Não confundamos uma linguagem de programação, que funciona como uma ferramenta, com um linguagem falada e escrita, que representa história e cultura e transmite emoções.Da mesma forma, a matemática, enquanto ferramenta fixa e imutável, funciona bem como uma ferramenta utilizada na Europa ou na China.
A única burrice é confundir uma linguagem informática com uma linguagem humana.Ninguém nega a sua importância (de outra forma, nem sequer poderíamos estar aqui a comunicar), mas é uma linguagem lógica, estática e não evolutiva, que só pode operar instruções.Os seres humanos comunicam a vários níveis, e uma linguagem informática não serve para comunicarmos no mundo real, entre nós.A evolução das linguagens depende de muitos fatores, entre eles a distância entre interlocutores ou grupos de interlocutores.Se a Internet desaparecesse por algum motivo, as linguagens humanas voltariam a divergir, em vez de convergir. É um processo natural, inevitável e necessário. Motivo pelo qual se distinguem entre "linguagem morta" e "linguagem viva".
Quando eu digo que é uma linguagem morta, não quer dizer que ela não evolua. É óbvio que evolui. E tem regras, muitas regras. Aprendi cinco linguagens de programação e sei como funciona o sistema.Ela não evolui é sozinha. E só evolui por quem se interessa por informática, porque quem a programa. Ela não é dinâmica, no sentido de fazer perguntas, por exemplo, só reage a instruções.Ao contrário de uma linguagem humana, que evolui todos os dias, com contributos de toda a gente, mesmo dos "analfabetos".Pensar que 6 mil milhões de pessoas irão um dia falar a mesma linguagem, segundo as mesmas regras, é de alguém que não percebe a dinâmica e a complexidade de uma linguagem, influenciada por geografia, clima, política grupal, idade, economia, etc.
Tirar meu dia para ler que computadores tem uma "linguagem complexa e evolutiva" e não só códigos que determinam algo é de dar uma dor no pâncreas ... lembro da minha Universidade (e a que o Zé Henrique pretende estudar) onde o curso de Computação era o pior de todos, as pessoas não eram capazes de manter uma conversa de alto nível por 15 segundos, humanamente desprogramados, literalmente.(...)E a cultura como fica? Agora o pior é pedir a morte do Português justamente aqui ... ai meu pâncreas!
Se chegassem aqui e dissessem "vou ajudar vocês com isso, isso, isso ... não sei fazer legenda mas sou bom nisso e aquilo ..." pelo contrário como no punk rock "faça você mesmo".
não estou pedindo a "morte do Português", apenas a evolução da língua, mais especificamente o ABANDONO COMPLETO DOS ACENTOS DIACRÍTICOS como forma de aproximar a língua portuguesa da língua inglesa. não acho que esteja pedindo demais já que houve um abandono parcial já no Acordo Ortográfico de 1990 com a supressão dos acentos gráficos que já ajudou a aproximar a escrita do Brasil e de Portugal.
Quando digo que uma linguagem informática não recebe perguntas, apenas instruções, quer dizer que é unidirecional, só responde se já tiver a resposta, que lhe foi instruída antecipadamente.