Autor Tópico: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!  (Lido 582 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
« em: Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h10 »
Prezadas e prezados membros da comunidade, comuniquei no mvgroup.org e preciso faze-lo aqui enquanto o assunto é fresco.

Lá para meados de junho, o Discovery Channel lançou seu mais novo show: Dino Hunters.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TumWvTs9AHU&feature=emb_logo[/youtube]


Em linhas básicas, o "documentário" acompanha rancheiros nos Estados Unidos que largaram suas ocupações para se tornarem "caçadores de dinossauros", escavando fósseis para vendê-los "por milhões" a interessados.  :clap:

Basicamente, tudo aqui está errado:

1. Não se tratam de profissionais na área;
2. Não possuem experiência de coleta nem científica, logo, não podem ser considerados fontes confiáveis de informação ao público;
3. Além disso, muitas das reconstruções digitais dos bichos é feita de maneira amadora e errônea: a incompetência também ocorre na equipe da pós-produção;
4. Fomentam o comércio ilegal de fósseis, um longo problema para paleontologia e para a ciência (logo, para a sociedade);
5. São homens brancos ricos que enaltecem a já datada imagem de paleontólogo cowboy, algo que a comunidade acadêmica está se esforçando para mudar.

Um sumário da polêmica foi feito nesse artigo do Geek Ireland, que também inclui a carta aberta da Society of Vertebrate Paleontology ao Discovery Channel. Tenho minha experiência pessoal na paleontologia e posso afirmar que o incômodo é real, e é muito triste ver veículos como o DC se resumindo a um nível tão baixo como esse (ainda mais em tempos onde checar a qualidade da informação tornou-se obrigatório, e muita gente ainda enxerga o canal como uma fonte confiável). Antes foram as sereias, depois o Megalodon moderno, agora isso. Qual será o próximo?
« Última modificação: Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h13 por ET-Valdo »

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
« Resposta #1 em: Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h23 »
Oi ET-Valdo!

Não se foi o seu comentário que li pouco após postarem no MVG - acredito que o seja pela menção às sereias e ao megalodon  :lol: - mas tive a mesma sensação ao ler a descrição da série e foi exatamente esse seu feedback lá que me fez desistir inclusive de fazer o download.

Apoio totalmente. Desde a época em que me ausentei, a programação do Discovery e do History já tinham ido abismo abaixo. Eu mesmo me arrependo de alguns que postei aqui no fórum...
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
« Resposta #2 em: Quinta, 30 de Julho, 2020 - 15h58 »
A propósito, outro aparente pseudocientífico é uma série chamada Mysteries of the Deep, mas confesso ter um ou outro episódio no mínimo curiosos.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

ET-Valdo

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • Arquivista
  • br

  • Registo: 11 Mar, 2013
  • Membro: 37833
  • Mensagens: 458
  • Tópicos: 139

  • : 54
  • : 15

Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
« Resposta #3 em: Sexta, 31 de Julho, 2020 - 19h40 »
Citar
Não se foi o seu comentário que li pouco após postarem no MVG

Pois é, era eu mesmo hehe legal saber que o comunicado informou alguns membros sobre o nível da série.
É muito doido pensar que a pseudociência vem conquistando amplo espaço nesses canais. Além desses, outro exemplo recente é um sobre "arqueologia" idealizado e apresentado pela Megan Fox  :cool:

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 18 458
  • Tópicos: 4 611

  • : 71
  • : 745

Re: Dino Hunters: Discovery Channel ataca novamente!
« Resposta #4 em: Sábado, 08 de Maio, 2021 - 07h11 »
O History, o Discovery e também o Nacional Geographic estão enveredando por este caminho dos programas sem credibilidade e de público fácil: entretenimento para quem não quer pensar, venda certa, lucro alto. Em parte, grandes canais dobram-se ao gosto do público e em parte, o público torna-se cada mais desinformado com pseudo documentários e reality shows.
Aqui no Brasil, não por outro motivo, o Philos deixou de existir: sem público, um canal de documentários pago não sobrevive.
No caso relatado, há que se considerar a destruição do patrimônio fóssil para sempre. Os governos se importam? As sociedades científicas possuem recursos financeiros limitados e os aproveitadores de plantão vão destruindo tudo o que encontram: fósseis, florestas, rios, mangues, aves, animais, etc. E vão "passando a boiada"!
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier



:eye:  Os links dos tópicos por mim criados em Lançamentos docsPT estão armazenados em HD. Se estiverem off, solicitar a reposição em Links Quebrados?