Autor Tópico: Help - quero tirar os hifens.....  (Lido 5208 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

arodri


  • Registo: 01 Nov, 2007
  • Membro: 106
  • Mensagens: 7
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Help - quero tirar os hifens.....
« em: Terça, 25 de Março, 2008 - 22h32 »
Desculpem se esta situação não estiver bem colocada...

A dificuldade.

Muitas das pessoas que efectuam traduções com alguma frequência colocam nas legendas, no início da linha o Hifen/Travessão, que suponho algumas vezes quer indicar Discurso Directo (?), por exemplo

2
00:00:08,555 --> 00:00:11,683
-O que está a fazer?
-Vim ver um filme com o Jimmy.


Ora aquele amaldicioado tracinho, por vezes dava jeito ser retirado, de uma forma geral, pois diminuida em pelo menos em um caractere o tamanho da linha.... (E juro que não gosto do aspecto...)

Alguém por acaso tem alguma ideia, se há algum método automático para o retirar ?

É que nas legendas tipo SRT os dois traços seguido do sinal de maior ( --> ) que separam o inicio e o fim temporal da linha impossibilitam uma substituição (pelo velho substituir por...), é que se o traço é seguido de um espaço, ainda se consegue, se não (como no exemplo acima)....é o fim do mundo

Alguém pode dar uma ajuda....
Obrigado

kirin

  • Retirado
  • pt

  • Registo: 10 Out, 2007
  • Membro: 7
  • Mensagens: 671
  • Tópicos: 21

  • : 0
  • : 0

Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #1 em: Terça, 25 de Março, 2008 - 23h30 »
Para o exemplo que deste, a substituição do word permite-te definir que só queres os que ficarem no início da linha:

Procurar: "^p-" ou "^p- "
Substituir por: "^p"

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 994
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #2 em: Terça, 25 de Março, 2008 - 23h32 »
Vamos lá ver se entendi. Queres retirar os travessões no início de frases que representem falas de dois intervenientes numa só legenda, é isso?
Eu penso que não é uma questão de estilo, mas de necessidade. Porque os travessões ajudam a "delimitar" e a assinalar a fala de cada um dos intervenientes. Mas se queres fazer mesmo isso, há uma opção no Subtitle Workshop que dá para retirar travessões no início de legendas com apenas uma linha. Tipo:

- Vou cozer as batatas.

Agora com dois travessões, um em cada linha, é mais complicado.
Se houver um espaço à frente do travessão, como no exemplo, é realmente simples, basta substituir o par travessão/espaço com o "Localizar e substituir", não colocando nada na parte de "substituir por". Quando não existe espaço, torna-se realmente mais difícil... :nah: porque ao fazer isso corre-se o risco de fazê-lo a todos os hífens existentes no resto das legendas...
A solução passará provavelmente por substituí-los "à mão"... se houver assim muitos casos desses, podes sempre recorrer ao "procurar por" e correres o abecedário todo, tipo "-A", "-B" ... "-Z" :D


Edit: Esquece, a solução do kirin é muito mais fácil e sensata :tth:
« Última modificação: Terça, 25 de Março, 2008 - 23h33 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

arodri


  • Registo: 01 Nov, 2007
  • Membro: 106
  • Mensagens: 7
  • Tópicos: 3

  • : 0
  • : 0

Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #3 em: Quarta, 26 de Março, 2008 - 19h05 »
Obrigado meu povo...
Realmente a existência de um espaço a seguir ao travessão, facilita, porque no Word, com um simples substituir, é rápido.
O problema, é como indico no exemplo em que o travessão aparece no inicio da linha, e está logo seguido de uma letra ou algarismos tipo

-O que está a fazer?

Vou experimentar os dois métodos o do caracter de controlo de inicio da linha e o do Subtitle Workshop.

Mais uma vez obrigado.

X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #4 em: Quarta, 02 de Abril, 2008 - 19h10 »
WordPad é bom para isso.

Localizar e Substituir
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia

Silvagem

  • pt

  • Registo: 20 Ago, 2008
  • Membro: 1863
  • Mensagens: 8
  • Tópicos: 0

  • : 0
  • : 0

Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #5 em: Sábado, 01 de Novembro, 2008 - 20h05 »
Finalmente encontro alguém que pensa como eu relativamente ao uso dos hífens. :-)
Também julgo que os hífens ocupam espaço desnecessário e não fazem muito sentido na maioria dos casos, especialmente em filmes, nos quais não existe normalmente narração.
Julgo que isso só faz sentido em algo escrito em papel (em livro, por exemplo), em que nós não ouvimos. Nesses casos apenas e só a leitura terá de nos fornecer pistas sobre como as coisas devem ser interpretadas e o uso de hífens nos dialógos ajuda a reforçar a ideia de diálogo, sobretudo quando o discurso não é usado.
Em vídeo, e uma vez que existe sempre o áudio, julgo nunca serem necessários nos filmes e nos documentários só por vezes, quando existe narração com diálogos (sobretudo em "docodramas" se é assim que se escreve...), para ajudar a distinguir uma parte de outra, embora um pouco te atenção nos retire quaisquer dúvidas, julgo eu.

Por isso  compreendo perfeitamente a dúvida do arodri e digo-lhe como costumo fazer isso, pois já o fiz centenas de vezes.
O método sugerido para utilizar no Word, é muito elegante mas infelizmente não funciona bem pois junta a parte final da linha anterior com o início da linha contendo o hífen.
E depois, eu pessolamente, prefiro utilizar o bloco de notas, que sempre é mais rápido e directo de usar, nestes casos, penso eu de que... :)

O método que o FragaCampos sugere serve é aquele que eu uso, com o Bloco de Notas (Notepad para quem tem o sistema operativo em inglês).
Eu apenas gostaria de acrescentar como fazer para substituir de uma forma segura e relativamente fácil tudo.
CASO 1: Para "- "
Basta fazer uma outra substituição prévia, tipo cópia de segurança. ;)
E a única situação em que eu detectei que isso seria necessário, é quando temos espaço + hífen + espaço, como por exemplo em nomes de locais (Ex: Londres - Inglaterra).
1. Para ter 100% de certeza que nada corre mal, eu procuro primeiro por esta cadeia de caracteres " - ".
2. Se existir, substituir esses " - " por " | ", pois a barra vertical é um caracter que duvido seja utilizado para o que quer que seja numa legenda. Mas pode-se usar qualquer outro caracter.
3. Depois é só substituir "- " por uma cadeia vazia de caracteres (nada9, para eles desaparecem.
4. Por fim, volta a colocar-se o hífen com espaços, fazendo a substituição inversa: " | " por " - "

CASO 2: Para "-"
1. Aqui teremos de fazer a substituição dos "-->" por outra coisa qualquer, como por exemplo três barras verticais: "|||"
2. De seguida verificamos o caso 1, descrito em cima.
3. Fazemos as duas substituições de hífens.
3a. Substituir "- ", por nada
3b. Substituir "-", também por nada.
Não troque esta ordem, senão ao substituir todos os hífens, no primeiro caso ficaria com um espaço inicial em cada linha que tivesse um hífen e não o poderia substituir. ;-)
4. Por fim, volte a desfazer as substituições de segurança. ;)

Na realidade, não me recordo de alguma vez ter necessitado de ser drástico ao ponto substituir os "-->", pois quando existem "-" sem o espaço a seguir são muito poucos e faço-o manualmente. Mas para se quisermos ser rigorosos, este é um processo possível.
Com um pouco de prática, na maior parte dos casos são apenas 2/3 segundos para alterar isto em cada ficheiro de legendas.

Desculpem a mensagem comprida. :)
Espero ter ajudado.




X_Splinter

  • Tradutor
  • Releaser
  • pt

  • Registo: 13 Out, 2007
  • Membro: 12
  • Mensagens: 684
  • Tópicos: 67

  • : 0
  • : 1

  • Olho por olho faz o Mundo cego!
Re: Help - quero tirar os hifens.....
« Resposta #6 em: Sábado, 01 de Novembro, 2008 - 23h00 »
Os hifens fazem falta... e não é pouco, alias os travessões que é o que se trata na verdade, sem eles as pessoas teram dificuldades em saber onde acaba a frase do sujeito
E não disfarceis a verdade com a falsidade, nem a oculteis, sabendo-a.
(2.42) Alcorão
E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
(8:32 João) Bíblia