.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Pedidos => Pedidos de documentários => Pedidos satisfeitos => Tópico iniciado por: Ruska em Segunda, 10 de Outubro, 2022 - 18h56

Título: Pedido - Despojos De Guerra (2022)
Enviado por: Ruska em Segunda, 10 de Outubro, 2022 - 18h56
Despojos de Guerra

(https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BNDU2MmViNWYtYjk1Ny00YjA0LWE0MzYtMDQzYzA5NWY2YzgyXkEyXkFqcGdeQXVyMjE2OTM3OTY@._V1_FMjpg_UX1000_.jpg)

[imdb] (https://www.imdb.com/title/tt18291816/)  [sic] (https://sicnoticias.pt/programas/despojos-de-guerra/2022-10-06-A-informadora-e6ccd1e4)

Citar
“Despojos de Guerra” e é uma nova série documental da autoria da jornalista Sofia Pinto Coelho. Estreia na Opto, a plataforma de streaming da SIC, este sábado, 19 de fevereiro. Ao todo, são quatro episódios, cada um com cerca de 50 minutos.

O tema é a Guerra Colonial em África, que aconteceu nas antigas colónias portuguesas entre 1961 e 1974, e que só terminou com a revolução do 25 de Abril. Através de entrevistas e imagens de arquivo, são exploradas histórias de pessoas comuns, que estiveram envolvidas no conflito de alguma forma, e que representam diferentes perspetivas e vertentes desta guerra.

O primeiro episódio centra-se em Sebastiana Valadas. No auge da guerra em Angola, esta comerciante e o marido avisavam a PIDE quando os guerrilheiros iam à loja abastecer-se de mantimentos. A mulher explica como tudo funcionava e revela como, com a descolonização, foi vítima de um ajuste de contas e foi detida.

“Conheci a personagem do primeiro episódio noutra reportagem. E começou a contar-me a história dela. Percebi que a história desta mulher tinha de ser contada enquanto ela era viva”, conta à NiT Sofia Pinto Coelho, explicando que esta história foi o ponto de partida para contar outras. “A partir daí comecei a interessar-me pelos arquivos que ainda estão por explorar. É aquela conversa de sempre: como é que os americanos fazem tantos filmes sobre o Vietname? Nós temos algumas abordagens, mas ainda existem outros olhares possíveis. O ângulo que me interessou foi o das pessoas comuns, sem académicos, sem políticos, sem militares, sem o 25 de Abril, eles por eles próprios… A partir daí surgiu mais uma história, a do episódio dois, que no fundo também é algo relativamente desconhecido.”

Este segundo episódio conta a história do antigo cabo Luís Silva. Foi apenas um dos milhares e milhares de africanos — na altura com nacionalidade portuguesa — que combateram pelo exército nacional contra os guerrilheiros e rebeldes. Este fenómeno não era residual, como explica Sofia Pinto Coelho.

“Quase um terço dos combatentes de guerra eram africanos. Tudo o que se discute hoje em dia sobre o racismo e a nacionalidade dos que vivem aqui, muitos deles são filhos dessas pessoas que deram o corpo às balas por Portugal e pelos portugueses brancos. Nos últimos anos da guerra em Moçambique, havia mais negros a combater do que brancos. Porque a maior parte dos brancos, nos anos 60, entre meio milhão e um milhão de jovens com idade para combater, emigraram. Para escapar à pobreza, ou para fugir à guerra, 200 a 300 mil simplesmente desertaram. Ou seja, não tínhamos homens para mandar combater.”

E acrescenta: “Faz muita aflição ver senhores que juraram à bandeira portuguesa, que agarraram em armas portuguesas, e que em 1975, com a mudança da Lei da Nacionalidade, de um dia para o outro perderam a nacionalidade. E muitos, muitos são feridos de guerra que não fazem a mais pálida ideia que teriam direito a pensões de invalidez. Foram abandonados, virámos as costas. Há uma espécie de dívida patriótica”.

Título: Re: Pedido - Despojos De Guerra (2022)
Enviado por: VitDoc em Quinta, 13 de Outubro, 2022 - 16h49
Corrigido o nome do documentário e adicionada a sinopse e a imagem oficial.
Título: Re: Pedido - Despojos De Guerra (2022)
Enviado por: waklabone em Sexta, 14 de Outubro, 2022 - 14h09
Série documental aqui (https://www.docspt.com/index.php?topic=48655.0)
Título: Re: Pedido - Despojos De Guerra (2022)
Enviado por: VitDoc em Sexta, 14 de Outubro, 2022 - 15h33
Pedido satisfeito.

Muito obrigado.