.: docsPT :. Documentários em português

Secção de Debate => Discussões => Discussão de documentários => Tópico iniciado por: FragaCampos em Quinta, 03 de Dezembro, 2009 - 22h16

Título: Oh Canada - Our Bought and Sold Out Land
Enviado por: FragaCampos em Quinta, 03 de Dezembro, 2009 - 22h16
Quero começar pelo fim e dizer que este é sem dúvida um dos melhores documentários que vi este ano. Felizmente tem-se visto coisas muito boas nestes últimos meses, e outras haverá que, infelizmente, nunca terei o tempo necessário para vê-las.

Bom, antes demais, devo esclarecer que não gosto de documentários onde exista uma pressão desmesurada sobre o espectador como é cada vez mais hábito, quero com isto dizer, que não gosto de tons de voz desnecessários, imagens fortes, espectáculo, fumo e sangue. Não digo que não faça passar a mensagem a alguns, mas não acredito ser o melhor método. Está provado que o ser humano quanto mais sangue e mais desgraça vir, mais dormente fica, perdendo capacidade de acção e de consciência reflectida.
Nisto, este documentário é soberbo. A simplicidade da linguagem, o tom de voz e o humor, são absolutamente deliciosos e fazem-nos rir enquanto pensamos ao mesmo tempo "Isto não tem piada nenhuma".

Com estes ingredientes que nos são dados pelo apresentador, o documentário está muito bom montado em termos sequenciais. Criando, sem alaridos, um quadro inicial facilmente inteligível que nos serve de base para o resto do programa, "Oh Canada - Our Bought and Sold Out Land" leva-nos através daquela que é a visão de cada vez mais pessoas por esse mundo fora: a de que somos controlados sem sequer nos apercebermos disso. Senti-me por vezes numa montanha russa de emoções durante as quase 2 horas que dura o documentário, sempre com boa disposição, mas pasmado como alguns dos próprios entrevistados.
O cab referiu no tópico do documentário, e passo a citar: "Este documentário podia intitular-se Oh Portugal, ou Oh Brasil, ou Oh qualquer outro país ocidental..." e não podia ser uma frase mais esclarecedora acerca do que se encontra nesta verdadeira peça de informação para as pessoas que querem perceber como e porquê a nossa sociedade ocidental (e por arrasto, o resto do mundo) chegou ao ponto a que chegou.

O único senão é apenas a qualidade sonora das entrevistas, por isso a docsPT decidiu traduzir o documentário, para que todos possam vê-lo, reflectir sobre ele e, quem sabe, divulgá-lo e debatê-lo.

Julgo que é tempo de nos deixarmos de teorias do fim do mundo, de desgraças e calamidades, porque é isso que "eles" querem que aconteça, que as pessoas andem adormecidas, amorfas e derrotadas.
Está na hora de dizer "Basta!" dentro de nós e querer fazer alguma coisa para que mais pessoas saibam dos seus direitos e que "se quiserem" podem mudar alguma coisa, mais não seja a consciência de outra pessoa, para que também ela possa ir à tona da água mais vezes.
Título: Re: Oh Canada - Our Bought and Sold Out Land
Enviado por: cab em Sexta, 04 de Dezembro, 2009 - 00h12
Que bela explicação e dissertação sobre o tema do documentário  :bow:

Sem dúvida matéria de extrema importância para todos os adultos vivos numa sociedade ocidental, mas infelizmente a dormencia continua a ser o hobby preferido da maioria... Se as pessoas estivessem acordadas de certeza que não teria acontecido esta nova crize financeira, de certeza. Mas "prontos" é melhor chorar as nossas dores do que querer saber como as evitar, dessa forma dá menos "trabalho". (É o que me vai na alma)

Honoré de Balzac (http://en.wikipedia.org/wiki/Honor%C3%A9_de_Balzac)
Citar
O dinheiro só é poder quando existente em quantidades desproporcionadas.
Jules Renard (http://en.wikipedia.org/wiki/Jules_Renard)
Citar
Descobri finalmente aquilo que distingue o homem dos outros animais: são os problemas de dinheiro.
Francis Bacon (http://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Bacon_%28painter%29)
Citar
O dinheiro é como o adubo, não é bom se não for distribuído.
Sófocles (http://en.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3focles)
Citar
Não há nada pior do que o dinheiro na sociedade humana.
Arthur Schopenhauer (http://en.wikipedia.org/wiki/Arthur_Schopenhauer)
Citar
O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele.