Autor Tópico: Torrent do próprio DocsPt  (Lido 2406 vezes)

Francoorp

• br

• Registo: 12 Ago, 2011
  • Membro: 23507
  • Tópicos: 5

• : 0

• Blog do Francoorp
Torrent do próprio DocsPt
« em: Segunda, 30 de Abril, 2012 - 15h13 »
Seguindo a orientação do colega Nagol, abro esse topico para sugerir um modelo de torrents que conheço bem na internet, e tem nada a ver com os sitios comuns desse tipo de arquivo como o Piratbay ou Open Torrent!

Vendo que o meu primeiro torrent postado por aqui deu errado devido ao tracker que se deve definir na hora da criação do file, deixo a sugestão ao DOCsPt para fazer seu próprio tracker para colocar nos torrent dos colegas do fórum... existe um fórum italiano que ja faz isso, é o TNT Village, e deixo abaixo o link para consultas, notar que o tracker deles é SOMENTE DELES e de ninguém mais, se colocar esse tracker em um torrent que esteja fora do fórum ele não funcionará, e dará erro de registro... assim somente os videos que forem cadastrados no fórum poderão ser compartilhados em sistema torrent do próprio fórum.

Link TNT VILLAGE:

http://forum.tntvillage.scambioetico.org/index.php?showtopic=48597

Valeu!

FPMMG

• br

• Registo: 29 Fev, 2012
  • Membro: 28354
  • Tópicos: 0

Re: Torrent do próprio DocsPt
« Resposta #1 em: Terça, 01 de Maio, 2012 - 04h20 »
Tudo que agrega qualidade, é bom!!! :good: :ok:

Web-Man

• Administrador
  • pt

• Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Tópicos: 678

• : 4
  • : 43

• Portugal
    • DocsPT
« Resposta #2 em: Sexta, 04 de Maio, 2012 - 12h59 »
Francoorp, desde já obrigado pela sugestão.
Alguns dos documentários aqui partilhados no docsPT já tem a opção de download por torrent, o que acontece em muitos casos é que depois do download feito, desligam e não partilham mais. Muitos dos torrents aqui partilhados estão no Piratebay por exemplo, e mesmo lá, no maior tracker do mundo, não possuem muitas sementes, quando mais aqui, apenas na nossa comunidade. A criação de torrents e partilha aqui no docsPT é sempre bem vinda, no entanto, neste momento, o staff do docsPT está mais inclinado a recuperar os documentários que se "perderam" com o Megaupload, além do que, a criação de um tracker traria outros problemas logísticos.
Tentamos de todas as maneiras agradar a quem procura informa-se e conhecer novas visões, e de momento, a maneira mais fácil que temos para atingir o maior numero de pessoas é através de partilha de ficheiros por HTTP. No entanto, agradecemos imenso quem quiser partilhar por outras formas, são todas bem-vindas, basta responder no tópico do documentário.

Obrigado mais uma vez pela sugestão e espero que o nosso ponto de vista seja compreensível.

1v0live

• Arquivista
  • pt

• Registo: 02 Jul, 2025
  • Membro: 67242
  • Tópicos: 8

• : 1

« Resposta #3 em: Segunda, 07 de Julho, 2025 - 23h15 »
Caro @Web-Man , desculpe mas penso que houve aí um mal entendido. O que o Francoorp falou sao trackers privados onde uma comunidade fechada partilha os proprios torrents. Nao é a mesma coisa que postar um link de um torrent de um tracker publico como o PirateBay por exemplo, mesmo que esse torrent tenha sido posto por um utilizador do docsPT.
E aliás o que acontece nos trackers privados é que os torrents nao morrem tao facilmente pois é do interesse de todos os que sao membros do respectivo tracker, ou no minimo dos membros activos e que estao a zelar para a continuidade da comunidade. E depois também há beneficios / prémios etc para motivar a partilha.
Já passaram muitos anos desde que este tópico foi falado e as coisas nao se alteraram nesse sentido mas também na minha opiniao era uma melhor maneira de garantir a continuidade de partilha dos filmes, já para nao falar que é muito mais prático fazer download de torrents. Eu estava para iniciar um tópico semelhante mas estava certo de que essa discusaso já teria sido iniciada e depois de muito procurar lá encontrei. Pena nao ser uma realidade mas também estou ciente da complexidade de mudar toda uma infraestrutura para tracker privado.

« Última modificação: Terça, 08 de Julho, 2025 - 00h57 por 1v0live »

VitDoc

• Moderador
  • Tradutor
  • br

• Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Tópicos: 3 213

• : 409
  • : 325

« Resposta #4 em: Terça, 08 de Julho, 2025 - 01h56 »
Acredito que essa ideia já foi proposta e discutida, contestada e defendida, em outros tópicos para além deste, ou foi pelo menos abordada em conversas informais com outros membros da equipa. Naquela altura, ainda havia uma relativa diversidade de servidores para a hospedagem dos ficheiros, portanto, é compreensível que a ideia não tenha conquistado momentum na ocasião.

Hoje em dia, porém, estamos diante de novos tempos, que podem exigir novas medidas. Fomos testemunhas do desligamento do RARBG e, potencialmente, do Kolibka, e acompanhamos a limpeza de dados nas contas do Uloz. Ainda restam opções, é bem verdade, mas cada vez mais restritivas e menos confiáveis.

Sou de pensar que o TLG, embora pareça uma solução incrível, dá muito na vista e possui alguns canais com conteúdos e condutas claramente passíveis de judicialização. Essas situações, embora totalmente alheias ao mundo dos documentários, podem dar azo a decisões abrangentes de cerceamento de acesso, o que é claramente desconfortável.

Dito isso, a proposta do tracker privado é mesmo interessante e acredito que há aqui vários que a defendem, inclusive eu mesmo, mas acredito que deve ser pensada como um mecanismo secundário de acesso aos ficheiros, nunca primário, por vários motivos, curiosamente muito mais ligados às próprias especificidades da partilha privada do que à inevitável subida nos custos de manutenção do fórum.

São coisas que vão desde a padronização dos clientes torrent com acesso permitido à plataforma até à criação de sistemas de pontuação/bonificação para o estímulo da partilha e de punição/suspensão de downloads pelo mau uso do sistema. É um ambiente extremamente complexo e penso que 95% dos utilizadores do fórum abdicariam do uso ainda na primeira semana.

"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Web-Man

• Administrador
  • pt

• Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Tópicos: 678

• : 4
  • : 43

• Portugal
    • DocsPT
« Resposta #5 em: Terça, 08 de Julho, 2025 - 06h06 »
Caro @Web-Man , desculpe mas penso que houve aí um mal entendido. O que o Francoorp falou sao trackers privados onde uma comunidade fechada partilha os proprios torrents. Nao é a mesma coisa que postar um link de um torrent de um tracker publico como o PirateBay por exemplo, mesmo que esse torrent tenha sido posto por um utilizador do docsPT.
E aliás o que acontece nos trackers privados é que os torrents nao morrem tao facilmente pois é do interesse de todos os que sao membros do respectivo tracker, ou no minimo dos membros activos e que estao a zelar para a continuidade da comunidade. E depois também há beneficios / prémios etc para motivar a partilha.
Já passaram muitos anos desde que este tópico foi falado e as coisas nao se alteraram nesse sentido mas também na minha opiniao era uma melhor maneira de garantir a continuidade de partilha dos filmes, já para nao falar que é muito mais prático fazer download de torrents. Eu estava para iniciar um tópico semelhante mas estava certo de que essa discusaso já teria sido iniciada e depois de muito procurar lá encontrei. Pena nao ser uma realidade mas também estou ciente da complexidade de mudar toda uma infraestrutura para tracker privado.

Obrigado por teres pesquisado sobre o assunto e por o teres trazido com o contexto em que foi discutido há 13 anos. Acho que é com este olhar alargado sobre a linha temporal dos temas que podemos tomar melhores decisões.

É sempre um prazer para mim falar sobre estes assuntos relacionados com métodos P2P.

O @VitDoc já abordou pontos muito importantes e que estou de acordo.

Indo direto ao assunto, criar um tracker e tornar-se o centro de toda essa operação, fazendo com que todas as ligações estejam associadas ao projeto, neste momento não parece viável para o docsPT. Isso colocaria em risco a própria existência do projeto devido às tentativas recorrentes de desligar, por vários meios, este protocolo de partilha. Falo, por exemplo, de ações judiciais ou ataques informáticos porque é muito fácil atacar estes sistemas vistos que têm que estar muito mais abertos.

Além destes fatores, há também a questão financeira, pois os custos mensais aumentariam várias vezes em relação ao valor atual. Relembro que o site nunca teve qualquer tipo de publicidade, mantendo-se sempre com zero por cento de anúncios.
O tempo, segurança, dinheiro e recursos técnicos constantes, levaria a um burn-out relativamente rápido.

Atualmente, é possível criar torrents que não sejam públicos e não precisem de registo. Existem trackers que permitem essa funcionalidade, como por exemplo o
Código: [Selecionar]
udp://tracker.openbittorrent.com:80Se, no momento da criação, não ativarmos a partilha por DHT nem enviarmos o .torrent para qualquer tracker público, o ficheiro nunca será encontrado na rede, mas será possível estabelecer ligação com quem tiver o ficheiro .torrent.

A implementação de rácio nos trackers privados é interessante, mas quando falamos de assuntos nichos, em que não existe um largo número de utilizadores em massa, o assunto é bem diferente. O que eu vejo nos trackers pequenos que uso, é que é extremamaente dificil ter um rácio positivo, porque existe pouca gente a fazer o download dos ficheiros em especificos que estou a semear, na altura em que estou a semar, o que levaria muito tempo até ter alguns GB de upload que me permitam fazer mais GB de download. Vejo aqui um entrave a quem for mais leigo no assunto, e um grande entrave a quem agora chega e precisa/quer o documentário.
Existem outros beneficios nos trackers privados como o hit-and-run e o controlo de quem só faz download, mas como o docsPT é um projeto em que para já está aberto a novos registos (e tentaremos que assim seja para todos terem acesso ao conhecimento), prevejo que a criação de novas contas fintaria qualquer tentativa de controlo.

Desde a sua criação, o docsPT já testemunhou o desaparecimento de 99% dos trackers que existiram ao longo do tempo, assim como de outros métodos de partilha como o eMule (ed2k), gnutella, DC++ e outros. Arriscaria dizer que é talvez um dos espaços de partilha de links mais antigos de Portugal e Brasil em funcionamento contínuo, se não mesmo o projeto público mais antigo.

É precisamente esta forma de funcionamento que tem permitido ao docsPT continuar ativo. O facto de cada utilizador ter a liberdade de partilhar utilizando métodos externos ao projeto torna o docsPT mais resiliente e duradouro.

É também evidente que, ao longo do tempo, sempre que se partilha um ficheiro por torrent há quem peça por HTTP, e quando se partilha por HTTP há quem peça por torrent.

Para mim, como arquivista, o mais importante é que o documentário esteja disponível para partilha. Estamos sempre disponíveis para ajudar a obter o documentário, caso a pessoa não esteja familiarizada com o protocolo usado, seja ele qual for. Acredito que nunca ficou nenhuma mensagem sem resposta nesse sentido.