/Checkpoint_(2003_film))

Citação
Vencedor do prêmio IDFA 2003 (do Festival Internacional de Documentários de Amsterdam), o filme israelense radiografa com precisão clínica o mecanismo gerador de uma tensão permanente nos deslocamentos destas centenas de fronteiras artificiais nos territórios ocupados da Palestina. Mecanismo, aliás, que alimenta o ódio entre palestinos e judeus e sustenta o estado de guerra entre os dois povos.
Documentando com uma câmera na mão o cotidiano de diversos postos, como Belém, Hebron, Faixa de Gaza, Nablus e Jenin, ao longo de dois anos, o diretor capta dezenas de situações cotidianas, corriqueiras e, não raro, insuportáveis. Para ir ao trabalho, ao médico, comprar e entregar mercadorias ou qualquer outro ato da vida diária, milhares de palestinos são obrigados a passar por estes postos controlados por soldados israelenses - a maioria deles jovens, inexperientes e despreparados. Neste contexto, arma-se o clima do enfrentamento, já que os israelenses vivem sob medo permanente, diante dos repetidos atentados. Do outro lado, milhares de mulheres, velhos, trabalhadores e crianças são submetidos a rituais humilhantes, absurdos e, às vezes, brutais.
As tarefas que fazem parte da rotina dos soldados são inúmeras e minuciosas. Incluem parar carros e ônibus escolares, mandar esvaziar malas, fazer descer passageiros de ambulâncias, verificando papéis, pacotes e documentos. Como não há um critério preciso nestas verificações, deixar ou não passar alguém por esta vigilância pode depender da boa vontade destes jovens recrutas - que muitas vezes caem na tentação da zombaria ou do autoritarismo mais impiedoso.
Confiantes por estarem diante de um câmera judeu, alguns soldados exibem francamente seu ideário abusivo. Há aqueles, como os de Belém, que se acham "durões", e acreditam que é seu dever quebrar a resistência dos palestinos, deixando-os sofrer sob o sol ou sob a chuva. Uma pressão que leva alguns a chorar, implorar ou retroceder, ainda que às vezes isso signifique passar a noite numa cidade onde não têm lugar para dormir. A cruel brincadeira de um recruta resume seu pensamento: "Aqui é o Discovery Channel. Hoje os animais não podem sair".
Às vezes, as vítimas se rebelam. Um homem reclama e diz que podem prendê-lo, ele não se importa, mas tem que passar. Depois de muito explicar ao soldado que precisava levar alimentos para sua mulher, um velhinho perde a paciência, pega sua sacola e avança - sem reação dos soldados. Mas há medo nos olhos deles quando uma multidão inteira se rebela e desrespeita em bloco a barreira.
O único momento relaxado flagra jovens dos dois lados brincando de guerra de bolas de neve. Uma rara trégua nesta explosiva incapacidade de conviver. No final, o diretor acompanha uma longa seqüência noturna. No escuro total, um grupo de palestinos pergunta: "Quanto tempo ainda vamos ficar aqui?". Uma pergunta que resume tudo o que o filme está procurando dizer.

http://www.youtube.com/watch?v=Fj8tV8BKVqc# (http://www.youtube.com/watch?v=Fj8tV8BKVqc#)
Título: Re: Machssomim (2003)
Enviado por: doro_boy em Sexta, 17 de Maio, 2013 - 05h33
Download DVDrip aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,7991.msg45866.html#msg45866)

Download TVrip aqui (http://www.docspt.com/index.php/topic,22821.msg78278.html#msg78278)