Equipa docsPT > A sua opinião conta

Classificar documentários no fórum

<< < (2/2)

FragaCampos:
(a tua resposta tinha-me passado despercebida)

Percebo essa posição, mas a questão é que o conhecimento antecipado dos votos de outros poderá ter consequência/influência na decisão que se está a tomar, mas não é o caso aqui, porque não estamos a tomar nenhuma decisão final (no sentido de resultar em algo que tenha de ser feito), apenas a dar uma opinião. Opinião essa que pode ser alterada ou até apagada.
É como estar numa discussão entre amigos, onde posso ter a minha opinião, mas, ouvindo a opinião dos outros, posso estruturar melhor a minha ou até mudá-la, se os argumentos forem válidos.
Aqui não é diferente. Se eu der a minha opinião por escrito num tópico de que gosto, isso vai influenciar mais ou menos do que se der apenas uma classificação? É tudo subjetivo. Todos nós nos influenciamos mutuamente, neste ou naquele grau, seja onde for e em que situação for. Cada um de nós saberá dos motivos que nos levam a procurar determinado tema ou documentário, seja com ou sem uma opinião favorável ou desfavorável de terceiros.

ibbins:
Penso que cada um de nós tem as suas áreas de interesse e de afinidade. Assim, é mais provável que avaliemos documentários sobre temas com os quais nos identificamos. Até pq, se formos honestos e seguirmos a orientação do fórum de só avaliar após ver o documentário, a opinião de outrem é menos importante, ao menos no meu caso. E se um documentário for bem avaliado e o tema for do meu agrado, as chances de que eu o veja, aumentam. Aí, poderei avaliar de modo semelhante ou diverso, pois a minha percepção é única, como aliás a de cada um de nós.
 
Quanto a uma nota me influenciar, pode sê-lo apenas até o momento de eu decidir ver o doc, não para que eu o avalie. Eu teria de também conhecer o avaliador e tê-lo em alta conta para ser tão volúvel e deixar que a sua simples atribuição de nota me levassem a corroborá-la.

De qualquer modo, apenas alguns poucos docs e apenas alguns usuários estão sendo avaliados e estão avaliando. Se aumentarmos a complexidade do processo, provavelmente até isto deixará de ocorrer.

E se alguns docs forem vistos pq receberam uma "nota" alta, não fará mal a ninguém. Eles já trazem no corpo do tópico a sinopse e muitas vezes o "trailer" que nos dão uma ideia do que vamos ver, além de indicar as referências de onde podemos encontrá-lo (IMDB, BBC, PBS, etc). É só consultarmos, se tivermos interesse.

Temos de exercitar a nossa liberdade de escolha e firmarmos opinião própria sobre o que gostamos e pq gostamos e a avaliação dos documentários é um bom exercício para tanto. Além, é claro, de valorizarmos a disseminação do conhecimento, sem censura.

Como qualquer critério de avaliação, a atribuição de notas não é perfeita, e o conceito nela presente pode não expressar todo o conteúdo, mas serve de orientação. E mesmo que possamos ter dúvidas sobre um 6 ou um 7, também podemos tê-las sobre um 7 ou um 8 e por aí afora. Ou seja, adotando tal raciocínio, melhor seria banir a avaliação em qualquer nível, mesmo a escolar. E aqui no fórum, se vários avaliarem, teremos uma média que melhor expressa o conteúdo do documentário.

Vasco_da_Gama:
Tento não ser influenciável pelas classificações atribuídas, já vi de tudo...
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.


Para 1 doc que segundo o imdb tem
8,0/10
3.021

Com 8 wins & 14 nominations.

No  [rotten]





E no DocsPt temos:

Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.

VitDoc:

--- Citação de: Vasco_da_Gama em Sábado, 06 de Fevereiro, 2021 - 16h16 ---Tento não ser influenciável pelas classificações atribuídas, já vi de tudo...
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.


Para 1 doc que segundo o imdb tem
8,0/10
3.021

Com 8 wins & 14 nominations.

No  [rotten]

E no DocsPt temos:

Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.

--- Fim de Citação ---

Fazendo coro ao [member=9955]Vasco_da_Gama[/member], o sistema simplesmente não reflete a verdade. Tal como o IMDB e vários outros, está igualmente sujeito à infantilidade do usuário, incluindo vitimismos, birras, perseguições e desafetos. É uma pena.


Web-Man:
Avaliações quantitativas necessitam sempre de uma grande amostra para se poder ter algum tipo de análise. Com poucos votos, qualquer voto numa das extremidades causa de imediato um desnível da realidade  :scratch:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa