0 Membros e 2 visitantes estão a ver este tópico.
A série promove a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade nos parques nacionais brasileiros. Saiba tudo sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. Com ênfase na relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida, o programa explora a fauna, a flora e o patrimônio histórico
Conheça o Parque Nacional das Emas, uma das principais unidades de conservação do cerrado, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, localizado no Sudoeste de Goiás.
Conheça o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma das principais áreas de conservação do cerrado mineiro, e entenda sua relação com o Rio São Francisco.
A expedição é até o parque nacional e refúgio da vida silvestre de Boa Nova. Depois, na Chapada Diamantina, os aventureiros passam pelo Sertão até esbarrar em um paredão de pedra imponente: a Serra do Sincorá.
A equipe visita importantes reservas ambientais localizadas na Bahia, os parques Pau Brasil, Serra das Lontras e Una, e apresenta suas peculiaridades.
Conheça o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, no Mato Grosso do Sul, um dos mais interessantes e importantes ecossistemas da região do Pantanal.
Criado entre as duas maiores metrópoles brasileiras em 1937, Itatiaia é o parque nacional mais antigo do Brasil e protege um trecho da Serra da Mantiqueira, na divisa dos estados do Rio, Minas e São Paulo.
Criado em 2002, em Minas Gerais, a unidade protege uma área significativa da Serra do Espinhaço, a única cordilheira brasileira e um dos lugares com mais espécies endêmicas de plantas do Brasil e do mundo.
Conheça o Parque Nacional do Iguaçu. Localizado na divisa do Brasil com a Argentina, no extremo oeste do estado do Paraná, o lugar abriga as famosas Cataratas do Iguaçu.
Um dos parques nacionais brasileiros, o Parque Nacional do Descobrimento compõe, com o Parque Nacional do Monte Pascoal e Pau Brasil, um corredor ecológico de mata atlântica da costa do descobrimento, administrado pelo Instituto Chico Mendes.
Conheça toda a diversidade de fauna e flora do parque, além de alguns sítios arqueológicos, com inscrições na pedra criadas por povos pré-históricos.Na web apresentaremos uma versão diferente, com mais histórias desse lugar paradisíaco, considerado Patrimônio Natural da Humanidade.
Na borda norte do Pantanal Mato-Grossense, existe um corredor de montanhas de topos planos formado há milhões de anos: a província serrana. Num trecho desta serra, fica a estação ecológica da Serra das Araras.
O grandioso rio Paraguai desce até uma baixada no centro do continente sul-americano, criando a maior planície alagada do planeta, o pantanal. Lá, encontramos a Estação Ecológica de Taiamã.
No fundo da Baía de Guanabara, bem perto da cidade do Rio de Janeiro, a Serra do Mar se eleva há mais de 2 mil metros de altitude. Nas suas encostas íngremes encontramos uma Mata Atlântica verde e densa. No topo da montanha, a floresta cede espaço aos campos de altitude. No trecho mais espetacular dessa cadeia de montanhas, entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Guapimirim e Magé, fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Criando em 1939, protege 20.024 hectares e uma incrível biodiversidade.
Ocupando um terço do continente, a Amazônia apresenta uma extraordinária biodiversidade e uma rede de rios que estão entre os maiores da Terra. Um lugar que parecia inatingível há poucas décadas, encontra-se hoje ameaçado. Mas se mantém fundamental para toda a vida na Terra. Nesta expedição, seguimos pelo Rio Negro no Estado do Amazonas e conhecemos o Parque Nacional do Jaú.
Até o início do século XX, a região ao norte do rio Doce era de difícil acesso. Coberta por uma floresta atlântica peculiar, era chamada pelos nativos de Sooretama: a “terra dos animais da mata”. A Reserva Biológica de Sooretama protege quase 28 mil hectares.
Depois de percorrer mais de mil quilômetros do Sul ao Sudeste do Brasil, a Serra do Mar alcança no estado do Rio de janeiro as maiores altitudes e apresenta montanhas singulares. Tal beleza somada à incrível diversidade de espécies de plantas e de animais motivou a criação em 1939 de uma das primeiras unidades de conservação do país: o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.