Votação

Qual dos documentários a seguir deverá ser traduzido?

Castiglione: Rogue Genius of the Baroque
6 (21.4%)
The Joy Of Mozart
6 (21.4%)
Titian: Behind Closed Doors
6 (21.4%)
The Genius of Josiah Wedgwood
6 (21.4%)
The King who Invented Ballet
4 (14.3%)

Votos totais: 17

Votação encerrada: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 00h57

Autor Tópico: Votação de tradução (docsPT) #12  (Lido 540 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Votação de tradução (docsPT) #12
« em: Quarta, 08 de Setembro, 2021 - 00h57 »
Castiglione: Rogue Genius of the Baroque



Citar
Um dos artistas mais inovadores do Século XVII, o ilustrador e desenhista Giovanni Benedetto Castiglione também foi um homem violento e impetuoso, julgado na corte várias vezes por agressão e até mesmo acusado de assassinato. Sua vida turbulenta muitas vezes ofuscou seu brilho artístico, e Castiglione lutou para alcançar o reconhecimento em sua própria era.

No entanto, suas técnicas pioneiras de gravura influenciaram gerações de artistas posteriores, incluindo Degas e Picasso, e com a primeira grande exposição de seu trabalho no Reino Unido atualmente em exibição na Queen's Gallery no Palácio de Buckingham, a historiadora de arte Helen Rosslyn defende que Castiglione seja visto como um dos os grandes artistas do Barroco.

Com acesso exclusivo às gravuras e desenhos originais de Castiglione na biblioteca do Castelo de Windsor, revelando documentos que lançam uma nova luz sobre sua personalidade problemática e revelando percepções fascinantes sobre seus métodos de gravura inovadores, Helen conta a história de um dos gênios da arte esquecidos história.

The Joy Of Mozart



Citar
Tom Service mergulha na vida e nos tempos de Mozart para tentar redescobrir a grandeza e a humanidade do homem vivo em sua época. A produção prodigiosa de Mozart e sua morte prematura ajudaram a colocá-lo em um pedestal que muitas vezes pode nos cegar para o brilho único de sua obra no contexto de sua vida e época. Enfrentando a indústria turística sentimental de Salzburgo e a reverência enjoativa na qual Mozart é frequentemente mantido, o programa visita as principais cidades e salas em que Mozart viveu e trabalhou, toca alguns dos instrumentos e partituras originais de Mozart e gradualmente descobre o brilho e a originalidade de seu trabalho enquanto o Século 18 se transforma no início do XIX.

Há a infância prodigiosa em que Mozart foi festejado como um fenômeno infantil nas cortes mais brilhantes da Europa, e sua década de ouro em Viena, na qual uma obra-prima se seguia a outra - óperas, sinfonias, concertos para piano, quartetos de cordas - como se este menino baixo e de voz aguda  tivesse sendo instruído por alguma fonte divina, até sua morte com apenas 35 anos, em 1791.

Ainda mais do que a música, a morte trágica de Mozart define o selo em seu mito. A trajetória da vida de Mozart define o modelo para o paradigma romântico em que ainda vivemos, que exige que nossos heróis criativos morram jovens para provar que eram bons demais para este mundo enlouquecido, seja Wolfgang Amadeus ou Jimi Hendrix.

O programa viaja de Londres a Viena e Salzberg, revelando o gênio vivo e respirante que foi Mozart. Com Sir John Eliot Gardiner, Nicola Benedetti, Paul Morley e outros.

Titian: Behind Closed Doors



Citar
No inverno de 1550, o pintor mais famoso da Europa ficou cara a cara com um príncipe que logo se tornaria o homem mais poderoso da Terra. O que emergiu desse encontro entre o príncipe Filipe da Espanha e o mestre renascentista Ticiano é visto como uma dos pedidos mais extraordinários de toda a história da arte. Com liberdade criativa quase total e tempo ilimitado, Ticiano devolveu uma série de seis obras-primas extraordinárias e reinventou a pintura no processo. Retirado de cenas nas Metamorfoses de Ovídio, cada pintura é mais ousada do que a anterior, revelando todas as facetas do desejo humano, do sexo e das consequências do amor. Dispersas ao longo dos séculos, essas seis pinturas não são vistas juntas há mais de 450 anos, e há muito tempo os amantes da arte sonham em reuni-las como Ticiano pretendia. Mas assim que a National Gallery de Londres realizou esta exposição aparentemente impossível, as obras-primas de Ticiano foram novamente negadas ao olhar do público. Em meio à pandemia que está varrendo o globo, o diretor da galeria Gabriele Finaldi deu um passo sem precedentes de fechar as portas da galeria, sem saber quando ou se as fotos poderão ser vistas juntas novamente. As câmeras da BBC acessam a exposição apenas uma vez, a fim de levar esta exposição inovadora para telas em toda a Grã-Bretanha e além. Essas pinturas não são apenas filmadas e apresentadas com amor, mas também ganham vida com o testemunho de especialistas, revelando como essas obras-primas surgiram, o que significaram em sua época e como ainda podemos extrair significado delas hoje. Gabriele Finaldi também concedeu sua primeira entrevista ao ar, na qual descreve a enormidade de reunir essas pinturas e a agonizante decisão que teve de fazer ao trancá-las a portas fechadas.

The Genius of Josiah Wedgwood



Citar
O historiador e autor A. N. Wilson explora a vida de seu grande herói: Josiah Wedgwood. Como um dos fundadores da Revolução Industrial, Wegdwood foi um gigante criativo autodidata, cujas outras realizações poderiam ser mais conhecidas se ele não fosse tão famoso por sua cerâmica. Wedgwood foi o primeiro grande artista-industrial da Grã-Bretanha, um cientista inovador e um homem apaixonado pelos Direitos do Homem, numa época em que a Grã-Bretanha era marcada pelo comércio de escravos. No centro de sua missão, Wedgwood queria fazer objetos bonitos e queria deixar o mundo um lugar mais bonito. A. N. Wilson acredita que sim.

A. N. Wilson tem uma relação especial com Wedgwood, tendo crescido na Potteries, visitando a fábrica Wedgwood todos os sábados de manhã, onde seu pai era o diretor administrativo. Wilson navega pela história de Wedgwood por meio de uma seleção de potes, pratos e utensílios que foram momentos marcantes na vida notável deste homem, revelando um dos períodos mais empolgantes da nossa história.

The King who Invented Ballet



Citar
Setembro de 2015 marca o 300º aniversário da morte do Rei Luís XIV da França, e este documentário mostra como Luís XIV não só tinha uma paixão pessoal e talento para a dança, mas apoiou e promoveu inovações importantes, como a invenção da notação de dança e a fundação da primeira escola de balé do mundo, que lançaria as bases para o desenvolvimento do balé clássico. Apresentado por David Bintley, coreógrafo e diretor do Birmingham Royal Ballet, o documentário mostra como Luís encorajou a evolução inicial do balé - de uma performance dominada exclusivamente por homens na corte real a uma forma de arte profissional para o público, apresentando as primeiras bailarinas femininas. O filme também examina o contexto social da dança durante o reinado de Luís XIV, onde os balés eram usados como propaganda, e saber dançar era uma habilidade essencial que qualquer nobre deveria ter. Além de sequências de dança barroca especialmente filmadas e recriações inovadoras da música do Século XVII, o programa também segue Bintley enquanto ele cria um novo e excitante balé de um ato inspirado em Luís XIV.



Olá, pessoal! Retomando as votações tradicionais, é hora de nos voltarmos às diversas manifestações da genialidade artística: pintura, escultura, vidraçaria, música e dança. O tema deste projeto é Artes.

Regras gerais:

:arrow: Cada usuário tem direito a até 2 votos nos documentários que deseja ver traduzido.
:arrow: Os votos não poderão ser trocados - escolham sabiamente.
:arrow: Esse também é um Fórum de discussão de documentários, portanto, fiquem à vontade para fazer campanha por seus favoritos, debater, contra-argumentar e rever seus posicionamentos.
:arrow: O período da votação será de 14 dias, com encerramento automático pelo sistema.
:arrow: Os dois documentários com mais votos serão traduzidos, na ordem em que estiverem ranqueados.

Caso durante a execução da votação, perceba-se que algum deles já foi traduzido em outro lugar da Web, seu lugar será ocupado pelo documentário na posição imediatamente abaixo.

Bons votos a todos! Dedos cruzados  :pop:
« Última modificação: Sexta, 08 de Outubro, 2021 - 17h46 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #1 em: Quarta, 08 de Setembro, 2021 - 01h08 »
Foi a votação mais complexa que já montei. Imagino que vá dar trabalho :tth:
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 609
  • Tópicos: 457

  • : 81
  • : 34

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #2 em: Quarta, 08 de Setembro, 2021 - 16h20 »
Com certeza:

The Genius of Josiah Wedgwood

mas é um duelo de titãs eu assistiria quase todos ...
"A vitória depende mais da vontade de se preparar do que da vontade de vencer!"

ibbins

  • Moderadora
  • Ripper
  • br

  • Registo: 19 Ago, 2008
  • Membro: 1848
  • Mensagens: 17 773
  • Tópicos: 4 411

  • : 70
  • : 630

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #3 em: Quinta, 09 de Setembro, 2021 - 06h01 »
- Titian: Behind Closed Doors
- The Genius of Josiah Wedgwood
:eye:  À informação que acumulamos chamamos de CONHECIMENTO. Ao CONHECIMENTO compartilhado, de SABEDORIA." Alan Basilio



Converta links antigos 1fichier

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 390
  • Tópicos: 430

  • : 4
  • : 26

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #4 em: Terça, 14 de Setembro, 2021 - 12h30 »
The Genius of Josiah Wedgwood aqui também e o The King who Invented Ballet





VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #5 em: Sexta, 17 de Setembro, 2021 - 14h08 »
Mais 5 dias apenas.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 390
  • Tópicos: 430

  • : 4
  • : 26

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #6 em: Domingo, 19 de Setembro, 2021 - 12h10 »
Anda tudo a rondar os 20%, que empate  :conf:





mapnp

  • br

  • Registo: 01 Jul, 2012
  • Membro: 30812
  • Mensagens: 268
  • Tópicos: 1

  • : 23
  • : 0

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #7 em: Segunda, 20 de Setembro, 2021 - 21h18 »
Uma das mais acirradas dos últimos tempos heim...

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #8 em: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 13h02 »
Em uma situação inédita nas votações, tivemos quatro documentários empatados em primeiro lugar. Como nem todos possuem uma classificação no IMDB, tive, eu mesmo, que escolher os dois vencedores a serem traduzidos. Assim, concedo a vitória aos seguintes candidatos:

Titian Behind Close Doors

The Genius Of Josiah Wedgwood



Obs: Como diria o @feliphex, ainda não engoli a derrota do documentário sobre a criação do balé, então, quem sabe o vemos futuramente por aí  :tth:

Estou ainda finalizando um projeto anterior, portanto, só devo trabalhar nessas traduções a partir do final de semana. :hat:


« Última modificação: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 13h06 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

mapnp

  • br

  • Registo: 01 Jul, 2012
  • Membro: 30812
  • Mensagens: 268
  • Tópicos: 1

  • : 23
  • : 0

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #9 em: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 13h12 »
Excelentes escolhas, VitDoc!

Obrigado e abraços, Marco a.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 609
  • Tópicos: 457

  • : 81
  • : 34

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #10 em: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 18h00 »
sempre tem alguém para chegar no final e fazer isso e se eu não tivesse votado só em 1, então teríamos só um vencedor que seria The Joy Of Mozart, que seria minha segunda opção e eu já imaginava algo do tipo e queria mesmo era o do azarão Wedgwood.

estratégias feliphex ... me liguem para aprender ... atendimento só por orelhão ...
"A vitória depende mais da vontade de se preparar do que da vontade de vencer!"

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #11 em: Terça, 28 de Setembro, 2021 - 21h09 »
Primeiro lugar - "Titian: Behind Close Doors" - traduzido.

Legenda em :br: aqui.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 8 929
  • Tópicos: 1 726

  • : 35
  • : 109

Re: Votação de tradução (docsPT) #12
« Resposta #12 em: Sexta, 08 de Outubro, 2021 - 17h46 »
Segundo lugar - "The Genius Of Josiah Wedgwood" - traduzido.

Legenda :br: aqui.

Agradeço a participação e a paciência.
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.