.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: HBM em Terça, 01 de Julho, 2014 - 02h48

Título: Docspt como página de Facebook
Enviado por: HBM em Terça, 01 de Julho, 2014 - 02h48
O que vocês acham "Docspt no Facebook"?

Pois aqui no fórum possuem muitos documentários e um meio de divulgação seria de grande ajuda para aquelas pessoas que procuram por documentários espetaculares que se encontram aqui.

Só uma opinião mesmo, o que é bom deve ser divulgado, ainda mais quando o que é bom traz conhecimento e cultura. Muitos professores não sabem deste fórum e sinceramente deveriam saber. Mas também muitos sabem.

Só minha opinião mesmo.

 :cap:

Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: Alexa em Terça, 01 de Julho, 2014 - 16h36
A questão é saber se o "low profile" traz mais vantagens que desvantagens...
Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: HBM em Terça, 01 de Julho, 2014 - 23h11
como assim?
Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: Alexa em Quarta, 02 de Julho, 2014 - 02h18
Não sou administrador do site, mas observo o trabalho que dá mantê-lo vivo, com lançamentos, links up e perguntas respondidas diariamente. Eu sou um dos que acha que talvez deva continuar assim...

O ponto alto sempre foi esforço para manter a qualidade das informações, trazer novas legendas PT/PTBR e a disponibilidade dos materiais em um ambiente nem sempre confiável dos hosts (ainda que pagos). Tanto que há poucos debates e pouca divulgação ostensiva.

Assim também como no MVGroup, o fórum internacional que é 10X maior que o docsPT, ou o T411, o fórum francês com incríveis 5 milhões de utilizadores cadastrados. Todos funcionam "low profile". Apesar de tudo, difícil achar internauta anglófono ou francófono que desconheça suas existências...
Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: FragaCampos em Quinta, 03 de Julho, 2014 - 00h05
O ponto fulcral é precisamente esse, o do low profile, ou seja, trabalhar sem ser ostensivo ou dar muito nas vistas. Não só por uma questão de segurança do fórum (porque o que se faz aqui é ilegal), mas também por uma questão de "naturalidade", porque como referiu o Alexa, quem procura acaba sempre por encontrar. A divulgação de algo ilegal numa plataforma que "espia" e manipula os dados de todos os seus utilizadores dificilmente traria benefícios que suplantassem os riscos.

O docsPT tem crescido e crescerá normalmente através do "passa a palavra". O valor existente na base de dados do docsPT dificilmente desaparecerá, mas zelamos, dentro das nossas possibilidades, para o manter o mais possível longe de riscos desnecessários.


Nota: a instalação do módulo de partilha de páginas do fórum nas redes sociais através do AddThis (topo e fundo de cada página) foi um risco calculado, uma tentativa de divulgarmos um pouco mais o fórum sem o expor demasiado.
Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: HBM em Segunda, 07 de Julho, 2014 - 22h51
Entendi. Então melhor não criar um facebook mesmo.
Título: Re: Docspt como página de Facebook
Enviado por: VitDoc em Sábado, 05 de Dezembro, 2020 - 01h20
Retomando um pouco o tema, num mundo hoje tomado por vários apps mensageiros, até onde pensam ser segura a divulgação do fórum?

Participo de alguns grupos de professores e de outros mistos, com alunos, e é visível a carência de materiais suplementares, assim como a percepção do quanto ambos - discentes e docentes - parecem ansiar por novas metodologias. Sinto-me privilegiado em poder levar vários documentários daqui a meus alunos, embora sempre às escuras, com partilha intermediada por mim. Mas não sei se a trajetória seria a mesma, em meu caso, não fosse eu já frequentar assiduamente sites como este quando me foquei na carreira.

Pondero se realmente seja tão simples como "quem procura, encontra". Às vezes, ouvimos falar num momento em que não pensamos no tema ou pesquisamos pelo tema de forma ineficaz, o que dificulta a descoberta de portais assim. Na verdade, há vários que sequer sabem que existem documentários que tratam de ciência, matemática, arte ou outros temas. Há várias lacunas e maus julgamentos que atrapalham, também, como acreditar que documentário é coisa de festival internacional ou de bicho na floresta, mesmo essas pessoas tendo acesso a tv a cabo com canais produtores desse estilo de contéudo.

Acho que um bom ponto de partida para uma reflexão seja: "se não já conhecesse o portal, o que poderia trazê-lo até aqui? Pesquisar por "documentários download", por algum título específico? E se for este o caso, como chegou a este título? Ele é conhecido? Outros títulos, de outras áreas, também seriam?

Atrair é algo instantâneo e tem natureza temporária, já cativar é algo que se constrói e tem efeito duradouro. Quem transita por aqui há mais de um mês, certamente já tem o docsPT cativo, mas quem meramente o vê de vista ou ouve falar não necessariamente despertará sozinho esse sentido.