Autor Tópico: Aurora  (Lido 1436 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

bg_lx

  • pt

  • Registo: 27 Jun, 2008
  • Membro: 1313
  • Mensagens: 20
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Aurora
« em: Quinta, 08 de Novembro, 2012 - 14h48 »
Vi o agora o 1º Capitulo da série Aurora, que (penso) ter sido feito pelo movimento zeitgeist portugal e que (penso) ser o "zeitgeist tuga".

É um documentário feito à imagem do zeitgeist, com a mensagem a ser difundida enquanto as imagens a acompanham e exemplificam. Tem alguns efeitos "giros" e utiliza imagens portuguesas, contund,o a mensagem pouco ou nada passa por Portugal centrando-se mais no sistema bancário internacional.
A narração aproxima-se do zeitgeist mas quem a fez não conseguiu manter o tom objectivo e "mecânico" que caracteriza o original. Pelo contrário, percebi entoações na voz que notavam descrença, escárnio e até desprezo pelo factos que relatava; o que (para mim) não seria problema desde que fosse esse o tom escolhido. Só não gostei de terem ficado pelo meio termo.

Quanto à mensagem em si... . É muito superficial, sem rigor científico e, por omissão, induz o espectador em erro. Se a série tiver sucesso talvez alguém "desmonte" os argumentos que são utilizados. Por mim, passei grande parte da 1/2 hora a dizer "não é bem assim", "não é só isso", e, principalmente, "Não é assim tão simples !".

Eu até simpatizo com o movimento e aponto vários erros na actual ordem mundial, mas (na minha opinião) se o que se pretende é a consciencialização das massas para que exijam uma nova ordem mundial, isso passa, em primeiro plano, pela educação das mesmas quanto ao verdadeiro funcionamento do sistema, coisa que, a meu ver, este documentário não faz; pelo contrário, sob a capa de educação "estupidifica" as pessoas. Que coisa boa pode vir daí ?

De qualquer forma saúdo esta produção nacional.
« Última modificação: Quinta, 08 de Novembro, 2012 - 20h54 por ibbins »

bg_lx

  • pt

  • Registo: 27 Jun, 2008
  • Membro: 1313
  • Mensagens: 20
  • Tópicos: 8

  • : 0
  • : 0

Re: Aurora
« Resposta #1 em: Sexta, 09 de Novembro, 2012 - 18h02 »
Vi o 2º capítulo da série Aurora e, confirmo, é desta autoria :[url http://www.zeitgeistportugal.org/][/url].

Não o classifico como um documentário mas antes como um filme difusor de ideias políticas ou panfletário feito ao estilo telescola onde o  espectador é submetido a um discurso. Debaixo da voz aparecem algumas imagens que bem retratam a sociedade portuguesa mas, de resto, trata-se apenas de propaganda a um novo sistema ou reorganização da sociedade; suponho que mundial.

De seguida faço algumas considerações sobre a mensagem (e apenas porque encontrei o filme aqui no forum - http://www.docspt.com/index.php?topic=17963.0). Apesar desta ser uma secção para debater "os doc´s que ficaram na retina" admito que este não seja o local próprio para debater tal ideologia, medida em que desde já apresento as minhas desculpas e peço aos moderadores para apagarem o presente post. Dito isto:

É malta perigosa pessoal !
Ou são um grupo de jovens sonhadores que não pensam muito e querem mudar o mundo e vão pegar fogo a uns sofás para a Assembleia da República ou (...), já são algo mais, com seguidores, com recursos, e o perigo é mais sério.

O que podemos ver neste filme é a difusão de ideais facistas (ou comunistas, para mim vai dar ao mesmo).

O filme propõe um corte radical no sistema actual e a adopção de um novo sistema baseado nos recursos; porque a altura é a ideal para isso. Esse novo sistema iria eliminar todo o "negócio"  e tornar toda a actividade económica pública (sem iniciativa privada) com recurso a um sistema de controle informático onde o crescimento dependeria da vontade colectiva e sem o uso da moeda.

Esta "ideologia" garante que com apenas 4 horas de trabalho diário ( e descontos para a seg. social apenas até aos 41 anos) toda a gente terá o seu "poder de aquisição". Tudo controlado por um sistema informático, para não haver abusos.

Segundo esta ideologia, os os cargos decisores seriam ocupados por cientistas unica e exclusivamente pelo seu mérito. Fico à espera do 3º capítulo para ver quem nomearia os tais cientistas.

Não vou aqui analisar "ponto por ponto" a mensagem do filme, chamo apenas a atenção de que se trata de uma propaganda perigosa; Novembro de 2012, altura de crise em Portugal, na Europa e no Mundo. Fala-se da cisão da U.E., do colapso da "ordem mundial" e da reorganização do sistema. Aqui, neste forum, penso que não preciso de invocar a história para alertar dos perigos deste tipo de mensagens. Se virem o filme, perto do fim, o narrador até avisa que (e cito) "pode-se especular que assim se controla a privacidade" e "para se desfazer qualquer equivoco que este sistema é um totalitarismos científico"... . E isto digo eu: normalmente "os gajos avisam" !
(e eu que até simpatizava com o movimento; não sabia que, em concreto, era isto. agora já sei)

Só falo nisto porque a História me ensinou como as coisas começam e como acabam e porque acho que os "homens bons" (perdoem-me a presunção) se devem levantar contra a iniquidade; logo que a detectem.

Mas acabo dizendo: Viva a democracia, viva a liberdade de expressão !