Autor Tópico: Tutorial de eMule (dreaMule)  (Lido 51330 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Tutorial de eMule (dreaMule)
« em: Sexta, 11 de Dezembro, 2009 - 00h34 »
Ora bem, a pedido de muitas famílias, perdi a cabeça ( :lol:) e vou colocar aqui um tutorial para que todos possam instalar e configurar convenientemente o vosso cliente de eMule.


1. Instalação

Vou sugerir o dreaMule, por ser baseado num dos clientes mais rápidos de eMule (eXtreme), por ser software brasileiro e por aceder menos vezes ao disco e usar menos processador, aumentando a longevidade destas importantes peças do computador.
Para efectuarem o download basta acederem a este sítio.

Depois de feito o download, executam o ficheiro DreaMule.exe e clicam sempre em "Avançar", escolhendo a directoria onde querem instalar o dreamule.


2. Configuração Básica

Vou começar por instalar os servidores, que apesar de não serem necessários, dão jeito quando queremos fazer uma busca através do próprio eMule.


Clicam no separador "Conexão" e vão a este sítio. Aí, basta clicar onde diz "Add to eMule" à frente de "Quality (Best Indexed) & Fake-Free Server.met". Irão reparar que na janela do eMule vai aparecer uma lista de servidores.

Aconselho a ligarem-se sempre, ou sempre que possível, ao servidor EdonkeyServer No2 e a organizarem os servidores pelo número de utilizadores clicando na coluna que vêem na imagem, dessa forma sabem sempre quais os servidores com mais ligações activas.




A seguir vamos clicar no separador "Configs", o último botão do menu do eMule.


Vou apenas abordar as opções mais importantes, as restantes podem ir experimentando e mudando ao vosso gosto e conveniência.

Em "Geral" iremos colocar o nick que queremos usar no eMule, escolher o idioma, em "Opções Variadas" podem deixar como está, e em "Iniciando" escolhem as opções que melhor vos convêm.

Em "Conexão"


Colocam as especificações da vossa ligação nas capacidades de download e upload, nas caixas da esquerda. Nos limites, coloquem 0 para velocidade de download ilimitada e o valor de upload, que não convém ser demasiado alto para ligações lentas, caso contrário terão dificuldades em navegar na internet.
Podem ainda definir o máximo de upload para cada pessoa que estiver a sacar de vocês.
Em "máximo de ligações" podem deixar como está.
Em "portas", terão de abrir as portas que aí aparecem no vosso router ou firewall, caso contrário terão dificuldades em ligar-se.
Se tiverem dúvidas quanto à vossa ligação de internet, podem clicar no botão "Assistente" e escolher aquela que acham ser a vossa ligação a partir da lista que vos é apresentada.
Manter activadas as opções "Reconectar se desconectar", "Exibir tráfego acima do normal", "Kad" (muito importante) e "eD2K".

Em "Servidor" colocar tudo como está na imagem em baixo.


Em "Pastas" devem escolher a directoria para onde querem enviar os vossos ficheiros terminados e a directoria temporária, ou seja, onde o eMule coloca os ficheiros temporários que correspondem aos ficheiros que estão a descarregar.
No quadro maior do meio, irá aparecer os vossos discos, e aí poderão seleccionar as pastas que querem partilhar.



Todas as outras opções estão configuradas para uma utilização normal. Aconselho a darem uma olhadela, mas se não souberem o que estão a fazer é melhor deixar como está.

Ligação de amigo
Se fizerem duplo clique no quadradinho do canto inferior direito
irão abrir uma janela onde poderão adicionar utilizadores e conversar com eles.
Se clicarem com o botão direito do rato no nome do utilizador e clicarem em "Abrir slot para este Amigo", esse utilizador passa imediatamente para a posição 1 da vossa fila de espera e começa logo a sacar.




Atenção: Quanto mais partilharem, quer em tempo, quer em número de ficheiros, mais pontos ganharão e mais rapidamente sobem nas filas de espera.
A rapidez de download depende de vários factores, entre eles: o número de fontes disponíveis (que no caso dos documentários é por norma baixo), a prioridade que os utilizadores colocam nos seus ficheiros ou ainda o tamanho dos ficheiros que estão a descarregar.




Quem tiver dúvidas, problemas ou sugestões, não hesite em responder a este tópico, haverá certamente alguém pronto a ajudar.
« Última modificação: Sexta, 11 de Dezembro, 2009 - 00h39 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

Icd

  • br

  • Registo: 04 Jan, 2009
  • Membro: 3348
  • Mensagens: 168
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #1 em: Domingo, 21 de Março, 2010 - 16h55 »
Não consigo executar a instalção.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #2 em: Sexta, 21 de Maio, 2010 - 12h18 »
Icarodino conseguiste resolver o teu problema?
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

corpina

  • pt

  • Registo: 20 Mar, 2011
  • Membro: 20336
  • Mensagens: 147
  • Tópicos: 11

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #3 em: Terça, 27 de Março, 2012 - 18h51 »
Caros amigos como já disse eu não gosto muito de fazer downloads com o eMule, é lento e para funcionar 100% precisa de algumas configurações ao nivel do router que eu acho muito pouco aconselháveis, normalmente sempre que quero fazer downloads nesta tipologia utilizo o utorrent, infelizmente há muita colecção que só se encontram no eMule "a base de dados" do utorrent fica muito aquem da do eMule de tal forma que muita coisa interessante só se encontra mesmo no eMule.
Perante isto e dado que os servidores http estão cada vez mais dificeis decidi instalar o eMule no meu pc, instalei fiz todas as configurações direitinho, fui aceite como membro de pleno direito, inclusive estou a fazer downloads a 300KBs o que para o eMule não é nada mau,  eu optei pela versão 0.50a no entanto reparei que esta versão "puxa" muito pelo pc, normalmente os culers do meu pc trabalham numa rotação baixa,  depois que passei a utilizar o eMule o pc parece uma turbina tal é a velocidade a que os culers trabalham, é certo que tenho outros programas activos no pc, por exemplo: estou a fazer downloads em simultaneo com o JDownloader e com o eMule mas acho que só estes dois programas não justificam "tanta acelaração", até porque no mesmo pc eu já estive a fazer downloads com o JDownloader e a trabalhar com o SolidWorks em simultaneo e ele não se portou assim, por isso pergunto:


Qual é a versão mais "leve" e mais eficaz do eMule tendo em conta a velocidade de download, a base de dados, e os recursos a nivel do pc (processador, memórias etc)?
« Última modificação: Quarta, 28 de Março, 2012 - 17h38 por corpina »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #4 em: Quarta, 28 de Março, 2012 - 16h45 »
As únicas alterações que tens de fazer no router é abrir duas portas. Tal como em qualquer programa de troca de dados.
Não é nada de especial se o teu computador estiver bem protegido e souberes o que estás a fazer.

Quanto à questão de puxar pelo pc, sim, puxa um bocado pelo pc, é um programa que vai muitas vezes ao disco. Podes limitar o número de slots de upload activos e reduzir a velocidade de upload. Ajuda a acalmar um pouco o "bicho".
Eu uso o eMule Mephisto, porque dá para configurar melhor as ligações (upload/download/slots, etc.), mas não aconselho a quem não conhecer bem o eMule.
A versão que tens é a oficial, e enquanto não o conheceres bem, aconselho-te a não mudares. 300 kb/s é bastante bom para quem instalou o emule há pouco. Só precisas de paciência, mas os ficheiros raramente desaparecem.


Aconselho a visita a este fórum nacional, pois tem muita informação útil e de qualidade:
http://www.emule-pt.net/index.php
« Última modificação: Quarta, 28 de Março, 2012 - 16h47 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

corpina

  • pt

  • Registo: 20 Mar, 2011
  • Membro: 20336
  • Mensagens: 147
  • Tópicos: 11

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #5 em: Quinta, 29 de Março, 2012 - 15h59 »
Amigo FragaCampos tenho aqui umas duvidas acerca do eMule é o seguinte, hoje de manhã fui ver o meu PC e ele estava a sacar entre os 370 e os 420KBs por volta das 15Horas a minha ligação à Net caiu, aqui normalmente isto acontece 2 vezes por dia (penso que è um problema na central), esses cortes normalmente duram alguns segundos mas depois volta a ligar, ontem já me tinha acontecido isto mas depois o eMule foi recuperando a velocidade de download e passados uns minutos estava mais ou menos a velocidade que estava antes do corte. Hoje não aconteceu isso porque depois do dito corte  a velocidade de download baixou drásticamente, passou dos tais 370 a 420KBs para uns meros 15, 30 e por vezes lá chega aos 50KBs, isto se não estiver a fazer downloads de mais nada porque se estiver a usar o JDownloader em simultaneo é bem mais baixo, isto é normal?






Fui ao programa do eMule à secção   onde diz (ligação) e lá tem um botão que diz (testar portas), cliquei lá abre uma página oficial do eMule que diz:



Please wait while the ports of your eMule are being tested...  




Testing IP: 000.000.000.00 (000.000.000.00)            ----------------Aqui estão outros dados fui eu que meti tudo a zero

Starting TCP connection test...
TCP test failed! UDP test will not be performed.




Connection test finished.

--------------------------------------------------------------------------------

Results in detail:


TCP connection test failed.
It was not possible, to establish a TCP connection to your eMule.
Other users will only be able to connect to you with the help of a server, resulting in a low ID for you. While eMule still works, this will give you several disadvantages. Therfore it is highly recommended to solve this problem.

 

How to resolve port problems... Something is interfering with your network communications. There are two main reasons for this:

If you are using a firewall, ensure that your firwall don't block the required ports! You might need to set a rule to allow the ports to be available.
If you use a router, make sure that your router forwards the required ports to your local IP!

You can find more details and guides here in the online help.




Ou seja a minha ligação TCP não está a ser aceite ou a ser reconhecida e anteriormente mostrava um visto a verde com tudo ok.
Será que tenho de reconfigurar tudo outra vez?

Há ainda outra coisa que acho estranho: O Programa eMule no canto inferior direito tem um icón de um globo com duas setinhas e logo a seguir diz:eD2K:Ligado|KAD:Ligado(ou deslidado consuante for o caso), quando o programa está desligado as setinhas estão vermelas, quando se está mais ou menos ligado elas estão amarelas e quando se é membro e está ligado a 100% as duas setinhas estão ambas verdes, correcto? Pois bem ontem e  hoje até ter sofrido o corte  essas setinhas estavam ambas verdes, depois do corte, uma ficou verde e a outra amarela(a do KAD), porque será? O que devo fazer para elas voltarem a ficar ambas a verde?

Note: Na janelinha onde aparece a informação (a minha informação) diz que eu tenho um eD2K   High ID, o que segundo li é bom.




Outra duvida que tenho é a seguinte:
Depois de fazer o download completo de um ficheiro normalmente deixo-o ficar na pasta de origem (icoming) mas como o disco já estava muito saturado resolvi mudar todos os ficheiros para um disco externo, será que a setinha e a velocidade de download mudaram por causa disso? Se sim o  que me aconselha a fazer: Deixá-lo na pasta do eMule (icoming) ou retirar o ficheiro para um disco externo?
Pergunto isto porque no utorrent assim que se saca um ficheiro completo o programa começa logo a "semeá-lo", no eMule parece-me que não, estou correcto?
Já agora qual é a diferença e os benificios que possa ou não ter entre deixar ficar o ficheiro na pasta icoming ou retirá-lo?

obrigado  :hand:

« Última modificação: Quinta, 29 de Março, 2012 - 17h46 por corpina »

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #6 em: Sexta, 30 de Março, 2012 - 16h39 »
Vamos então por partes.

Hoje não aconteceu isso porque depois do dito corte  a velocidade de download baixou drásticamente, passou dos tais 370 a 420KBs para uns meros 15, 30 e por vezes lá chega aos 50KBs, isto se não estiver a fazer downloads de mais nada porque se estiver a usar o JDownloader em simultaneo é bem mais baixo, isto é normal?

A velocidade varia no emule consoante muitos factores, entre eles, mas não exclusivamente:
Número de fontes disponíveis do ficheiro que se quer sacar.
Número de ficheiros que se tem em lista de espera (há mais por onde puxar)
Divisão entre o download simultâneio do eMule e de outros programas de p2p (torrent) ou download directo (jdownloader)
Velocidade de upload das fontes de onde estás a puxar (num dia podes apanhar uns com boa velocidade de upload e noutro dia nem por isso)
E depois os mais óbvios, como alterações na configuração do programa, router ou ligação.


Fui ao programa do eMule à secção   onde diz (ligação) e lá tem um botão que diz (testar portas), cliquei lá abre uma página oficial do eMule que diz:



Please wait while the ports of your eMule are being tested... 




Testing IP: 000.000.000.00 (000.000.000.00)            ----------------Aqui estão outros dados fui eu que meti tudo a zero

Starting TCP connection test...
TCP test failed! UDP test will not be performed.




Connection test finished.

--------------------------------------------------------------------------------

Results in detail:


TCP connection test failed.
It was not possible, to establish a TCP connection to your eMule.
Other users will only be able to connect to you with the help of a server, resulting in a low ID for you. While eMule still works, this will give you several disadvantages. Therfore it is highly recommended to solve this problem.

 

How to resolve port problems... Something is interfering with your network communications. There are two main reasons for this:

If you are using a firewall, ensure that your firwall don't block the required ports! You might need to set a rule to allow the ports to be available.
If you use a router, make sure that your router forwards the required ports to your local IP!

You can find more details and guides here in the online help.




Ou seja a minha ligação TCP não está a ser aceite ou a ser reconhecida e anteriormente mostrava um visto a verde com tudo ok.
Será que tenho de reconfigurar tudo outra vez?

Algo se passou que voltou a fechar as portas referentes ao emule. Tens de ver no teu router se estão abertas ou correctamente configuradas. Eu no meu só tenho de fazer uma vez e fica para sempre, por muitas vezes que a ligação possa cair.
Verifica também a firewall do windows, que pode estar, por qualquer motivo, a bloquear essas portas.


Há ainda outra coisa que acho estranho: O Programa eMule no canto inferior direito tem um icón de um globo com duas setinhas e logo a seguir diz:eD2K:Ligado|KAD:Ligado(ou deslidado consuante for o caso), quando o programa está desligado as setinhas estão vermelas, quando se está mais ou menos ligado elas estão amarelas e quando se é membro e está ligado a 100% as duas setinhas estão ambas verdes, correcto? Pois bem ontem e  hoje até ter sofrido o corte  essas setinhas estavam ambas verdes, depois do corte, uma ficou verde e a outra amarela(a do KAD), porque será? O que devo fazer para elas voltarem a ficar ambas a verde?

Note: Na janelinha onde aparece a informação (a minha informação) diz que eu tenho um eD2K   High ID, o que segundo li é bom.

Amarelo indica lowid, mas é estranho que tenhas highid com portas fechadas... algo se passa aí de estranho. Verificaste se tens a rede kad para ligar automaticamente e se está ligada?

Outra duvida que tenho é a seguinte:
Depois de fazer o download completo de um ficheiro normalmente deixo-o ficar na pasta de origem (icoming) mas como o disco já estava muito saturado resolvi mudar todos os ficheiros para um disco externo, será que a setinha e a velocidade de download mudaram por causa disso? Se sim o  que me aconselha a fazer: Deixá-lo na pasta do eMule (icoming) ou retirar o ficheiro para um disco externo?
Pergunto isto porque no utorrent assim que se saca um ficheiro completo o programa começa logo a "semeá-lo", no eMule parece-me que não, estou correcto?
Já agora qual é a diferença e os benificios que possa ou não ter entre deixar ficar o ficheiro na pasta icoming ou retirá-lo?

obrigado  :hand:

Não, a questão das pastas não interfere em nada com o emule. Desde que as tenhas partilhadas, o emule trata-as de forma igual. A única coisa que acontece é que se alterares a posição da pasta ele terá de recarregá-la novamente, o que leva algum tempo. Fora isso, tudo normal.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

corpina

  • pt

  • Registo: 20 Mar, 2011
  • Membro: 20336
  • Mensagens: 147
  • Tópicos: 11

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #7 em: Sexta, 30 de Março, 2012 - 19h04 »
Obrigado pela ajuda.

É assim: Aquela coisa das setinhas eD2K:Ligado|Kad:Ligado voltou ao normal e as setinhas estão ambas a verde novamente

A Questão da firewall fui agora verificar e lá onde diz eMule tem um visto a verde (privado) em publico o quadradinho não tem nada o que quer dizer que a firewall não está a bloquear nada, quando testo as portas do emule  dá tudo ok:

Please wait while the ports of your eMule are being tested... 




Testing IP: 000.000.000.00 (000.000.000.00)            ----------------Aqui estão outros dados fui eu que meti tudo a zero



Starting TCP connection test...

TCP test successful.

Now testing UDP...
Sending UDP packet...
Waiting for result...
UDP test successful.




Connection test finished.

--------------------------------------------------------------------------------

Results in detail:




Both port tests were successfully finished. Happy eMule'ing!


O que quer dizer que agora aqui também está tudo ok.

Nas perferências tenho:
Download: 500
Upload: 50

Já tive 300/20, 300/50, 300/100, enfim já testei vários valores no entanto o que se tem portado melhor é o 500/50, so que na maioria do tempo a capacidade a que faço o download é inferior aquela a que faço upload.

Downloads em simultaneo raramente estão mais de 10, embora eu nas opções limite de ligações lá tenha 100.

Eu seu que o eMule tem uma função que controla o Racio enviado/recebido, no entanto acho estranho eu estar a dar a 50 e a receber a 30, 40, e de vez em quando lá chega aos 100, mas só quando não tenho mais nada ligado, já testei a net e ela está ok, tenho internet a 24 Megas, com links http consigo fazer download à mesma velocidade que fazia antes de instalar o eMule, por isso tenho quase a certeza que ninguém está a "mamar" na minha net.

Outra coisa que acho estranha é o seguinte: Hoje subi aqui umas ligações do forum entre elas (grandes portugueses), reparei que as fontes embora sejam poucas a velocidade está mais ou menos igual a outras ligações em que tenho 20, 30 ou mais fontes, será das fontes ou tem a ver com a minha máquina?

Por fim e para ver se não o chateio mais diga-me uma coisa:

Neste momento eu tenho em lista cerca de 500 ligações para sacar, a maioria coloquei-as em modo de (parado) e umas 50 em modo de espera, destas 50, 10 estão a sacar(por vezes deixam de sacar umas e sobem outras mas isso eu já vi que é normal).
Na Secção de Partilha estão 108 ligações, já tentei colocar menos mas pelo que vejo isso é o programa que controla, ou será que posso fazer algo?

Também gostaria de saber qual é o numero mais aconselhável de ligações activas que devemos ter tanto para downloads como para uploads?

Por fim se souber gostava que o amigo me informe do seguinte: Quando eu configurei o eMule pela primeira vez meti o meu ip, a mascara de rede e também os DNS o meu fornecedor de internet, no entanto e depois de uma intensa busca vi que o mesmo operador tem vários DNS e que uns trabalham melhor do que outros, o que eu queria saber é se eu colocar outros DNS o eMule aceita sem ser preciso reinstalar ou configuram mais nada?

Desculpe estar a ser chato mas como pode ver estou a dar os primeiros passos no eMule. 

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #8 em: Sábado, 31 de Março, 2012 - 15h57 »
...no entanto acho estranho eu estar a dar a 50 e a receber a 30, 40, e de vez em quando lá chega aos 100, mas só quando não tenho mais nada ligado

Não é estranho, é assim mesmo. Umas vezes, tiras mais, outras vezes, dás mais. Chama-se "partilhar". ;) Mas podes controlar melhor o teu upload. Eu, por exemplo, tenho cerca de 80 kb/s e abro o slot a 35. Mas vai testando e vendo como corre melhor para ti.

Outra coisa que acho estranha é o seguinte: Hoje subi aqui umas ligações do forum entre elas (grandes portugueses), reparei que as fontes embora sejam poucas a velocidade está mais ou menos igual a outras ligações em que tenho 20, 30 ou mais fontes, será das fontes ou tem a ver com a minha máquina?

Tem a ver com a forma como essas fontes têm os ficheiros partilhados. Podem ter mais velocidade de upload ou ter os ficheiros em maior prioridade de upload. Como te disse, há vários factores que podem influenciar.

Por fim e para ver se não o chateio mais diga-me uma coisa:

"ver se não te chateio" e "diz-me uma coisa"

Neste momento eu tenho em lista cerca de 500 ligações para sacar, a maioria coloquei-as em modo de (parado) e umas 50 em modo de espera, destas 50, 10 estão a sacar(por vezes deixam de sacar umas e sobem outras mas isso eu já vi que é normal).
Na Secção de Partilha estão 108 ligações, já tentei colocar menos mas pelo que vejo isso é o programa que controla, ou será que posso fazer algo?

Na janela de transferências, não vejo motivo nenhum para se colocar ligações em modo parado. Se fizeres isso, está a bloquear a possibilidade de sacares esses ficheiros. Só em situações muitíssimo raras o faço.
Com "Secção de Partilha" queres dizer a janela de upload, onde mostra o que estão a sacar de ti? Se sim, podes controlar, mas não com esse mod de emule. Vê se tens alguma opção nas "opções" que diga algo do género "NAFC Full Control". Se tiveres, activa-a e vê o que acontece.


Também gostaria de saber qual é o numero mais aconselhável de ligações activas que devemos ter tanto para downloads como para uploads?

Eu ponho o número mais alto possível. Quanto mais ligações, mais probabilidade tenho de sacar o ficheiro mais rápido.


Por fim se souber gostava que o amigo me informe do seguinte: Quando eu configurei o eMule pela primeira vez meti o meu ip, a mascara de rede e também os DNS o meu fornecedor de internet, no entanto e depois de uma intensa busca vi que o mesmo operador tem vários DNS e que uns trabalham melhor do que outros, o que eu queria saber é se eu colocar outros DNS o eMule aceita sem ser preciso reinstalar ou configuram mais nada?

Hmmm... eu não tive de fazer nada disso, mas nada como experimentar. Palpita-me que nada muda, mas não te sei dizer ao certo.


Desculpe estar a ser chato mas como pode ver estou a dar os primeiros passos no eMule. 

Não estás a ser chato, acredita que estás a ensinar muita gente com as tuas dúvidas. ;)
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

Felipe.NS

  • Doador
  • br

  • Registo: 16 Mai, 2012
  • Membro: 29901
  • Mensagens: 685
  • Tópicos: 42

  • : 9
  • : 3

  • Revolução Científica
Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #9 em: Quinta, 07 de Junho, 2012 - 03h46 »
Qual é o mais rápido de todos os programas de Torrent?
Curta a página REVCIEN: https://www.facebook.com/revcien

sdmarcial

  • br

  • Registo: 24 Mai, 2012
  • Membro: 30067
  • Mensagens: 60
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #10 em: Quinta, 07 de Junho, 2012 - 04h13 »
Qual é o mais rápido de todos os programas de Torrent?
Felipe, já usei vários e, de tempos em tempos, alguma versão pode ser superior a outra. Mas, de muito tempo para cá, tenho usado o uTorrent, que é bastante leve, tem constantes atualizações e um bom fórum para suporte. Como o programa é muito difundido, todos os firewalls o reconhecem facilmente e as portas de comunicação podem ser liberadas sem complicações. Tem boas configurações alternativas de segurança, também. Mas usuários de outros programas, principalmente o BitTorrent, que é o "pai" do uTorrent, podem também opinar e ajudá-lo nessa escolha.
« Última modificação: Quinta, 07 de Junho, 2012 - 04h14 por sdmarcial »

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 438
  • Tópicos: 4 604

  • : 71
  • : 745

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #11 em: Sexta, 08 de Junho, 2012 - 19h07 »
Obrigada, sdmarcial, pela ajuda! Por esclarecer!
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?

corpina

  • pt

  • Registo: 20 Mar, 2011
  • Membro: 20336
  • Mensagens: 147
  • Tópicos: 11

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #12 em: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 08h30 »
Qual é o mais rápido de todos os programas de Torrent?



Caro amigo neste momento tenho instalado nos meus PCs o uTorrent e o eMule e tenho a dizer que ambos podem ser excelentes ou péssimos (dependendo das fontes capacidade da internet etc.). já tive outros programas do género instalados mas na minha opinião o uTorrent é o mais eficaz mas tal como a esmagadora maioria dos programas desse género dependem muito da disponibilidade das ditas fontes que como deve calcular em documentários são muito fracas, eu até à bem pouco tempo era muito céptico em relação ao emule uTorrent etc. mas como os links http cada vez estão mais complicados resolvi dedicar-me mais a outro tipo de ferramentas, outro motivo que me levou a optar por usar o emule é a imensa variedade de informação que só no emule se consegue arranjar mas claro está essa opção fica ao critério de cada um, possivelmente há programas que servem mais e melhor a uns do que a outros cada um deve experimentar para saber qual é o mais indicado para si, no entanto resolvi relatar-lhe a minha experiência em relação a esses dois programas, aqui vai:


eMule: É um programa um pouco difícil de instalar e configurar correctamente no entanto no fim de estar devidamente configurado pode tornar-se a "ferramenta eleita", digo isto porque foi o que se passou comigo, antes era um pessimista e até muito critico em relação a esta ferramenta mas agora passado pouco mais de um Mês de estar a trabalhar com ela é a minha preferida, actualmente faço downloads com o emule à velocidade que fazia com links http e falo em fazer downloads à mesma velocidade durante 24 horas 7 dias por semana, mas como já disse atrás para isso o emule tem que ser devidamente configurado (portas do router abertas, DNS do fornecedor de internet instalados etc., etc.), aconselho-o a ir ao youtube e a procurar manuais de como se deve instalar correctamente o emule, mas não se esqueça de procurar manuais que sejam inerentes à marca do seu router porque há manuais que funcionam bem nos routers de uma marca mas em marcas diferentes já não o fazem.

uTorrent: É um programa de simples instalação, muito leve, normalmente assim que se instala ele próprio abre as portas do router e faz todas as configurações necessárias, quando há boas fontes tem uma capacidade de download muito alta (normalmente utiliza toda a capacidade existente), mas quanto a mim peca e tem um grande defeito que é transversal a todos os programas de Torrents, se reparar há muitas poucas fontes de Torrents (falo de documentários), penso que este lamentável facto se deve à realidade de que muita gente depois de "sacar" o que pretende desliga ou apaga imediatamente a partilha, isto poderia ser resolvido facilmente se a Team uTorrent fizesse o que fez a Team do emule ou seja: criar um rácio de download/upload, penso que só assim se conseguirá fazer com Torrents o que se faz com a mula.

sdmarcial

  • br

  • Registo: 24 Mai, 2012
  • Membro: 30067
  • Mensagens: 60
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #13 em: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 10h09 »
Caro Corpina, Felipe, e amigos.
Do e-Mule, alguém que pode falar com muita propriedade é o Fraga, por isso ele, e qualquer outro, por favor corrija-me no que for necessário.
Usei o eMule durante muito tempo, anos, e embora em muitas vezes ele seja excelente, sempre me deixou sem paciência a necessidade de atualizar os servidores fazendo a troca do server.net. Fazia alguns meses que eu não abria o meu eMule, mas quando me registrei aqui no docsPt, vi que usavam prioritariamente servidores http e eMule.
Servidores http deletam constantemente arquivos, e até contas, por causa da "caça às bruxas". Outro motivo para muitos deles deletarem arquivos é a ociosidade; se o arquivo não é acessado determinado nº de vezes em tal tempo, tchau. Além disso, sem uma conta premium, a velocidade máxima que consigo é de 200 Kbps; quando a consigo, comemoro, abro até champanha.
Como eu disse, quando entrei para o docsPt tirei a poeira do meu eMule; embora eu não o usasse há apenas uns 3 meses, precisei trocar o server.net porque nenhum servidor rodava. No site do eMule peguei 5 servers, mas deles, somente um funcionou bem. Funcionar bem começa quando o programa tem sucesso em fazer o download dos servidores para o programa, o que, muitas vezes não acontece. Depois o programa aciona os servidores baixados atualizando-os. Então, embora eu já tivesse o programa instalado e perfeitamente configurado, ainda levei mais 1/2 hora resolvendo essas questões. Depois vem o problema de se, dentre os servidores disponíveis, os arquivos que você vai baixar serão rastreados com maior ou menor sucesso. No meu caso, ainda não baixei nada daqui pelo eMule; os arquivos com sucesso na comunicação chegaram a, no máximo, 110 Kbps. Leve-se em conta que, para um principiante, a configuração e aprendizado do programa é razoavelmente complexa.
Para p2p prefiro o uTorrent, como já mencionei. Mesmo um usuário inexperiente costuma se virar muito bem com a instalação, pois restrições ou conflitos normalmente são avisados pelo próprio Windows. Mesmo as suítes de segurança com firewall reconhecem esse programa e perguntam ao usuário se isto ou aquilo deve ser desbloqueado, permitido. Um novato só precisa mesmo aprender como melhorar a segurança, algumas sintonias finas, porque o programa oferece muitas alternativas de controle. Mas se o programa for instalado e deixado em sua configuração padrão (caso de um usuário novato, por exemplo), qualquer torrent "saudável" carregado no programa vai começar a baixar o arquivo imediatamente. Como não uso esse tipo de tarefa em ambiente Linux e Apple, não posso opinar nesses casos. E a velocidade.. ora, com um bom torrent (como ainda ontem à noite com o ótimo "The Soviet Story"), eu baixei a 600 Kbps.

Sobre o problema da disponibilidade dos arquivos na rede, o problema básico é o mesmo, mencionado por corpina: existirem usuários partilhando. A solução de restringir a velocidade/disponibilidade ao usuário de acordo com um ratio (proporção entre o que descarregou e o que carregou - download/upload), existe no eMule e também em sites privados de Torrent. Então se o cidadão só suga (os "leechers") e não dá nada de volta, ele fica bem restrito. Mas na net aberta não existe essa imposição de ratio, e um usuário com ratio muito baixo vai ter o mesmo sucesso que qualquer outro. Com essa diferença de estratégia entre um sistema e outro, o raciocínio de corpina faz sentido, mas não se realiza. A quantidade de bytes disponibilizados na rede por torrents é milhares (milhares mesmo!) de vezes superior aos do eMule. Assim, num sistema livre, darwiniano, os melhores, ou ainda, os mais populares torrents sobrevivem saudáveis por muito tempo. O papel dos servidores do eMule é feito pelos trackers, e há vários sites muito bons colocando todos os dias torrents com vários e bons trackers na rede. Bons sites de torrents indicam quantos "seeds" e "peers" existem para aquele torrent, e alguns desses sites disponibilizam a atualização, em tempo real, dessa informação. E, ainda por cima, há os sites especializados na busca desses torrents, como o Isohunt,  Torrent Reactor, Torrenz Search Engine, BitTorrentMonster, etc. Dentro do próprio uTorrent, e do BiTorrent, há algumas dessas ferramentas de busca, e o usuário pode escolher uma a seu critério.
Essa liberdade "selvagem" de baixar o que quiser sem se preocupar com ratios, aliada à leveza e melhor arquitetura dos programas para torrent, acaba por fazer desse sistema o de maior sucesso de bom tempo para cá. Vou dar crédito à observação de corpina e insistir mais tempo no uso do eMule por conta dos documentários, pois nunca prestei atenção especificamente nesse particular. No quadro geral da soma entre séries, filmes e documentários, a diferença que percebi era tão grande que encostei a mula na sombra. Vou, a conselho do amigo, dar mais umas voltas com ela só no mundo dos documentários, que pode mesmo ser uma realidade paralela.
« Última modificação: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 10h10 por sdmarcial »

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 586
  • Tópicos: 2 524

  • : 300
  • : 273

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #14 em: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 13h11 »
Waw, isso sim foi uma aula! Vejo que essa semana toda terei que me dedicar a entender cada linha que foi aqui mencionada! Muito boa a idéia do tópico, me esclareceu muitas dúvidas! Sou apaixonado pelo uTorrent, mas gostaria de ir aos poucos tentando entrar nesse mundo do emule.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

nagol

  • br

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1864
  • Mensagens: 3 605
  • Tópicos: 354

  • : 3
  • : 16

  • Foto da criadora do site Sci-Hub
Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #15 em: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 13h23 »
Sei que aqui é sobre o emule, mas tem uma coisa que não sei fazer no uTorrent, é pegar os torrents só com o Magnet Link, eu clico e quando abre não tem arquivo nenhum, então se eu colocar para baixar, fica só o nome lá, mas não ta baixando nada. Alguém sabe resolver isso? Pelo que vi o futuro será desses links "magnéticos"
http://www.tecmundo.com.br/torrent/19444-pirate-bay-vai-trocar-a-maioria-dos-torrents-por-magnet-links-ate-29-de-fevereiro.htm

corpina

  • pt

  • Registo: 20 Mar, 2011
  • Membro: 20336
  • Mensagens: 147
  • Tópicos: 11

  • : 0
  • : 3

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #16 em: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 17h37 »
Sei que aqui é sobre o emule, mas tem uma coisa que não sei fazer no uTorrent, é pegar os torrents só com o Magnet Link, eu clico e quando abre não tem arquivo nenhum, então se eu colocar para baixar, fica só o nome lá, mas não ta baixando nada. Alguém sabe resolver isso? Pelo que vi o futuro será desses links "magnéticos"
http://www.tecmundo.com.br/torrent/19444-pirate-bay-vai-trocar-a-maioria-dos-torrents-por-magnet-links-ate-29-de-fevereiro.htm



Caro amigo vamos por partes:

1- Há links de Torrents que não são aceites pelo uTorrent
2- Há links que assim que se baixam não são imediatamente incorporados no uTorrent, quando isso acontece o ficheiro sacado fica algures no PC normalmente numa pasta que tenhamos selecionado para esse efeito, depois é preciso arrastar com o rato esse ficheiro para cima do icone do uTorrent e ele logo o assimila.
3-Há links (normalmente todos os links baixados do piratebay e do magnet-link fazem isso), que assim que se baixam são imediatamente assimilados pelo uTorrent normalmente sempre que se baixa um ficheiro desses o uTorrent è activado e abre imediatamente mesmo que não o tenhamos activo nesse momento, são esses links que o amigo diz que são aceites e ficam no uTorrent mas cujo nome, tamanho etc., não aparecem na informação do programa? Se é isso não se preoucupe porque o link está ok, se por acaso quiser experimentar faça isto: Quando lhe acontecer subir um ficheiro para o uTorrent e toda a informação dele não aparecer suspenda todas as ligações que tiver activas, depois sobre o dito link que não aparece a dita informação faça (FORÇAR INICIO), e verá que passados uns segundo toda a informação do link aparece e este começa a baixar.
4-Quando baixamos um link Torrent e ele é dos que o uTorrent aceita esse mesmo link fica com um formato de icone redondo verde e com um U (simbolo do uTorrent), se por acaso o link que baixamos ficar com outro aspecto normalmente esse link não é aceite pelo uTorrent mas isso é muito fácil de verificar, eu faço assim: Baixo o link para o meu ambiente de trabalho depois arrasto-o para cima do link do uTorrent, se o links for válido o programa aceita-o, se o links não for válido o uTorrent imediatamente diz que aquele link não lhe serve.



No que respeita a servidores do eMule eu pessoalmente só tenho 11 e não quero mais até porque há por aí muita "tralha" que não interessa a ninguém eu utilizo este    (http://www.peerates.net/servers.php), a este endereço correnpondem 11 servidores todos eles muito bons, já testei com muitos outros mas este é o que me garante maior confiança e velocidade de download, normalmente se atinge a capacidade máxima que a nossa net nos permite, na minha opinião este é o melhor endereço de servers para Docs, mas claro está isso pode depender muito da net que temos e de que parte do globo estamos, no meu caso estou em Portugal e garanto-vos que isto foi do melhor que encontrei ao nivel de Docs., este endereço tem ainda um filtro de IP que bloqueia muito bem todos os "vizitantes menos desejados", faltame apenas dizer que a versão do eMule que utilizo é a  (0.50a) e não quero outra, já experimentei outras versões entre elas o dreamule, o extreme e muitas outras mas com  nenhuma atinjo velocidades de download/upload que atinjo com esta, é certo que esta é um porco mais dificil de instalar, mas no fim de o fazer-mos bem feito compensa.
« Última modificação: Sábado, 09 de Junho, 2012 - 17h56 por corpina »

sdmarcial

  • br

  • Registo: 24 Mai, 2012
  • Membro: 30067
  • Mensagens: 60
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #17 em: Domingo, 10 de Junho, 2012 - 02h19 »
Bagunçamos um bocado o ótimo tópico do Fraga com o tutorial do eMule colocando discussões sobre outro tipo de programa, pelo que peço desculpas. Então, para não continuar por aqui, abri um tópico em http://www.docspt.com/index.php?topic=20018.new#new
O próprio Fraga está convidado a bagunçar lá também.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 989
  • Tópicos: 3 352

  • : 73
  • : 384

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #18 em: Domingo, 10 de Junho, 2012 - 21h30 »
Obrigado a todos pelo contributo para este tópico e em particular ao sdmarcial pela criação do tópico sobre os torrents.

De referir que para o emule funcionar, não é necessário ter uma lista de servidores, existe a rede kad que por si só chega para obter fontes e permitir pesquisas.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

sdmarcial

  • br

  • Registo: 24 Mai, 2012
  • Membro: 30067
  • Mensagens: 60
  • Tópicos: 5

  • : 0
  • : 0

Re: Tutorial de eMule (dreaMule)
« Resposta #19 em: Segunda, 11 de Junho, 2012 - 01h06 »
De referir que para o emule funcionar, não é necessário ter uma lista de servidores, existe a rede kad que por si só chega para obter fontes e permitir pesquisas.

Isto mesmo, Fraga; a rede KAD foi até copiada pelo sistema Torrent com a rede DHT. Isso resolve o problema dos servidores/rastreadores em parte, porque, às vezes, os nós, ou peers, de que se precisa, estão muito "distantes", remotos, demandando muito tempo nas localizações. A rede KAD também requer configuração especial nos roteadores e firewall.