Secção de Documentários > Palestras / Conferências / Cursos online

Free To Choose (1980)

<< < (2/4) > >>

nagol:
Valeu por postar no fórum! Acho muito interessante que esse tipo de material esteja sendo traduzido também, isso é algo novo, pois o "outro lado dessa moeda" vamos dizer assim, a muito tempo é mais atuante e a web está abarrotada de coisas traduzidas em português.

O libertarianismo.org e outros sites do tipo que estão aparecendo fazem um excelente trabalho. Só melhoram o debate com mais ideias...

randalf:

--- Citação de: Alexa em Domingo, 11 de Novembro, 2012 - 15h31 ---
Milton Friedman pensava a Economia (liberdade, riqueza) mas ignorava a Ecologia (responsabilidade, sistema).


--- Fim de Citação ---
Desculpa ... ele ignorava a responsabilidade? Não entendo essa da responsabilidade. Ele queria liberdade e queria também responsabilidade. Aliás, ele criticava o estado actual devido exactamente à falta de responsabilidade (pelo facto de ser imposto). E em termos ecológicos, não existe melhor forma para preservar o ambiente do que a propriedade privada sem interferências do governo.

Alexa:
Aposto que você não deve ser Economista. Um economista sabe que esta é uma questão-chave da disciplina, um certo desenvolvimentismo dogmático que ficou apartado da consciência ecológica mais ampla. Foi nesse sentido que me referi à falta de responsabilidade, até porque na década de 70, inicio dos 80, a Ecologia estava "nascendo", certo?

O argumento sobre propriedade privada é só meia-verdade, né, porque pensar em Sustentabilidade é muito mais que preservação.

Seria insano pensar que a Economia extremamente monetarizada, que nos acostumamos a chamar genericamente de Mercado, possa se autoregular ao ponto de ter limites, ou não gerar bolhas. Não se esqueça que o Planeta tem limites!

Olhar o Mercado [financeiro] sem reconhecer que o mesmo professa seu credo na maximização do lucro no menor prazo, é apostar que a sociedade possa transicionar a partir da vontade de uma minoria acostumada a se beneficiar de tudo isso.

Vivemos a emergência do Bottom-Up, certo? O recurso da greve geral, que hoje parou vários países da Europa, indica o que? Que o modelo está fluindo?

legolax:
Se virem o documentário "Collapse" com o Michael Ruppert constatam que o estado actual das coisas foi previsto acontecer há mais de 30 anos. Se fizerem uma analise profunda ao sistema de livre iniciativa também chegam lá. Era bom ver agora a mesma coragem que condenou Marx e o Comunismo, condenar Friedman e o Capitalismo.

Alexa:
A grande verdade é que filosofias do tipo "never ending growth", "crescer o bolo para depois distribuir" são esquemas ponzi, místicos. Serviram para justificar uma suposta assimetria "natural" norte-sul, turbinada por colonialismos, escravidão e outros regimes.

Ainda que tenha seu espaço-tempo definido, e se mantido firme no inconsciente coletivo, hoje, para além das ambições industriais, eu pergunto: será que ainda alimenta um juízo crítico mais refinado? Creio que precisamos de alternativas. E já!!!!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa