0 Membros e 5 visitantes estão a ver este tópico.
só para deixar claro minha opinião sobre "o que é um documentário?" (antes desse tópico sumir) Para mim qualquer reality (realidade) por mais tosco que seja é uma subcategoria de documentário. Ele está documentando algo, e não são atores e ae não importa se eu gosto ou não se é puro entretenimento ou não. tem quem goste.
Então Um Reality Show não pode ser considerado um Documentário?
Os chamados reality shows entretêm as pessoas com a reação de seus participantes em apenas viverem um cotidiano ou realizarem alguma prova.
"...No Brasil, reina de um modo difuso, mas uniforme, o discurso que reivindica a não especificidade do campo não ficcional. Nele podemos encontrar embutidos alguns pilares do pensamento contemporâneo de origem pós-estruturalista. A linha mais corriqueira deste raciocínio, desenvolve-se dentro de uma postura que valoriza o desafio a normas estabelecidas. Negar o campo documentário, equivale aqui a estabelecer uma ruptura. O documentário é visto como um campo tradicional, com regras a serem seguidas. Extrapolar estas fronteiras é um atestado de inventividade e criatividade. O logro que uma narrativa ambígua, eventualmente, pode pregar no espectador, serve como modelo. É interessante notar como este tipo de narrativa encontra-se no âmago da sensibilidade estética de nossa época, provocando uma espécie de atração irrefreável sobre o movimento de análise. Uma narrativa aparentemente documentária, que termina como ficção, seria a prova da impossibilidade de uma distinção analítica clara. Discutir fronteiras e definições surge como algo ultrapassado, pois reafirma a possibilidade de um saber que desloca, do centro da arena, o recorte analítico que gira em torno de variações sobre a fragmentação subjetiva (seja na análise, seja no discurso fílmico propriamente)...... Na realidade, a abordagem analítica situa-se em um outro universo ideológico, onde a preocupação maior está localizada no estabelecimento de um mapeamento lógico-cognitivo do campo do discurso documentário. Na própria medida em que este mapeamento é creditado como possível, implicando necessariamente na afirmação de um saber, está condenada a posição desconfiada com as ambições subjetivas. O mapeamento lógico implica um saber, e este saber irá ser novamente afirmado na definição do campo documentário. Definir o que é documentário, na realidade, faz parte de uma estratégia provocativa, de conquistar espaço mexendo os cotovelos......A imagem documentária pode ser pensada a partir de estruturas recorrentes da composição imagética, em níveis distintos envolvendo:a) a produção desta imagem através do que chamamos "tomada", constituída a partir da presença de um "sujeito" no mundo sustentando a câmera (o sujeito da câmera);b) a composição desta imagem como imagem maquínica, mediada pela máquina câmera, implicando na dimensão indicial desta imagem a partir do traço do transcorrer do mundo no suporte (seja este suporte digital, videográfico ou película);c) a dimensão pragmática desta imagem, ao fundar a relação espectadorial, no modo que tem o espectador de poder "lançar-se" à circunstância da "tomada" fundada pelo sujeito da câmera..."
"... o presente artigo coloca o reality-show como um género televisivo independente, dotado de convenções muito particulares que nos permite ensaiar uma definição de género mais precisa. Relevando a centralidade do quotidiano, o movimento escopofílico e a emancipação do espectador, esboça-se uma definição que dá conta da especificidade distintiva do género televisivo “reality-show”...... Uma mudança dentro do paradigma televisivo foi logo assinalada em 1983, quando Umberto Eco dava conta de um novo estágio em que a relação entre os enunciados e os factos perdia importância face à relação entre o acto de enunciação e a recepção da mensagem (Eco, 1985). Com efeito, de uma televisão reprodutora de acontecimentos (paleo-televisão), observava-se a passagem para uma televisão (neo-televisão) que espelhava a realidade mas, em vez de recorrer a uma enunciação objectiva, distanciada e formal, era a própria voz da gente comum que a relatava na primeira-pessoa......Ora, a emergência dos programas televisivos de realidade ou reality-shows na cena televisiva contemporânea, e o seu sucesso em cativar audiências, insere-se nesta transformação do dispositivo enunciativo da televisão, um que confia mais na enunciação do que enunciado. O género reality-show é um exemplo dessa neo-televisão que fala não apenas de si própria, como também do laço empático que a liga aos seus espectadores, e daquilo que as pessoas comuns experenciam na sua rotina diária. A televisão contemporânea faz-se, assim, interpeladora do espectador, dirige-se-lhe como convidado, concorrente ou testemunha, fá-lo viajar do sofá para o ecrã. “É o sinal triunfante do acesso directo, egocêntrico e mágico. Vós sois nós, vós podeis fazer parte do espectáculo. O mundo de que a televisão fala é a relação entre nós e vós. O resto é silêncio” (Eco, 1985: 34)...... Neste artigo, pretende-se discutir a constituição do reality-show como género televisivo específico e autónomo... ... Não obstante os diálogos que se estabeleceram entre diferentes géneros televisivos, e apesar do seu carácter híbrido, o reality-show enquanto género englobante que inclui muitos formatos televisivos e sub-géneros, é dotado de alguns atributos primordiais. Nesta pesquisa, ocupar-nos-emos apenas de três, embora outros possam obviamente ser aduzidos em futuras investigações: a centralidade do quotidiano, a tendência escopofílica e a emancipação do espectador..."
não existe a componente "isto é para educar e edificar o espectador".
Documentário é um gênero cinematográfico que se caracteriza pelo compromisso com a exploração da realidade. Mas dessa afirmação não se deve deduzir que ele represente a realidade «tal como ela é». O documentário, assim como o cinema de ficção, é uma representação parcial e subjectiva da realidade.
O que eu acho é que o gosto pessoal das pessoas é que faz elas decidirem se algo é um reality ou um documentário. Veja um exemplo hipotético. 1 - BBC faz um show mostrando a vida, o dia a dia e o trabalho do Stephen Hawking em uma serie de 5 episódios...2 - Rede TV (canal tosco do Brasil) faz um show mostrando a vida, o dia a dia e o trabalho da Valeca Popozuda em uma serie de 5 episódios...Mesmo formato, mas personagens diferentes. Agora se o Hugão ae posta aqui o primeiro show garanto que ninguém diria nada e agradeceriam "pela serie documental" Agora se posta o segundo, seria um "reality" e deletado.