.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Documentários => Secção online => Palestras / Conferências / Cursos online => Tópico iniciado por: pp1058 em Domingo, 12 de Janeiro, 2014 - 18h10

Título: Homogeneidade e Exceção na Política (2012)
Enviado por: pp1058 em Domingo, 12 de Janeiro, 2014 - 18h10
Homogeneidade e Exceção na Política

(https://ebp.org.br/wp-content/themes/ebp/img/escola-brasileira-de-psicanalise.jpg)

[imdb] (http://)

Citar
A busca da homogeneidade é uma pretensão pré-política, pois que apaga a diferença como elemento constituinte do corpo social e da política desde a Antiguidade Clássica até o Estado Moderno, como também, sua figura fundante, a exceção. Não poderíamos, portanto, falar rigorosamente de política quando estamos no reino da homogeneização. Bignotto defende que o imperativo “todos iguais pelo consumo” se sustenta num modo de identificação pré-político, uma vez que resulta na eliminação da diferença como elemento de coesão social, e o que estaria no horizonte do homem reduzido ao organismo e à sua condição pré-política, é, não propriamente o horizonte da política, mas o que Michel Foucault chamou nos anos 70 de biopolítica.

Newton Bignotto é doutor em filosofia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales e professor do departamento de filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autor de Origens do republicanismo moderno (2001) e Maquiavel (2003), entre outros.

http://www.youtube.com/watch?v=YbihZc89uzI# (http://www.youtube.com/watch?v=YbihZc89uzI#)

http://www.youtube.com/watch?v=eTpPt27yCl4# (http://www.youtube.com/watch?v=eTpPt27yCl4#)

(https://i1.ytimg.com/vi/YbihZc89uzI/hqdefault.jpg)