.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: Violentsubs em Segunda, 29 de Janeiro, 2018 - 03h25

Título: Questionando a vida. Feliz 2018!
Enviado por: Violentsubs em Segunda, 29 de Janeiro, 2018 - 03h25
Boa noite.

O começo de um novo ano, pode trazer consigo reflexões sobre a existência. Dentre os meus pensamentos corriqueiros e atuais está o pensamento sobre a ambivalência da vida. Viver uma vida ambivalente é um desafio e talvez evitemos experiência-la com certo afinco.

A ambivalência é um estado de estranheza e de afastamento, onde abre-se espaço entre nós e o mundo que nos circunda. Perceber que as relações sociais ou que nossos objetivos são insuficientes ou que eles se desdobram de formas que não imaginamos, é bastante difícil. Quem já não perdeu a paciência tentando entender como aquela pessoa parece tão difícil de ser compreendida? Ou como a dificuldade de um sonho reduz drasticamente seu valor?

Temos por intenção que nossos mundos caibam em nossas mãos. A menor das diferenças nos causa tristeza e distanciamento.

Lutar para que as situações prevaleçam e que não haja mudanças é obviamente um viés da nossa mente. A questão é, se queremos mudar algo, talvez não iremos nem mesmo nos reconhecer no futuro: se mudamos algo, podemos estar mudando muito mais.

Ao mesmo tempo que a ambivalência pode nos tirar noites de sono, ela pode nos propiciar a esperança para os anos que virão.

Feliz 2018!

Que experiência vocês gostariam de citar aqui sobre o ano que passou?
Título: Re: Questionando a vida. Feliz 2018!
Enviado por: FragaCampos em Terça, 30 de Janeiro, 2018 - 19h51
A reflexão é necessária e inevitável, mas não nos podemos ficar somente por aí.
No mundo ocidental atual, a tendência é para ficarmos remetidos à reflexão, no conforto da nossa individualidade, na ilusão de que algo milagroso irá acontecer que nos iluminará e resolverá todas as nossas angústias e dúvidas existenciais. Nada mais errado. É apenas perante o confronto com a realidade, com as pessoas de que não gostamos, ou gostamos pouco, com as situações difíceis e os problemas infindáveis, que essa reflexão pode trazer valor às nossas vidas, porque balizada por sentimentos, emoções e dúvidas reais.
Que esta reflexão, aliada ao confronto com a realidade, se possa estender não só ao final ou início dos anos (um mero padrão astronómico criado para nos orientarmos em sociedade), mas a todos os dias do ano.

PS: E cuidado com a conjugação do verbo haver. :P
Título: Re: Questionando a vida. Feliz 2018!
Enviado por: Violentsubs em Quarta, 31 de Janeiro, 2018 - 20h23
Corrigi o erro.  :hand: :D :P

"A reflexão é necessária e inevitável, mas não nos podemos ficar somente por aí."

Concordo totalmente.  :good: