Autor Tópico: Classificar documentários no fórum  (Lido 141 vezes)

FragaCampos

• Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

• Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Tópicos: 3 190

• : 52
  • : 269

Classificar documentários no fórum
« em: Terça, 28 de Abril, 2020 - 19h49 »
Saudações.

Como certamente todos já terão percebido, o fórum tem, de há 3 anos para cá, um sistema de classificação dos documentários que são aqui disponibilizados.
Foi um sistema muito desejado, que tem vindo a ser aprimorado a nível técnico e que está em pleno funcionamento.
No entanto, vejo que falta o mais importante: usá-lo, e usá-lo devidamente.
[Usarei os termos "votar" e "classificar" indiferenciadamente para não tornar o texto muito chato.]

O sistema de classificação não é apenas uma coisa bonitinha que nós nos lembrámos de implementar no fórum. Considero-o uma importante ferramenta para refletirmos depois de vermos um documentário, analisando-o de vários prismas e comparando-o com outros que já vimos para podermos avaliá-los dentro do nosso sistema de valores. Além disso, é um barómetro importantíssimo para a comunidade, e claro que quanto mais pessoas houver a votar, mais útil será a tabela dos mais votados.
Considero que o mais importante é classificarem sempre, mesmo que não saibam ao certo qual o valor a atribuir. Lembrem-se que as vossas classificações podem ser sempre alteradas ou apagadas por vocês mesmos. Quanto mais classificarem, mais prática terão em documentários futuros.

Vejo que é muito comum haver votações de 10 nos documentários e, pior do que isso, votações atribuídas quando ainda nem sequer se viu o documentário, por isso, tomei a liberdade de criar uma tabela para ajudar a classificar, com o intuito de estimular a participação e, se possível, aumentar o valor útil deste sistema para a comunidade.

Quando avalio um documentário, faço-o pesando vários elementos:
Tema/história - É premente? É atual? Suscita-me interesse? Traz algo de novo?
Narrativa - Ajuda a compreender o tema? Usa bons argumentos? Suscita a curiosidade e a reflexão?
Edição - É feita com criatividade? A edição dá fluidez ao documentário? O filme tem uma estrutura imagética que nos permite absorver bem a informação e manter a atenção no filme?
Imagem - Existe uma coerência? Existe qualidade? A imagem faz parte da própria narrativa? Aumenta a nossa atenção?
Música - É bem usada? Apela à emoção? É apropriada ao tema?

Classificação de 1 a 10
1- Lixo. Sem qualquer valor artístico ou informativo.
2- Péssimo. Uma perda de tempo onde nada se aprendeu.
3- Muito mau. Totalmente tendencioso e mal argumentado. Amanhã já não me lembro de nada do que vi.
4- Mau. Tema de alguma relevância, mas mal aproveitado e estruturado.
5- Irrelevante. Não trouxe nada de novo ou empolgante.
6- Normal. Tema interessante, onde pouco mais fiquei a saber.
7- Bom. Não dei o meu tempo por perdido. Inovador, com pontos relevantes, sobre um tema que me interessa ou que desconhecia.
8- Muito bom. Nem dei pelo tempo passar e superou as minhas expectativas. Tema bem explorado e apresentado que me fez pesquisar mais sobre o assunto.
9- Excelente. Tema atual e premente, num documentário que mexeu comigo e me deixou a pensar nele durante dias. Narrativa e fotografia excelentes.
10- Obra-prima. Um obra imortal do cinema documental. Nota 10 para argumento, imagem e música. Será visto daqui a 100 anos.

[Este é um texto escrito de uma só vez, sem grande elaboração. Está sujeito a alterações e ajustes por iniciativa própria ou por sugestão de outros utilizadores]
« Última modificação: Quarta, 29 de Abril, 2020 - 22h07 por FragaCampos »
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

ibbins

• Moderadora
  • Ripper
  • br

• Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Tópicos: 4 081

• : 51
  • : 470

Re: Classificar documentários no fórum
« Resposta #1 em: Quarta, 29 de Abril, 2020 - 05h15 »
Muito bom! Esclarece e torna a classificação mais uniforme! Obrigada! :clap: :hat:
Como baixar do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui

Converta links antigos 1fichier:
1Fichier Links Converter