Autor Tópico: Zona de Docs Portugueses  (Lido 2396 vezes)

xillyw

• pt

• Registo: 25 Dez, 2010
  • Membro: 18459
  • Tópicos: 4

• : 0

Zona de Docs Portugueses
« em: Terça, 16 de Julho, 2013 - 10h50 »
Vivas, gostaria de sugerir uma zona/secção onde estivesse os documentários portugueses, quase como um filtro dos restantes.

Abraços

FragaCampos

• Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

• Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Tópicos: 3 406

• : 81
  • : 409

Re: Zona de Docs Portugueses
« Resposta #1 em: Quinta, 18 de Julho, 2013 - 02h17 »
Olá, xillyw.

Para não me estar a repetir, dou-te a mesma resposta que dei aqui.
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

1v0live

• Arquivista
  • pt

• Registo: 02 Jul, 2025
  • Membro: 67242
  • Tópicos: 8

• : 1

« Resposta #2 em: Quarta, 02 de Julho, 2025 - 12h09 »
Boas! Sou novo por aqui, como se costuma dizer mais vale tarde que nunca. ;)

Confesso que acho um bocado estranho um site chamado docspt e com um acervo tao grande nao ter os documentários portugueses disponiveis devidamente listados. Refiro-me claro a documentários de realizadores portugueses e nao legendados ou dobrados. Era uma coisa que ia facilitar muito a pesquisa e contribuir para a utilidade do site.
Porque ainda nao foi feita uma lista na seccao das listas só de documentários portugueses? Eu se tivesse conhecimentos para tal teria muito gosto em compilar tal lista, mas claramente há aqui pessoas mais qualificadas para o fazer.

VitDoc

• Moderador
  • Tradutor
  • br

• Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Tópicos: 3 213

• : 325

« Resposta #3 em: Quarta, 02 de Julho, 2025 - 12h48 »

Confesso que acho um bocado estranho um site chamado docspt e com um acervo tao grande nao ter os documentários portugueses disponiveis devidamente listados. Refiro-me claro a documentários de realizadores portugueses e nao legendados ou dobrados. Era uma coisa que ia facilitar muito a pesquisa e contribuir para a utilidade do site.
Porque ainda nao foi feita uma lista na seccao das listas só de documentários portugueses? Eu se tivesse conhecimentos para tal teria muito gosto em compilar tal lista, mas claramente há aqui pessoas mais qualificadas para o fazer.

Olá, @1v0live . Seja bem-vindo ao nosso fórum.  :)

Primeiramente, é preciso entender que a elaboração de uma lista é algo bastante extenuante e que envolve um longo trabalho de pesquisa, e, portanto, tempo e compromisso diário. Muitos dos membros da casa atualmente ativos já estão empenhados nas suas próprias atribuições no fórum, divididas com as obrigações que temos para com as nossas vidas paralelas lá fora. Então, embarcar noutra atividade de tão grande porte parece-me improvável e inviável, no momento.

Em segundo lugar, gostaria que elaborasse o seguinte comentário.
Era uma coisa que ia facilitar muito a pesquisa e contribuir para a utilidade do site.

Atualmente, o docsPT dispõe de um serviço de tags (etiquetas) por tópico, que, embora nem sempre preenchidas pela equipa, pode fornecer precisamente o tipo de informação que você solicita, como o nome de um produtor português. Contudo, como exatamente isso "facilitaria" a pesquisa? Isso parece-me algo muito mais sectário que útil e contesto o seu benefício à comunidade em geral.

É compreensível que façamos distinção merecida a expoentes individuais do setor documental, como David Attenborough, Adam Curtis, John Pilger, Michael Mosley ou outros, mas a filosofia do docsPT nunca foi privilegiar os diretores/produtores portugueses em detrimento dos brasileiros ou daqueles de qualquer outra nacionalidade. Ainda, após mais de 15 anos de operação, é um entendimento pacificado na comunidade que o nome docsPT não significa "documentários de Portugal", e sim "documentários em português", portanto, evite ancorar a sua justificativa no nome da nossa casa.  ;)

Confesso que acho um bocado estranho um site chamado docspt e com um acervo tao grande nao ter os documentários portugueses disponiveis devidamente listados.

:hat:

« Última modificação: Quarta, 02 de Julho, 2025 - 12h53 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

1v0live

• Arquivista
  • pt

« Resposta #4 em: Quarta, 02 de Julho, 2025 - 16h20 »
Ninguém aqui falou em privilegiar ou dar destaque a realizadores portugueses em detrimento dos brasileiros. Peco desculpa se isso nao ficou claro.

Falei em lista de documentários portugueses como poderia ter falado em lista de documentários brasileiros, mas optei pelos portugueses porque é o que me diz mais respeito. O que aqui está em causa é o catalogamento dos filmes baseado no seu país de origem, tal como existe por tópico. Se eu quiser ver que documentários portugueses ou brasileiros estao disponiveis nos site entao apareceriam todos juntos. Acho que é facil de entender a utilidade de tal catalogamento. Ver esta iniciativa como um argumento sectário em vez de útil é no minimo duvidoso.

Como eu já disse, estou disposto a comecar um lista (aliás 2, tanto para os docs portugueses como brasileiros), mas nao iria conseguir fazer mais do que o que está nas seguintes páginas da wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Document%C3%A1rios_do_Brasil
https://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Document%C3%A1rios_de_Portugal

FragaCampos

• Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

« Resposta #5 em: Quinta, 03 de Julho, 2025 - 22h51 »
Olá, @1v0live.
Sê bem-vindo ao docsPT.

Não vou acrescentar muito mais ao que disse o @VitDoc, sendo que o ponto fulcral é mesmo a falta de mãos para tanto trabalho, mas compreendo a tua sugestão e acho que seria algo útil para quem procura esse tipo específico de categoria.
Curiosamente, em tantos anos de atividade, nunca tinha surgido a hipótese de atender a esse pedido específico, embora haja outros semelhantes mais centrados nas diferenças da língua, de forma mais ou menos sectária, para usar uma palavra escrita por vocês os dois.

Dito isto, esta casa, como podes ler no portal, é de todos os que queiram contribuir para ela. Assim sendo, se quiseres elaborar uma lista (ou listas) podes fazê-lo na secção apropriada.
Como podes ver, já várias pessoas contribuíram de forma espetacular para essa secção ao longo dos anos. Se estiveres disposto a fazê-lo, é só dizeres e damos-te o acesso a essa secção para trabalhares como bem entenderes.

:hand:
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.

1v0live

• Arquivista
  • pt

« Resposta #6 em: Sexta, 04 de Julho, 2025 - 12h34 »
FragaCampos, muito obrigado pela consideracao e por este site magnifico que só recentemente me despertou o interesse.
As listas vao ser a minha humilde contribuicao para este site e espero que de alguma maneira sejam uteis a quem o usa.
Dá-me entao acesso a publicar nas listas sff, quero aproveitar já o fim de semana para por maos à obra! ;)

Só uma questao: acham que deva chamar as listas de "Documentários de Portugal" tal como na wikipedia ou "Documentários portugueses" ? "do Brasil" ou "brasileiros" ?

Web-Man

• Administrador
  • pt

• Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Tópicos: 678

• : 4
  • : 43

• Portugal
    • DocsPT
« Resposta #7 em: Sábado, 05 de Julho, 2025 - 16h56 »
Bem-vindo @1v0live
É um gosto ver alguém chegar e procurar fazer o que não encontrou/existe!

Parece-me uma lista interessante, e já definiste que o teu critério para já é de realizadores portugueses. Deixo aqui também em consideração outros possíveis critérios do que para mim também podem ser documentários portugueses, talvez para um futuro (quem sabe);

- Documentários de Portugal (tema geográfico)
Documentários cujo tema principal é Portugal, seja cultura, história, sociedade, política, natureza, etc.

- Documentários realizados por portugueses (critério autoral)
Documentários feitos por realizadores portugueses, mesmo que o tema não esteja relacionado com Portugal.

- Documentários realizados por portugueses (exclusivo nacional)(critério autoral)
Documentários feitos por realizadores portugueses, em que o tema esteja relacionado com Portugal.

- Documentários filmados em Portugal (critério territorial)
Produções cujas filmagens decorrem maioritariamente em território português.

- Documentários sobre portugueses (critério humano)
Focam-se em pessoas portuguesas, figuras conhecidas ou o "povo" em geral.

- Documentários produzidos por produtoras portuguesas (indústria)
Produções financiadas ou desenvolvidas por empresas portuguesas.

- Documentários em língua portuguesa (variante de Portugal)
Documentários falados em português europeu, mesmo que realizados fora de Portugal.

- Documentários em língua portuguesa dobrado/narrado (variante de Portugal)
Documentários narrados em português europeu, mesmo que realizados fora de Portugal, mas que tiveram a adição da narração PT-PT alterando assim a sua língua original.

E mesmo dentro destes temas, existe muitos outros critérios mistos que podem ser misturados. Seja como for, como autor da lista/compilação tens a liberdade e o apoio para essa obra!

FragaCampos

• Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

« Resposta #8 em: Domingo, 06 de Julho, 2025 - 17h51 »
Desculpa o atraso na resposta, @1v0live.
Já tens acesso à seccção. Quanto ao título, fica ao critério do autor da lista. ;)

Qualquer dúvida, já sabes.