Secção de Debate > Votações

Votação de tradução (docsPT) #10

(1/4) > >>

VitDoc:
BBC: The Great British Intelligence Test




--- Citar ---Seu smartphone está deixando você estúpido? Você pode se tornar mais inteligente? Esse documentário aborda um teste que mede a capacidade intelectual da nação em um dos maiores experimentos de inteligência desse tipo. Idealizado com os principais cientistas do Imperial College, em Londres, mais de 250.000 pessoas em todo o país participaram até agora - revelando uma nova ciência importante sobre a mudança de inteligência do país. A Dra. Hannah Fry e o Dr. Michael Mosley colocaram o público à prova, colocando jovens e velhos, homens e mulheres e amantes de tecnologia e leitores uns contra os outros em uma batalha de inteligência. O público também pode jogar online em www.bbc.co.uk/intelligencetest. Os resultados revelam uma nova ciência sobre como nossa inteligência muda ao longo de nossa vida. Quais habilidades mentais atingem o pico em nossos 80 anos? E quando os adultos podem ser superados por crianças de dez anos? Ele explora como nosso gênero pode afetar nossa inteligência e revela uma ciência inovadora sobre como nosso estilo de vida e amor pela tecnologia está mudando nosso cérebro. Quais de nossos hábitos digitais estão melhorando nossas habilidades mentais e quais estão nos prejudicando? Com ciência de ponta, este filme revela as melhores maneiras de aumentar sua capacidade intelectual.
--- Fim de Citação ---


BBC: The Horizon Guide To AI




--- Citar ---O programa Horizon da BBC começou em 1964 e, desde então, produz filmes que examinam a tecnologia da computação e o surgimento da 'inteligência artificial'. Nossos sonhos sempre começam com ideologia e otimismo, apenas para que esse otimismo seja substituído pela suspeita de que as máquinas de IA assumirão o controle. No entanto, como mostra o arquivo da Horizon, ao longo de cada década, uma vez que aprendemos a conviver com a nova tecnologia emergente da época, o padrão começa novamente. Tornamo-nos mais uma vez otimistas, antes de ficar com medo dele. O sonho durante décadas foi que um computador com IA fosse incorporado a um robô humanóide, mas assim que os cientistas começaram a aperfeiçoar máquinas com essas qualidades, aconteceu algo que ninguém esperava. Hoje, os sistemas de IA impulsionam nossas vidas diárias por meio de tecnologia inteligente. No momento, estamos experimentando um nível de medo sobre o poder da IA, mas entraremos na próxima década otimistas sobre tudo o que a IA pode oferecer - ou com medo de sua capacidade de controlar vastas áreas de nossas vidas?
--- Fim de Citação ---


PBS: Can We Cool The Planet?




--- Citar ---À medida que as temperaturas globais aumentam, os cientistas estão explorando soluções, desde o plantio de árvores, a sucção de carbono do ar e a geoengenharia. Mas eles funcionariam? E quais são os riscos de modificar o clima da Terra?
--- Fim de Citação ---


BBC: The Trouble With Space Junk




--- Citar ---Em 2014, a Estação Espacial Internacional teve que se mover três vezes para evitar pedaços mortais de detritos espaciais e há um problema crescente de satélites quebrando-se misteriosamente. Com relatos em primeira mão de astronautas e especialistas, Horizon revela a escala do problema do lixo espacial. Nosso planeta está cercado por centenas de milhões de pedaços de lixo se movendo a 17.000 milhas por hora. Agora, o governo dos Estados Unidos está investindo um bilhão de dólares para rastreá-los, e empresas ao redor do mundo estão desenvolvendo maneiras de limpar sua bagunça - de armas de robô a redes e arpões. Horizon investiga a ciência por trás do blockbuster 'Gravidade' e descobre que a realidade é muito mais preocupante do que a ficção de Hollywood.
--- Fim de Citação ---


BBC: Addicted To Painkillers




--- Citar ---A epidemia de opióides devastou a América. Mas qual é a situação aqui, no Reino Unido? Um novo relatório da Public Health England levanta sérias preocupações sobre a própria relação da Grã-Bretanha com os analgésicos. O Dr. Michael Mosley embarca em uma jornada imersiva para a linha de frente dos opióides na Grã-Bretanha e encontra pacientes que lutam contra o vício e clínicos gerais travando uma batalha constante para ajudar aqueles que sofrem de dor crônica. Ele também descobre evidências preocupantes de pessoas que abusam de opióides de venda livre e descobre como é fácil comprar opióides potentes online. Quase seis milhões de pessoas na Inglaterra e no País de Gales receberam prescrição de um opióide no ano passado. Michael quer descobrir como e por que estamos consumindo o dobro de opióides de 20 anos atrás, especialmente quando a evidência científica que ele encontra sugere que, para a maioria das pessoas que os toma para dor crônica, esses medicamentos em geral nem funcionam. Embora seja uma ferramenta vital no arsenal de nossos médicos para combater a dor aguda do câncer e no tratamento de pacientes terminais, o relatório da Public Health England revelou que mais de meio milhão de pessoas tomam opióides há mais de três anos. Michael adverte que as pessoas que tomam esses medicamentos não devem parar de tomá-los repentinamente. No entanto, como ele descobriu, o uso a longo prazo ou em altas doses os deixa expostos a um risco maior de efeitos colaterais, incluindo dependência, vício e até morte acidental por overdose. Cerca de 28 milhões de britânicos sofrem de dores crônicas - e se quisermos largar o que parece ser um perigoso hábito nacional de opiáceos, Michael acredita que a questão crítica é a de prescrição. Milhões agora precisam de ajuda para abandonar os opióides e alternativas sem drogas para eles. Para Michael, esse é um desafio tão importante quanto a luta contra o câncer e as doenças cardíacas. Então, o quanto as pessoas em campo realmente sabem sobre esses analgésicos poderosos, alguns dos quais, incluindo o fentanil, podem ser muitas vezes mais fortes do que a heroína? Em suas viagens, Michael conhece Karen em Hastings, que agora acredita que seus cinco anos tomando opióides cada vez mais fortes ‘a transformaram em um zumbi’. Mas ele também encontra Brenda em Salford, que acha que a morfina que ela tomou por 15 anos para ajudar em sua dor nas costas é o que torna sua vida suportável. E ele passa um tempo com Vicki, cujo hábito de analgésico sem receita de 50 + por dia levou a uma overdose e quase morte antes que ela finalmente admitisse seu vício e começasse a desintoxicação.
--- Fim de Citação ---


Boas, pessoal, mais uma votação de campo específico dando as caras por aqui e, agora, a bola da vez é Ciência!

Regras gerais:

:arrow: Cada usuário tem direito a até 2 votos nos documentários que deseja ver traduzido.
:arrow: Os votos poderão ser trocados a qualquer tempo.
:arrow: Para gerar um maior suspense, não haverá parcial de resultados - o resultado só poderá ser visualizado pelo público após o final do período de votação.
:arrow: Esse também é um Fórum de discussão de documentários, portanto, fiquem à vontade para fazer campanha por seus favoritos, debater, contra-argumentar e rever seus posicionamentos.
:arrow: O período da votação será de 14 dias, com encerramento automático pelo sistema.
:arrow: Os dois documentários com mais votos serão traduzidos, na ordem em que estiverem ranqueados.

Caso durante a execução da votação, perceba-se que algum deles já foi traduzido em outro lugar da Web, seu lugar será ocupado pelo documentário na posição imediatamente abaixo.

Bons votos a todos! Dedos cruzados  :pop:

VitDoc:
Nossa, o primeiro está à frente por um só voto e os outros quatro estão empatados... Vai ser equilibrado.

Web-Man:
Preciso mesmo de "painkillers" para tentar escolher os votos certos. As hipóteses para votação já são elas filtradas e muito interessantes. Estou inclinado para o meu voto #1 no "The Trouble With Space Junk".
É um tema que nunca explorei mas que está na actualidade devido às centenas de lançamentos no últimos 2 anos de satélites para acesso global à internet (entre muitos outros motivos).

mapnp:
Difícil, mas fui de:
- The Horizon Guide To AI
- Can We Cool The Planet?

Obrigado, VitDoc! Abraços, Marco a.

VitDoc:

--- Citação de: Web-Man em Quarta, 28 de Abril, 2021 - 10h52 ---Preciso mesmo de "painkillers" para tentar escolher os votos certos. As hipóteses para votação já são elas filtradas e muito interessantes. Estou inclinado para o meu voto #1 no "The Trouble With Space Junk".
É um tema que nunca explorei mas que está na actualidade devido às centenas de lançamentos no últimos 2 anos de satélites para acesso global à internet (entre muitos outros motivos).

--- Fim de Citação ---

O "Painkillers" eu acho interessante - tenho familiares hipocondríacos, o que é parcialmente relacionado - mas o tema em si está sendo abordado em vários outros documentários, incluindo um que a ibbins postou recentemente, então, acredito que perderá força. Já o do "Space Junk" é algo, até onde sei, inédito e realmente interessante, recebendo bem menos atenção da mídia do que deveria. O ser humano se esquece que a ISS, dadas as velocidades dos objetos que a circundam, é tão frágil lá no espaço quanto uma bolha de ar aqui,na Terra. Com certeza, é um de meus votos.


--- Citação de: mapnp em Quinta, 29 de Abril, 2021 - 11h02 ---Difícil, mas fui de:
- The Horizon Guide To AI
- Can We Cool The Planet?

Obrigado, VitDoc! Abraços, Marco a.

--- Fim de Citação ---

Obrigado pelos votos, mapnp! São dois candidatos fortes. O que me atraiu pelo "Horizon Guide to AI" foi a abordagem relativamente diferenciada: não estamos falando do que os robôs já conseguem fazer hoje, como uma enxurrada de docs insistem em mostrar, mas de como eles chegaram até aqui - quais foram os degraus, as falhas encontradas no progresso. Sempre acho que a beleza da Ciência está mais no que ela "andou" do que "onde está". Sobre o do "Resfriamento"da Terra, as metas em si são bem manjadas, mas me interessa conhecer os riscos associados a qualquer tentativa de gerenciamento do clima - a China e vários outros países têm interferido na formação das nuvens com fins de agricultura. E SE isso pudesse ser usado pra minar o poder agrícola ou energético de um país? Difícil escolha!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa