Equipa docsPT > A sua opinião conta

Precisamos engajar os novos membros

<< < (3/3)

Willian Calera:
 :hmmm:
Muitos não postam por falta de costume, vergonha... por falta de costume sim; por vergonha, acredito que não

Simplificar, diminuir o número de sessões e a formatação dos tópicos poderia também ser simplificada. Acho que o fórum tem um bom nº de sessões. As seções zona livre são essenciais para quem é novo no fórum perder o medo de postar. Quanto a formatação, não acho as regras dos tópicos tão difíceis assim.

Criar um sistema de recompensas e pontos. Hmm... isso é uma boa ideia (ainda que não-essencial). Seria uma espécie de jogo de 'quem participa mais'.

Criar grupo de usuários em outras redes sociais. Não sei quanto aos outros, mas mal tenho tempo para os grupos que já participo. Acho que dispersaria o pessoal do fórum - além de dar mais trabalho pros moderadores/administradores.

Um ambiente onde haja menos exigências e haja mais incentivo, as pessoas interagem mais. Antes do docspt participei de outros fóruns que, sinceramente, dava vontade de guardar a informação só pra mim, de tão difícil que era compartilhá-la. Pra mim, o docspt já contempla esse quesito.

Talvez muitos membros estejam esperando por um "empurrão"... Penso que os próprios links para os documentários e as legendas já são esse empurrão, não?

ibbins:
Sistema de pontos, já há, de certo modo. Se entramos em nosso >Perfil >Informações do Perfil, há uma série de dados sobre o que fazemos no fórum. Basta acessar >Perfil > Estatísticas Gerais. Há dados sobre a nossa participação no fórum. Recompensa, para mim, é partilhar sempre podemos ver quantas vezes o tópico criado já foi lido.  :cool:
Quanto às redes sociais, está disponível a conta do docsPT no Telegram.
E vamos avançando, naturalmente.  :voo:



--- Citação de: Willian Calera em Domingo, 09 de Maio, 2021 - 13h47 ---
 Criar um sistema de recompensas e pontos. Hmm... isso é uma boa ideia (ainda que não-essencial). Seria uma espécie de jogo de 'quem participa mais'.

Criar grupo de usuários em outras redes sociais. Não sei quanto aos outros, mas mal tenho tempo para os grupos que já participo. Acho que dispersaria o pessoal do fórum - além de dar mais trabalho pros moderadores/administradores.



--- Fim de Citação ---

TheJPL:
A malta está muito habituado ao facebook, instagram e twitter, em que a interação muitas vezes é apenas um click.
É possível ter a funcionalidade de meter um like nos posts?
Só uma sugestão.

FragaCampos:
Essa questão já foi discutida aqui.



--- Citação de: TheJPL em Quarta, 02 de Junho, 2021 - 14h38 ---A malta está muito habituado ao facebook, instagram e twitter, em que a interação muitas vezes é apenas um click.
É possível ter a funcionalidade de meter um like nos posts?
Só uma sugestão.

--- Fim de Citação ---

VitDoc:

--- Citação de: FragaCampos em Quinta, 23 de Abril, 2015 - 15h28 ---A minha resistência a um sistema de "likes" prende-se diretamente com o que acabaste de escrever, pp1058.
A questão é que um "like" não é o mesmo que um "obrigado" e não cria empatia nem relação entre os intervenientes da troca. Ou seja, não serve para criar uma comunidade. Um "like" é desprovido de qualquer intenção de agradecer, é um espelho da sociedade consumista e a mil à hora que temos hoje, onde até um simples "obrigado" é transformado num "like" anónimo. Quem quer realmente agradecer, mostrar-se grato por uma partilha que de alguma forma o engrandece e ajuda, não tem problema em agradecer, dizer "obrigado", escrever umas palavras de apreço. O incentivo vem do contacto direto. Este é o meu ponto de vista.
Imagina que numa comunidade budista (para seguir o teu exemplo), ninguém diz "obrigado", ninguém faz um sorriso, ninguém nos dá um olhar silencioso que sabemos ser de agradecimento. Em vez disso, no final do dia, temos vários riscos numa parede que correspondem ao número de pessoas que nos agradeceram por algo que fizemos nesse dia. Será que as duas situações são comparáveis?

Poderíamos separar uma e outra situação entre uma questão de "qualidade" e outra de "quantidade". E aqui, sou apologista do Caminho do Meio, onde tudo na vida deve estar em equilíbrio. O que eu gostaria mesmo de ver implementado era um sistema que avaliasse o conteúdo do que é disponibilizado, uma espécie de votação de cada tópico e que, com o tempo, fosse distinguindo os melhores e mais vistos documentários numa tabela ou lista. Cada tópico mostraria o número de pessoas que votaram e o valor que a fórmula atribuiria.
Existe algo semelhante, mas é preciso pagar por ele e adaptá-lo ao fórum, o que requer um programador disponível e um investimento considerável...

--- Fim de Citação ---

É muito bom ver que esse sonho descrito no último parágrafo pôde ser realizado, embora eu raramente o veja ser utilizado.

Quanto aos likes, embora concorde com a essência do que disse, acredito que o argumento da qualidade é meio falacioso, ao menos, no mundo moderno em que vivemos - não acho que escrever "obrigado" em um tópico seja necessariamente mais expressivo de qualidade ou de gratidão. Como alguém bem ponderou, há muitos usuários tímidos que infelizmente preferem ser vistos em uma multidão, seja para não criar polêmica com algum comentário, demonstrar alguma simpatia/preferência por um usuário específico ou um tema controverso ou ainda, como bem lembrado por alguém, para simplesmente não poluir o tópico. Eu, por exemplo, limito-me, na imensa maioria das vezes, a meramente clicar no agradecimento, no fórum do MVG e, no entanto, admiro profundamente o trabalho dos rippers de lá e o conteúdo postado.

Além disso, a grande maioria dos usuários modernos utiliza mais smartphones do que desktops, portanto, tornou-se "cansativo" e "moroso" expressar qualquer coisa para esse público mais preguiçoso... não acho que o docsPT seja único por algo tão banal como "não ter um sistema de likes", mas sim pela paixão, organização, qualidade e empenho de sua equipe.

Como o nagol vivia dizendo, anos atrás, o grande objetivo era e sempre será disseminar o conhecimento. Analisando-o em termos práticos, estamos falando de quantidade de acessos e de número de downloads, e há marcadores para esses dois! - por que sinceramente não, então, em número de curtidas?

Compreendo que recursos assim possam acabar trazendo uma componente de vaidade mas, em um mundo onde o conhecimento é tão pouco alardeado, deixo a pergunta: nessa empreitada quase missionária de iluminação da grande massa "ignorante", faz mesmo diferença saber se o usuário A ou B fez um belo trabalho e o divulgou por amor ao ofício ou em busca de aceitação ou promoção? Que tal contrabalancear o possível "efeito manada" da produção de um monte de "porcarias" a troco de audiência aplicando um negativador anônimo?

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa