.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão de documentários => Tópico iniciado por: ET-Valdo em Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h10

Título: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
Enviado por: ET-Valdo em Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h10
Prezadas e prezados membros da comunidade, comuniquei no mvgroup.org e preciso faze-lo aqui enquanto o assunto é fresco.

Lá para meados de junho, o Discovery Channel lançou seu mais novo show: Dino Hunters (https://www.discovery.com/shows/dino-hunters).

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TumWvTs9AHU&feature=emb_logo[/youtube]


Em linhas básicas, o "documentário" acompanha rancheiros nos Estados Unidos que largaram suas ocupações para se tornarem "caçadores de dinossauros", escavando fósseis para vendê-los "por milhões" a interessados.  :clap:

Basicamente, tudo aqui está errado:

1. Não se tratam de profissionais na área;
2. Não possuem experiência de coleta nem científica, logo, não podem ser considerados fontes confiáveis de informação ao público;
3. Além disso, muitas das reconstruções digitais dos bichos é feita de maneira amadora e errônea: a incompetência também ocorre na equipe da pós-produção;
4. Fomentam o comércio ilegal de fósseis, um longo problema para paleontologia e para a ciência (logo, para a sociedade);
5. São homens brancos ricos que enaltecem a já datada imagem de paleontólogo cowboy, algo que a comunidade acadêmica está se esforçando para mudar.

Um sumário da polêmica foi feito nesse artigo do Geek Ireland (https://geekireland.com/discovery-channel-dino-hunters-criticism/), que também inclui a carta aberta da Society of Vertebrate Paleontology ao Discovery Channel. Tenho minha experiência pessoal na paleontologia e posso afirmar que o incômodo é real, e é muito triste ver veículos como o DC se resumindo a um nível tão baixo como esse (ainda mais em tempos onde checar a qualidade da informação tornou-se obrigatório, e muita gente ainda enxerga o canal como uma fonte confiável). Antes foram as sereias, depois o Megalodon moderno, agora isso. Qual será o próximo?
Título: Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
Enviado por: VitDoc em Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h23
Oi ET-Valdo!

Não se foi o seu comentário que li pouco após postarem no MVG - acredito que o seja pela menção às sereias e ao megalodon  :lol: - mas tive a mesma sensação ao ler a descrição da série e foi exatamente esse seu feedback lá que me fez desistir inclusive de fazer o download.

Apoio totalmente. Desde a época em que me ausentei, a programação do Discovery e do History já tinham ido abismo abaixo. Eu mesmo me arrependo de alguns que postei aqui no fórum...
Título: Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
Enviado por: VitDoc em Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h58
A propósito, outro aparente pseudocientífico é uma série chamada Mysteries of the Deep, mas confesso ter um ou outro episódio no mínimo curiosos.
Título: Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
Enviado por: ET-Valdo em Sexta, 31 de Julho, 2020 - 19h40
Citar
Não se foi o seu comentário que li pouco após postarem no MVG

Pois é, era eu mesmo hehe legal saber que o comunicado informou alguns membros sobre o nível da série.
É muito doido pensar que a pseudociência vem conquistando amplo espaço nesses canais. Além desses, outro exemplo recente é um sobre "arqueologia" (https://en.wikipedia.org/wiki/Legends_of_the_Lost_with_Megan_Fox) idealizado e apresentado pela Megan Fox  :cool:
Título: Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
Enviado por: ibbins em Sábado, 08 de Maio, 2021 - 07h11
O History, o Discovery e também o Nacional Geographic estão enveredando por este caminho dos programas sem credibilidade e de público fácil: entretenimento para quem não quer pensar, venda certa, lucro alto. Em parte, grandes canais dobram-se ao gosto do público e em parte, o público torna-se cada mais desinformado com pseudo documentários e reality shows.
Aqui no Brasil, não por outro motivo, o Philos deixou de existir: sem público, um canal de documentários pago não sobrevive.
No caso relatado, há que se considerar a destruição do patrimônio fóssil para sempre. Os governos se importam? As sociedades científicas possuem recursos financeiros limitados e os aproveitadores de plantão vão destruindo tudo o que encontram: fósseis, florestas, rios, mangues, aves, animais, etc. E vão "passando a boiada"!