Autor Tópico: 18 de abril: Planeta A (RTP)  (Lido 494 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

Web-Man

  • Administrador
  • pt

  • Registo: 17 Dez, 2007
  • Membro: 329
  • Mensagens: 2 937
  • Tópicos: 607

  • : 4
  • : 40

  • Portugal
    • DocsPT
18 de abril: Planeta A (RTP)
« em: Quarta, 13 de Abril, 2022 - 18h22 »
“Planeta A” é a nova série documental da RTP em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian



Citar
“Quando vemos imagens de catástrofes naturais não estamos somente a ver danos. Estamos a ver o futuro, se não agirmos agora. O preço mais alto é não fazer nada e negar que estamos num profundo buraco climático”. Este discurso é do Secretário-Geral das Nações Unidas António Guterres e serve como ponto de partida para a nova série documental da RTP. Chama-se Planeta A e, ao longo de nove episódios, procura mostrar que na luta pela sustentabilidade é preciso olhar os problemas e focar-nos nas soluções.

Ainda é possível construir um planeta sustentável e a série documental Planeta A traz-nos as respostas mais inovadoras e as transformações em curso, numa coprodução entre a RTP e a Fundação Calouste Gulbenkian. Ao longo de mais de dois anos, o apresentador da série João Reis viajou pelo planeta, tornando-se o elo de ligação entre cientistas, investigadores, personalidades e organizações não-governamentais, cujo trabalho já está a produzir mudanças a nível local. Nesta aventura, entre a apreensão e a esperança, João Reis partilha com os telespectadores aprendizagens, imagens e testemunhos reais daquilo que está a acontecer.

“Há muita coisa a acontecer verdadeiramente assustador, com as alterações climáticas a terem efeitos diretos e perversos no nosso dia a dia. Fiquei ainda mais alarmado com as coisas com que me deparei durante as filmagens e que nos podem conduzir a um processo irreversível se não houver uma atuação real”, afirma João Reis.

A viagem começa na Alemanha, o país europeu que mais aposta nas renováveis mas também o maior emissor de CO2 do velho continente, e acaba na Cidade do Cabo, que em 2018 esteve perto de se tornar na primeira grande cidade mundial a perder o acesso à água canalizada. Existirão outras paragens que irão refletir aquilo que a ciência já defende há décadas, conforme sublinha o realizador Jorge Pelicano: “Era importante mostrar que tudo está ligado. Aquilo que aconteceu com a COVID-19 e a pandemia foi a própria realidade a mostrar o que a ciência tem dito ao longo do tempo. A transformação tem de começar em nós e naquilo que nós conseguimos fazer dentro da nossa realidade e ambiente”.

Para o Presidente da RTP, Nicolau Santos, a série documental Planeta A é um importante e necessário “exercício de cidadania” que procura “tornar os cidadãos mais conscientes e informados perante o maior combate das nossas vidas. É importante que as pessoas percebam que não existe mais nada senão o Planeta A”, cabe-nos desenvolver um “modelo sustentável a pensar nas futuras gerações” numa gestão mais eficiente e equilibrada dos recursos naturais.

Os nove episódios do Planeta A serão exibidos a partir de 18 de abril, às segundas-feiras, pelas 22h45, na RTP1 e na RTP Play.





TheJPL

  • Ripper
  • Doador
  • pt

  • Registo: 15 Out, 2007
  • Membro: 18
  • Mensagens: 1 082
  • Tópicos: 492

  • : 1
  • : 36

Re: 18 de abril: Planeta A (RTP)
« Resposta #1 em: Domingo, 01 de Maio, 2022 - 17h37 »
Série aqui.
TheJPL
A minha lista de rips ajudem a partilhar os em falta

O uptobox está em baixo e por isso todos os meus ficheiros nesse servidor estão indisponíveis!
É-me impossível actualizar todos os links.
Peçam novos links nos respecticos tópicos.

Tenho os torrents em baixo.