É um tema complexo.Eu faria uma pergunta em jeito de resposta: em comparação com que período da História?
O ser humano, em toda a sua complexidade, sempre foi e sempre será crítico, não aceitando, na maioria das vezes, uma crítica contrária à sua opinião ou ao seu ego. A diferença maior é que, efectivamente, a internet deu voz a "toda a gente". Hoje qualquer pessoa pode dar a sua opinião sobre qualquer coisa, nem que seja com um simples like. Não sei se isso é mau. Haverá casos em que é mau, outros muito mau, outros bom e outros muito bom. Como tudo na vida, depende da situação, do contexto que estivermos a analisar.Podemos alegar que decorre uma banalização da crítica e que grande parte, seja ela ad hominem ou não, não é útil ou colhe frutos. O ser humano, por norma, não aceita bem a crítica. Experimentem dizer, por exemplo, que alguém falou ou disse algo errado, e verão a sua reação. Há sítios onde a crítica serve para criar uma comunidade saudável, e outros onde ela serve apenas para atingir o outro e fortalecer egos. Neste aspecto, talvez as ligações estreitas que existem hoje possam servir para nos educarmos e relativizarmos a crítica, sabendo usá-la e criando um sentido crítico sobre nós mesmos e a sociedade.Não sei qual será o resultado desta experiência da internet massificada na psique humana das próximas décadas. É uma questão de se querer ver o copo meio cheio ou meio vazio.