.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Documentários na TV => Tópico iniciado por: Web-Man em Quarta, 30 de Março, 2022 - 11h23

Título: 2 de Abril: Vivendo com o autismo (TV Brasil)
Enviado por: Web-Man em Quarta, 30 de Março, 2022 - 11h23
(https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a9/TV_Brasil_logo_2019.svg)

Para promover a sensibilização e incentivar o debate sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, lembrado anualmente em 2 de abril, a TV Brasil apresenta o documentário "Vivendo com o autismo" neste sábado (2), às 17h.

Ao levantar um tema relevante e que fomenta reflexões pertinentes à sociedade, o filme ganha espaço na programação da emissora pública. Com 50 minutos, o conteúdo original da BBC oferece uma nova perspectiva sobre a visão científica do transtorno a partir do olhar das próprias pessoas com autismo.

O diagnóstico e os mistérios relacionados a essa condição servem como pano de fundo para essa abordagem. A proposta é apresentar informações sobre o autismo, revelar desafios de interação social, compartilhar experiências de convívio e mostrar habilidades especiais.

A produção é conduzida pela psicóloga Uta Frith, profissional que dedicou cinco décadas de sua trajetória acadêmica à pesquisa sobre o autismo. Com emoção, o documento revela personagens notáveis e nuances que transformaram a compreensão científica do cérebro humano.

Revelações dos estudos

O especial "Vivendo com o autismo" destaca como as pesquisas influenciaram a visão da sociedade sobre o transtorno. A delicadeza é um dos aspectos da obra que acompanha a percepção de mundo das pessoas que têm autismo e mostrar a maneira como elas interagem com tudo que as cerca.

A professora alemã Uta Frith explica de que modo elas percebem a realidade. A estudiosa aponta talentos extraordinários dos autistas e esclarece a razão pela qual essas pessoas não conseguem compreender. A experiente profissional observa que qualquer um pode ter um pouco de autismo também.

Mais de meio milhão de pessoas na Grã-Bretanha são autistas. Durante o documentário, a especialista comenta o que descobriu sobre como as pessoas convivem com essa condição. A pesquisadora conta que começou a analisar o tema após interagir com crianças autistas em seus estudos de psicologia clínica.

Nos anos 1960, as crianças começaram a ser diagnosticadas com um transtorno identificado pela dificuldade de interação com outras pessoas. Agora, sabe-se que o autismo é uma anormalidade cerebral, condição que dura por toda a vida.


Código: [Selecionar]
Ficha técnica

Título original: Horizon - Living with Autism.
País: Inglaterra.
Ano de estreia: 2014.
Gênero: documentário.
Direção: Helen Sage.
Produção: BBC.
Classificação indicativa: Livre.
Duração: 50 min. Reprise.




 :arrow: Documentário no docsPT aqui (https://www.docspt.com/index.php?topic=28850.0), legendado por @VitDoc
Título: Re: 2 de Abril: Vivendo com o autismo (TV Brasil)
Enviado por: VitDoc em Quarta, 30 de Março, 2022 - 12h12
Como dizem por aí, antes tarde do que nunca! Já lá se vão oito anos desde essa tradução.

Infelizmente, incontáveis gerações de pessoas com essa síndrome foram escanteadas pela sociedade e, pior ainda, foram vítimas de zombaria e agressões, especialmente crianças.

Mas acredito que muito progresso tem sido feito recentemente, em muito graças a médicos, entidades e pais e mães heróis, que decidiram não mais esconder essas pessoas maravilhosas do mundo, mas incluí-las e mostrá-las orgulhosamente, tratando-as como iguais e plenamente capazes a seu próprio modo.

Só quem já viu o sorriso deles entende o que é mesmo o sentido de felicidade.
Título: Re: 2 de Abril: Vivendo com o autismo (TV Brasil)
Enviado por: VitDoc em Domingo, 03 de Abril, 2022 - 21h12
Gostei bastante da exibição.

Foi dublado e muito bem feito, com boa escolha das vozes.