Equipa docsPT > A sua opinião conta

Classificar documentários no fórum

(1/2) > >>

FragaCampos:
Saudações.

Como certamente todos já terão percebido, o fórum tem, de há 3 anos para cá, um sistema de classificação dos documentários que são aqui disponibilizados.
Foi um sistema muito desejado, que tem vindo a ser aprimorado a nível técnico e que está em pleno funcionamento.
No entanto, vejo que falta o mais importante: usá-lo, e usá-lo devidamente.
[Usarei os termos "votar" e "classificar" indiferenciadamente para não tornar o texto muito chato.]

O sistema de classificação não é apenas uma coisa bonitinha que nós nos lembrámos de implementar no fórum. Considero-o uma importante ferramenta para refletirmos depois de vermos um documentário, analisando-o de vários prismas e comparando-o com outros que já vimos para podermos avaliá-los dentro do nosso sistema de valores. Além disso, é um barómetro importantíssimo para a comunidade, e claro que quanto mais pessoas houver a votar, mais útil será a tabela dos mais votados.
Considero que o mais importante é classificarem sempre, mesmo que não saibam ao certo qual o valor a atribuir. Lembrem-se que as vossas classificações podem ser sempre alteradas ou apagadas por vocês mesmos. Quanto mais classificarem, mais prática terão em documentários futuros.

Vejo que é muito comum haver votações de 10 nos documentários e, pior do que isso, votações atribuídas quando ainda nem sequer se viu o documentário, por isso, tomei a liberdade de criar uma tabela para ajudar a classificar, com o intuito de estimular a participação e, se possível, aumentar o valor útil deste sistema para a comunidade.

Quando avalio um documentário, faço-o pesando vários elementos:
Tema/história - É premente? É atual? Suscita-me interesse? Traz algo de novo?
Narrativa - Ajuda a compreender o tema? Usa bons argumentos? Suscita a curiosidade e a reflexão?
Edição - É feita com criatividade? A edição dá fluidez ao documentário? O filme tem uma estrutura imagética que nos permite absorver bem a informação e manter a atenção no filme?
Imagem - Existe uma coerência? Existe qualidade? A imagem faz parte da própria narrativa? Aumenta a nossa atenção?
Música - É bem usada? Apela à emoção? É apropriada ao tema?


Classificação de 1 a 10
1- Lixo. Sem qualquer valor artístico ou informativo.
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.
3- Muito mau. Totalmente tendencioso e mal argumentado. Amanhã já não me lembro de nada do que vi.
4- Mau. Tema de alguma relevância, mas mal aproveitado e estruturado.
5- Irrelevante. Não trouxe nada de novo ou empolgante.
6- Normal. Tema interessante, onde pouco mais fiquei a saber.
7- Bom. Não dei o meu tempo por perdido. Inovador, com pontos relevantes, sobre um tema que me interessa ou que desconhecia.
8- Muito bom. Nem dei pelo tempo passar e superou as minhas expectativas. Tema bem explorado e apresentado que me fez pesquisar mais sobre o assunto.
9- Excelente. Tema atual e premente, num documentário que mexeu comigo e me deixou a pensar nele durante dias. Narrativa e fotografia excelentes.
10- Obra-prima. Um obra imortal do cinema documental. Nota 10 para argumento, imagem e música. Será visto daqui a 100 anos.



[Este é um texto escrito de uma só vez, sem grande elaboração. Está sujeito a alterações e ajustes por iniciativa própria ou por sugestão de outros utilizadores]

ibbins:
Muito bom! Esclarece e torna a classificação mais uniforme! Obrigada! :clap: :hat:

VitDoc:
Eu realmente aprecio a ideia de classificação, mas vejo algumas ressalvas:


* Não estaria o range de classificação muito específico? Sou professor e, sinceramente, sentiria muita dificuldade em diferenciar um 6 de um 7 em uma redação, por exemplo. É certo que foram dadas orientações, bases de como fazê-lo, mas classificar com bases em acertos e erros é uma coisa, outra é lidar com parâmetros totalmente subjetivos.
* O que efetivamente representaria uma média x? Ainda que o IMDB e outros trabalhem com essa classificação rígida, de que forma a nota que terceiros atribuíram influenciará na minha experiência com o documentário? Ou mesmo no brilhantismo ou engenhosidade dele por si? Em filmes, é bastante comum o público e a crítica especializada divergirem em suas notas e, muitas vezes, a repercussão ruim de uma delas, jogada a seco, acaba inibindo outros de o assistirem, mas que poderiam ter uma experiência positiva a respeito.
* Não seria mais produtivo adotar um tipo alternativo de classificação? Um, por exemplo, que os avaliasse acerca de coisas como: qualidade do roteiro, diversão, engenhosidade, trilha sonora, etc, em que as pessoas, ao invés de lhes atribuírem notas secas, na verdade assinalassem apenas quais desses pontos lhe foram positivos? Sem a necessidade de quantificar as coisas.
Assistir a certos documentário pode ser uma experiência horrível, de tão baixa qualidade que possuam, mas uma classificação ruim não pode ser uma forma de afugentar as pessoas; de mesmo modo, existem documentários que eu acho fabulosos, mas uma classificação excelente pode gerar expectativas que não necessariamente serão atendidas. Acho que o fórum já tem o que há de melhor, que é o espaço para discussões diretas nas respostas ao tópico, a fim de que cada experiência, boa ou ruim, possa ser melhor detalhada.

Sinceramente, eu mesmo não os classifico, e não por mera preguiça, mas por alguns dos pontos acima expostos. E outro ponto a que gostaria de chamar atenção: a imaturidade do avaliador: "Tem David Attenborough? 10!" ,"outro documentário falando de felinos? 0.","um falando sobre Artes? 0", "esse fala sobre matéria escura do Universo? 10".

São apenas alguns pontos que queria expor. O espaço e a capacidade para discutir tudo isso é que torna esse local tão fantástico.

FragaCampos:
Todas as opiniões são subjetivas, porque baseadas na experiência de cada um.
No entanto, está provado que é na média das opiniões que se encontra o mais aproximado do real valor de algo.
Quando eu classifico algo, não estou a pensar nos outros, mas em mim. É um referencial meu. Se os outros acharem isso útil, ótimo, se não, ótimo também.

Para mim, o problema não está na opinião, mas na ausência dela. No caso deste tipo de classificação adiciono ainda algo mais problemático que é as pessoas avaliarem um documentário sem sequer o terem visto. Diria que 70% das classificações são dadas dessa forma. Daí estar a frase "Assistiu ao documentário? Classifique-o." por cima do local das classificações, em todos os tópicos.
Será que alguém a lê? Não sei, mas ela está lá e é impossível passar despercebida. Classificar exige responsabilidade e tempo para parar e analisar aquilo que se viu. Além disso, não é um ato isolado e imediatamente acertado, é algo que requer prática. Com o tempo, vamos conseguindo distinguir um 6 de um 7, e saber qual o motivo dessa diferença. É por isso que as classificações podem ser consultadas e alteradas.

Criei este tópico para promover o raciocínio e a autoanálise. Eu posso gostar muito de Attenborough, mas se o documentário for ruim ou não trouxer nada de novo, tenho aqui um guia que me pode ajudar a analisar fora do meu emocional.

Uma das regras que eu criei para mim mesmo foi raramente dar nota máxima seja ao que for, a um documentário, um vinho ou um livro, por muito bom que possam ser. Isto porque dessa forma guardo sempre espaço para algo de melhor que possa vir (porque virá sempre) e assim reavaliar toda a minha estrutura mental sobre o que eu considero de qualidade.

VitDoc:
É um referencial individual, exato. O problema é que já há um referencial de terceiros antes de que eu o avalie. E é provado no campo da Psicologia, o chamado efeito manada, que isso influencia em nosso julgamento e ações, por exemplo.

A meu ver, a visualização da classificação poderia, pelo menos então, aparecer pro user apenas após ele próprio tê-lo feito, assim como ocorre nas votações.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa