.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão geral => Tópico iniciado por: feliphex em Quinta, 28 de Abril, 2022 - 15h46

Título: "Criador do Orkut reativa site original e promete novidades em breve."
Enviado por: feliphex em Quinta, 28 de Abril, 2022 - 15h46
Criador do Orkut reativa site original e promete novidades em breve
Programador turco que desenvolveu afirmou diz que está construindo algo novo no endereço original da saudosa rede social

https://www.metropoles.com/entretenimento/criador-do-orkut-reativa-site-original-e-promete-novidades-em-breve (https://www.metropoles.com/entretenimento/criador-do-orkut-reativa-site-original-e-promete-novidades-em-breve)

- O Orkut, rede social mais popular do Brasil nos anos 2000, pode voltar a funcionar em breve. O site original foi reativado e exibe uma mensagem assinada pelo programador turco Orkut Büyükkökten, criador da rede original. Nela, Büyükkökten justifica o projeto citando questões de privacidade e da polarização nas redes.

“O mundo precisa de bondade agora mais do que nunca. Há tanto ódio online nos dias de hoje, e nossas opções para encontrar e construir conexões reais são poucas e distantes entre si. Sempre acreditei que uma amizade é mais do que um pedido de amizade, e dediquei minha vida a ajudar milhões de vocês a construir conexões autênticas com seus vizinhos, familiares, funcionários e os belos estranhos que entram em suas vidas”, inicia o texto.

“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Eles devem proteger nossos dados, não vendê-los. Eles devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula. Eu quero que você seja capaz de ser seu verdadeiro eu, on-line e off-line. Eu quero que você seja capaz de fazer conexões que grudem. Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”, prossegue.

O comunicado encerra prometendo algo novo para os saudosos do Orkut. “Eu sou um otimista. Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve”.

Lançado em 2004, o Orkut chegou a ter 30 milhões de usuários ativos no Brasil, o que representava uma parcela considerável da população do país com acesso à internet na época. Os brasileiros eram os principais usuários da plataforma, que se popularizou principalmente no país e na Índia.

Semelhante ao Facebook, o site funcionava contava com página pessoal, com fotos, depoimentos e recados; além das comunidades, onde pessoas com interesses comuns se reuniam. O Google, que comprou a rede social em 2008, anunciou o fim oficial do Orkut em 2014 por questões estratégicas de mercado. Segundo o Nexo, o endereço do site, orkut.com, foi devolvido a Büyükkökten após o fechamento da rede social.

(https://www.br104.com.br/wp-content/uploads/2022/04/Orkut-Bu%CC%88yu%CC%88kko%CC%88kten.jpg)
Orkut Büyükkökten



se voltar o orkut, fará bastante sucesso de novo pois as pessoas viram a farsa do facebook e que o instagram é um livro para ler só de fotos ... mas hoje a sociedade está pior que no dia em o Orkut acabou, parafraseado a famosa comunidade "o dia depois do fim do orkut", infelizmente o dia chegou e não foi bonito, a falsidade generalizou pior que o coronavírus, a cultura da perfeição também, e como meu pai sempre profetizou "cada povo tem o líder que merece ..." e eu digo "cada povo tem a rede social baseada em falsidade que merece ..." ... eu teria o orkut, faria um fake sem nenhum amigo, alguém branco e rico para não ser "cancelado", só para comentar nas comunidades e ver os bafáfás de sempre, "se você tá no inferno abraça o capeta".
Título: Re: "Criador do Orkut reativa site original e promete novidades em breve."
Enviado por: Web-Man em Sábado, 30 de Abril, 2022 - 10h26
Nostalgia. Ainda não percebi porque é que o Orkut foi um sucesso massivo no Brasil. Nem foi criado no continente americano.
Título: Re: "Criador do Orkut reativa site original e promete novidades em breve."
Enviado por: VitDoc em Sábado, 30 de Abril, 2022 - 11h46
Éramos um povo muito gregário, descontraído e zombeteiro. Não lembro muito bem o que me motivou a entrar, mas, assim como muitos outros, sim guardo o que lá me manteve:

1. Comunidades e grupos de todo tipo imaginável.
2. Conhecer os visitantes do seu perfil.
3. Produzir e receber depoimentos que ficavam destacados numa seção própria.
4. Personalização do seu perfil com dizeres e músicas.
5. Jogos cativantes e que exigiam cooperação,  numa época em que celulares só dispunham da Snake e não eram de acesso generalizado.
6. Interação via Buddy Poke. Era possível flertar de modo "sensível e adorável".
7. Baixa competitividade com outras redes. Por vivermos num continente relativamente apartado, as tendências sempre tardaram mais para chegar aqui. Lembro que deixei o Brasil por 8 meses para ir à Espanha. Quando saí, ninguém aqui sequer sabia o que era o Whatsapp - estávamos ainda na época do Skype - enquanto lá todos já usavam o app rotineiramente.

Lembro que só entrei no Facebook por causa da popularização, na época, do Farmville. Isso mesmo que ouviu.  :tth:

Por fim, ecoando o que muitos aqui no país já têm dito esses dias, após essa notícia, duvido muito que voltará a ter o sucesso de antes. O Brasil está rachado, agressivo e colocou a praga da ideologia política acima dos seus vínculos afetivos, inclusive os familiares.
Título: Re: "Criador do Orkut reativa site original e promete novidades em breve."
Enviado por: feliphex em Quinta, 05 de Maio, 2022 - 16h21
mas somos um povo que gosta de fofocar, ficar vendo os outros discutirem ... aqui mesmo toda vez que eu discuti política foi porque eu sabia que todos estavam vendo e achando engraçado ou se intrometendo, quando eu podia continuar dava um tempo para não dar esse ar da graça, é o único país que no UFC o povo grita "uh vai morrer" e no orkut vai ser assim quem não gosta de sangue pode sair ...

logo já vou reativar meus 200 fakes e partir pro abraço ...