.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão de documentários => Tópico iniciado por: VitDoc em Domingo, 08 de Fevereiro, 2015 - 12h48

Título: Discovery x Animais
Enviado por: VitDoc em Domingo, 08 de Fevereiro, 2015 - 12h48
De uns meses para cá, tenho notado algo que não pode ser classificado de outra forma que não uma "cruzada do Discovery contra os animais".

Foi um verdadeiro freak show: tubarões assassinos, cobras que engolem homens, felinos sangrentos, lobos assassinos, e nem sei o que mais já registraram. Amanhã, podemos ter Formigas Sangrentas e Elefantes Assassinos - melhor nem dar idéias...

Apesar de ter postado uma série deles por aqui, acho que o limite já passou faz tempo. Recuso-me a fazer novas postagens desse tipo, pois tudo saiu da argumentação para a busca desesperada por audiência: esses animais não atacam à toa, como muito bem explicado em uma rara exceção: Perigo na Aldeia, onde, ao menos, tenta-se investigar causas racionais para o comportamento agressivo dos animais, e não expô-los como máquinas de carnificina.

Estou com os famigerados:
- Lobos Assassinos (inclusive alvo de petição para retirada da programação nos EUA, mas transmitido na surdina);
- Felinos Sangrentos

Quem os quiser, ainda assim, que entre em contato com MP que passo os links.

:hat:
Título: Re: Discovery x Animais
Enviado por: FragaCampos em Terça, 10 de Fevereiro, 2015 - 02h03
Estou contigo nessa decisão e saúdo-a.
Há muito que deixei de dar para esse peditório e de gravar documentários de canais que apenas apelam ao seu visionamento através dos títulos, e não pelo conteúdo, como fazem a BBC e a PBS.
Bem sei que o facto de serem canais públicos vs. canais privados explica muita coisa, mas não justifica os meios para chegarem ao fim que querem = $$$.
O Canal História nem comento, e infelizmente, o National Geographic segue os mesmos passos do Discovery, optando por apelar a esse tipo de linguagem e brutificação de conteúdos.

Título: Re: Discovery x Animais
Enviado por: ibbins em Terça, 10 de Fevereiro, 2015 - 13h30
Também concordo com a tua decisão, VitDoc!

Se no propomos a gravar e disponibilizar conteúdo no docsPT, acho que devemos fazer uma seleção daquilo que é apresentado nos ditos canais de documentários. Ao menos eu o faço. Tal como os reality shows, esses pseudo-documentários sangrentos, chamativos, apelativos, exacerbados, devem ser mantidos, tanto quanto possível, longe do nosso fórum. Quem os quiser, pode buscá-los em outra parte, pois é o que mais se encontra em muitos blogs ditos de documentários.

O seu conteúdo não corresponde à realidade e documentário é, por definição, um gênero não ficcional, e apresentar os animais com uma "intenção" de atacar, ferir e matar deliberadamente, é, sem dúvida alguma, a tentativa suprema de dramatizar a vida animal além de qualquer necessidade, exceto para atrair incautos e sádicos que se satisfazem vendo imagens dessa natureza e assim aumentam a audiência dos programas. É grotesco!

É uma pobreza de espírito e de argumento que sempre se repete. É mais fácil gostarmos do feio, é mais fácil compreendê-lo: ele entra por nossos poros a cada instante, quando andamos pelas ruas, quando vemos notícia na tv, quando vemos documentários dessa natureza.

Apreciar o belo depende de hábito, pois não topamos com ele a todo momento ou não fomos treinados para vê-lo, mas ele está à nossa volta. Apenas ele é mais silencioso, mais discreto, mais suave: são as flores no jardim da praça, o voo das aves, o riso das crianças a brincar, um bom documentário, uma obra de arte, uma música, uma boa conversa, uma boa comida. Apenas precisamos ficar atentos e a beleza surge diante dos nossos olhos.

Se queremos um mundo melhor, devemos fazer a nossa parte! E nesse momento, isso significa não postarmos documentários dessa natureza.