Autor Tópico: Encontros de Interrogação (2012)  (Lido 1268 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

pp1058

  • br

  • Registo: 23 Jun, 2011
  • Membro: 22299
  • Mensagens: 470
  • Tópicos: 231

  • : 0
  • : 0

Encontros de Interrogação (2012)
« em: Segunda, 30 de Dezembro, 2013 - 20h12 »
Encontros de Interrogação 2012



[imdb]

Citar
O 7º Encontros de Interrogação propôs uma série de debates sob o tema do Risco na Literatura e teve a curadoria de Noemi Jaffe.
 O escritor e professor de línguas e literatura na Universidade de San Andrés (Argentina) Álvaro Fernández Bravo, desenvolveu uma observação sobre o tema do evento. Para além dos riscos subjetivos que autores correm no momento de escrita e exposição da obra, Bravo comenta os riscos do mercado literário: o problema do valor; o papel das editoras, do Estado e do capital privado; a revisão de noções como crítica e história e a internacionalização de culturas literárias.

Citar
Qual o Tamanho do Seu Sonho?

É importante que a linguagem e a temática literárias se dirijam a um público cada vez maior? Se a resposta for positiva, isso implica necessariamente simplificar os conteúdos? A literatura de maior elaboração formal é sinônimo de elitismo?



Citar
O Risco É Coisa de Amador?

Num mercado editorial cada vez maior e mais profissionalizado, com editoras, prêmios e festivais estabelecidos, além de grande oferta de cursos eficientes de escrita criativa, o profissional da literatura - tanto o escritor quanto o editor - pode (e deve) continuar arriscando?



Citar
Diversidade É Sinônimo de Falta de Identidade?

Parte da crítica literária atual considera que o caráter assim chamado múltiplo da literatura contemporânea brasileira não passa de um disfarce para sua falta de identidade. Onde tudo é possível e admissível, faltaria a singularidade necessária para constituir as marcas de um sistema literário. Há identidade na produção literária brasileira atual? Ela é necessária?




Citar
Como Fracassar em Literatura?

Alguém já disse que, em arte, quanto maior o fracasso, maior o sucesso. Em tempos de celebração da fama, é possível manter o sucesso de mercado e o fracasso necessário à criação? É desejável escrever sem a ideia do fracasso - no sentido pessoal, criativo ou midiático?



Citar
A Poesia e o Conto Nunca Vão Vender e Ponto Final?

Parece ser consenso entre editores e escritores que livros de poesia e de contos são publicados para constar em catálogos e para dar prestígio a ambos mais que para vender. Esse quadro é verdadeiro? Por que e como revertê-lo?



Citar
A Crítica Capitulou?

A crítica ainda é crítica? Ou seja, se ela contém a ideia de crise, é a crise que ainda a determina? No jornalismo impresso, o espaço para os ensaios de fôlego e para a crítica mais profunda diminuiu. Enquanto isso, há cada vez mais espaço na internet, mas o público que acessa essa mídia não parece estar interessado em textos mais longos. A crítica renunciou ao seu papel formador?





6 vídeos
8 horas
"O que nós queremos, o que não gostamos, o que pensamos, o que sentimos: tudo é impermanente. As palavras de elogios ou críticas são impermanentes. Todas vêm e vão. Se entendermos isso, não vamos ficar tão desorientados com os dramas da vida cotidiana."
Chagdud Tulku Rinpoche