Autor Tópico: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.  (Lido 1029 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 909
  • Tópicos: 913

  • : 104
  • : 68



https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_do_Yucum%C3%A3

"Em língua guarani, moconá significa "que tudo engole". Os saltos se dão ao longo de 1.800 metros (1.8 Km) e atingem uma altura de até 20 metros.

De relevo acidentado, sulcada por numerosos cursos de rios e arroios e coberta por uma importante massa arborizada, somente no Salto Yucumã (lado Brasileiro) é possivel observar a queda d'água, ja os Saltos do Moconá (lado Argentino) oferecem mais de cem alternativas para viver a natureza."

eu => Mais uma maravilha da fronteira brasileira, só que dessa vez muito pouco divulgada, basicamente na minha visão de "pseudo-geólogo" não parece nada com a geologia brasileira, é como se deus tivesse tirado de países como o México, ou países com atividade vulcânica bem ativa e depois dado um ctrl+v na fronteira com a argentina.







pesquisem no youtube => Salto do Yucumã (tem vários, drone e etc  :good:)

« Última modificação: Terça, 21 de Setembro, 2021 - 17h48 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.
« Resposta #1 em: Terça, 21 de Setembro, 2021 - 20h35 »
Grande parte do RS tem o chão dessa cor, principalmente a região oeste, noroeste e norte, na Serra Geral. Trata-se de rocha basáltica e está presente também em Santa Catarina e no Paraná.
Um pouco sobre a formação da Bacia do Paraná e da separação do supercontinente Gonduana, que deu origem à separação da "América do Sul" e da "África":
:arrow: https://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%A3o_Serra_Geral
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 909
  • Tópicos: 913

  • : 104
  • : 68

Re: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.
« Resposta #2 em: Quarta, 22 de Setembro, 2021 - 00h53 »
Grande parte do RS tem o chão dessa cor, principalmente a região oeste, noroeste e norte, na Serra Geral. Trata-se de rocha basáltica e está presente também em Santa Catarina e no Paraná.
Um pouco sobre a formação da Bacia do Paraná e da separação do supercontinente Gonduana, que deu origem à separação da "América do Sul" e da "África":
:arrow: https://pt.wikipedia.org/wiki/Forma%C3%A7%C3%A3o_Serra_Geral

na geologia a cor da rocha realmente é algo muito abstrato, você só de olhar não diz nada, como o caso que eu escrevi, que era minha visão, fica tudo no empirismo, então fica difícil para qualquer um falar, até eu, você só acredita na fumaça quando vê o fogo, mesmo assim confio na sua pesquisa, a classe do basalto é exatamente => Ígnea — vulcânica, e como todos sabemos no Brasil não existem vulcões, "e está presente também em Santa Catarina e no Paraná." que fazem parte do Brasil. (não digo que não existe basalto no Brasil, mas generalizar é um erro crasso)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Basalto

separação do supercontinente Gonduana não tem nada relacionado com vulcanismo, então descarto totalmente e não aconselho ninguém a entrar nesse tipo de relação.

a melhor explicação para mim continua sendo => DEUS
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 937
  • Tópicos: 607

  • : 4
  • : 40

  • Portugal
    • DocsPT
Re: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.
« Resposta #3 em: Quinta, 23 de Setembro, 2021 - 18h14 »
Deixo aqui o link do google mapas para que com a ajuda de imagens por satélite se consiga perceber o contexto geológico:

Google Mapas - Salto do Yucumã





FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 18 011
  • Tópicos: 3 356

  • : 73
  • : 385

Re: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.
« Resposta #4 em: Quinta, 23 de Setembro, 2021 - 22h28 »
Não sei se o meu medidor de sarcasmo está avariado, mas para outros que sofram do mesmo mal que eu, aconselho a ler o que é o Trapp do Paraná (ou Paraná-Etendeka). O basalto que cobre grande parte do RS, SC e PR representa uma das maiores áreas ígneas do mundo, que se estende também a Angola e à Namíbia, resultado da atividade vulcânica provocada pela separação das massas dos dois atuais continentes. O salto do Yucumã ("O Grande Roncador" em tupi-guarani), as cataratas do Iguaçu, o salto do Caracol, a serra do rio do Rastro e os maiores canhões da América do Sul são apenas alguns dos exemplos que advêm da erosão desta camada vulcânica, que levou cerca de 10 milhões de anos a ser formada por sucessivas erupções.




(...)  e como todos sabemos no Brasil não existem vulcões, "e está presente também em Santa Catarina e no Paraná." que fazem parte do Brasil. (não digo que não existe basalto no Brasil, mas generalizar é um erro crasso)

separação do supercontinente Gonduana não tem nada relacionado com vulcanismo, então descarto totalmente e não aconselho ninguém a entrar nesse tipo de relação.


Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 909
  • Tópicos: 913

  • : 104
  • : 68

Re: Salto do Yucumã, no Rio G. do S., a maior queda d'água longitudinal do planeta.
« Resposta #5 em: Sexta, 24 de Setembro, 2021 - 06h23 »
realmente o seu medidor está com defeito ...

ciência feita direto ao ponto é diferente de ciência feita com sarcasmo!

vou deixar o tópico então para esse tipo de argumento que mistura palavras que ninguém discute na cadeira da universidade (na verdade são motivos de chacota, dignas de um stand-up comedy; ex: "Trapp do Paraná")

se quiser o show é seu ...

venho de uma ciência onde temos nojo de formatura amigo! ou fazemos punk rock ou deixamos o palco para os outros  ...
« Última modificação: Sexta, 24 de Setembro, 2021 - 06h28 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"