Autor Tópico: Templos antigos na República de Malta - Lugares  (Lido 99 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Templos antigos na República de Malta - Lugares
« em: Domingo, 03 de Julho, 2022 - 15h44 »
"Malta ganhou a sua independência do Reino Unido em 1964 e tornou-se uma república em 1974"
"População (Estimativa para 2020): 452.542 habitantes https://pt.wikipedia.org/wiki/Malta

Templos por ordem de antiguidade:

Ggantija
Nomeado de “Torre dos Gigantes”, é um complexo de templos da ilha mediterrânea de Gozo. As estruturas estão entre as mais antigas do mundo, com 5.500 anos de idade. É considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Lá eram praticados cultos da fertilidade e acreditava-se na lenda de que os templos haviam sido construídos por gigantes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C4%A0gantija





Hipogeu de Hal Saflieni
É o único templo pré-histórico subterrâneo do mundo. Os espaços foram cavados na rocha inicialmente como um santuário e, mais tarde, também como cemitério. A parte mais antiga data de 3.600 a.C. A sala mais profunda fica 10,6 metros abaixo do solo. Hoje, só é permitida a entrada de um número limitado de visitantes e a fila de espera para o ingresso pode levar entre duas e três semanas.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipogeu_de_Hal_Saflieni





Hagar Qim
Construído entre 3600-3200 a.C.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar_Qim





Mnajdra
Construído entre 3.600 e 3.200 a.C, é composto por três estruturas não conectadas. Eles não eram usados como túmulos, já que nenhum resquício humano foi encontrado. Localiza-se a cerca de 500 metros de Hagar Qim.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mnajdra






informações copiadas do:

Os 10 templos mais antigos do mundo
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arquitetura/noticia/2013/06/os-10-templos-mais-antigos-do-mundo.html



Malta fica ao lado da Itália e deve ter sido um centro efervescente da cultura latina. Acredito que o mérito de Malta foi a preservação, enquanto nesses outros lugares mais "famosos" a história foi perdida.
« Última modificação: Domingo, 03 de Julho, 2022 - 15h48 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Re: Templos antigos na República de Malta - Lugares
« Resposta #1 em: Domingo, 03 de Julho, 2022 - 22h51 »
ainda tem o Templo Tarxien que eu não tinha visto no link de referência:

O primeiro templo do complexo foi datado de aproximadamente 3100 a.C. e é o mais elaboradamente decorado dos templos de Malta. O templo do meio data de cerca de 3000 a.C. e é único porque ao contrário do resto dos templos malteses, tem três pares de absides (construção em semicírculo) em vez dos dois habituais. O templo leste é datado por volta de 3100 a.C. Os restos de outro templo, menor e mais antigo, datado de 3250 a.C, são visíveis mais a leste.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Templos_de_Tarxien







e ainda :

Templo Skorba
https://en.wikipedia.org/wiki/Skorba_Temples (wiki-eng)

Templo Ta' Hagrat
https://en.wikipedia.org/wiki/Ta%27_%C4%A6a%C4%A1rat_Temples (wiki-eng)

que são menos estruturais ou no popular, têm menos coisa para ver ...
« Última modificação: Domingo, 03 de Julho, 2022 - 22h54 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Re: Templos antigos na República de Malta - Lugares
« Resposta #2 em: Quarta, 13 de Julho, 2022 - 15h41 »
Catacumbas de Malta

(Tradução by feliphex da página em inglês da Wikipédia, a enciclopédia que não é livre)

"Existem centenas de catacumbas em Malta, principalmente encontradas em Mdina, a antiga capital da ilha. As catacumbas são muito pequenas, mas estão em bom estado de conservação.

Muitas das catacumbas foram incluídas na Lista de Antiguidades de 1925.

Vincent Zammit observa que as catacumbas se desenvolveram a partir de tumbas anteriores cortadas na rocha. Onde quer que os locais de sepultamento tenham sido descobertos, geralmente se presume que uma pequena comunidade viveu na área. As catacumbas são caracterizadas pela amplitude, em menor extensão do que as encontradas em outros países, semelhantes em tipos de tumbas a outras encontradas ao redor do Mediterrâneo, mas com seu próprio tipo de decoração. As decorações, no entanto, são raras, o que pode indicar que, com exceção de algumas famílias que possuíam seus próprios túmulos particulares, a comunidade não era rica.

O Prof. George Cassar observou que as catacumbas de Malta têm valor educativo. "Elas são a chave para a compreensão do desenvolvimento dos ritos e crenças religiosas e indicam o nascimento e a difusão do cristianismo entre a pequena comunidade de malteses que vivem nas ilhas. Este ambiente misterioso, mas concreto, ajuda a criar um ambiente pedagógico que o educador pode utilizar ao máximo.""

/\/\/\
https://en.wikipedia.org/wiki/Catacombs_of_Malta

Catacumbas de São Paulo

As Catacumbas de São Paulo são algumas das características mais proeminentes da arqueologia do cristianismo primitivo de Malta. A limpeza arqueológica do local revelou um extenso sistema de galerias subterrâneas e túmulos que datam do terceiro ao oitavo séculos d.C.

O local foi totalmente investigado pela primeira vez em 1894 pelo Dr. Antonio Annetto Caruana. Agora é administrado pela Heritage Malta.

Existem mais de 30 hipogeus em todo o complexo de St. Paul e St. Agatha, dos quais mais de 20 estão abertos ao público.

As catacumbas de São Paulo fazem parte de um grande cemitério outrora localizado fora dos muros da antiga cidade romana de Melite, agora coberto pelas cidades menores de Mdina e Rabat. Também compreende as catacumbas de Santa Ágata, San Katald, Santo Agostinho e muitas outras.

O cemitério provavelmente teve origem no período fenício-púnico. Como na tradição romana, os enterros fenícios e púnicos foram localizados fora das muralhas da cidade. Os muitos túmulos descobertos em áreas fora da linha conhecida da cidade romana sugerem que a cidade de Melite tinha quase o mesmo tamanho.

As primeiras tumbas consistiam em um poço retangular profundo com uma ou duas câmaras escavadas de seus lados. Este tipo de sepultura foi usado durante a ocupação romana das ilhas, mas as câmaras tornaram-se maiores e mais regulares ao longo do tempo. É provável que esse alargamento tenha juntado túmulos vizinhos e tenha levado à criação de pequenas catacumbas, que se tornaram a norma no século IV d.C.

As catacumbas estiveram em uso até o sétimo, possivelmente oitavo século. Algumas das catacumbas foram usadas novamente durante a recristianização da ilha por volta do século XIII.

Local:

O local está aberto ao público todos os dias das 09:00 às 17:00. Os visitantes podem acessar mais de 20 das catacumbas do aglomerado de São Paulo. O complexo principal, cobrindo uma área de mais de 2.000 metros quadrados, é até agora o maior conjunto de catacumbas já encontrado na ilha. É grande o suficiente para ter servido como cemitério comunitário em fases sucessivas da história de Malta. As duas salas na parte inferior da escada de entrada mostram duas mesas ágape (mesas circulares lavradas na rocha viva e usadas para refeições cerimoniais comemorativas de parentes mortos).

Embora o complexo contenha quase todos os tipos de sepulturas encontradas no repertório maltês, as mais bem representadas são os chamados túmulos baldacchinos. Esses túmulos independentes e cobertos dominam os principais corredores do complexo; seus quatro arcos elegantes e pilares de sustentação são exemplares. Outras decorações dentro desta catacumba incluem ilustrações e mensagens escritas em tinta vermelha.

Outra catacumba é muito menor que a primeira. As ferramentas cirúrgicas esculpidas em relevo em uma das três pedras de bloqueio na câmara interna sugerem que era o local de sepultamento de uma determinada família ou grupo de cirurgiões.

As 24 catacumbas mostram evidências de enterros cristãos, muçulmanos, pagãos e judeus lado a lado e sem divisões visíveis.

Escavação e conservação:

A escavação das catacumbas começou no final de 1800 e, além da construção de salas de proteção, nenhuma outra conservação foi realizada no século XX.

Com fundos do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia (Programa Operacional I – Política de Coesão 2007–2013), a Heritage Malta está realizando uma extensa pesquisa arqueológica e ambiental. Vários outros estudos serão realizados nos próximos anos, culminando no desenvolvimento de novas instalações para visitantes, bem como na abertura ao público da maioria das catacumbas menores.

/\/\/\
https://en.wikipedia.org/wiki/St._Paul%27s_Catacombs

Fotos na wikipédia das Catacumbas de São Paulo => https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:St._Paul%E2%80%99s_Catacombs,_Rabat

Algumas:







"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Re: Templos antigos na República de Malta - Lugares
« Resposta #3 em: Sexta, 15 de Julho, 2022 - 16h09 »
Igrejas de Malta

selecionei algumas igrejas com arquitetura mais no estilo "romano" ...

Sanctuary Basilica of the Assumption of Our Lady
Santuário Basílica da Assunção de Nossa Senhora

"Foi construída entre 1833 e 1860 com desenhos neoclássicos de Giorgio Grognet de Vassé. O projeto da igreja atual é baseado no Panteão de Roma, possui a terceira maior cúpula sem suporte do mundo e é a maior e mais famosa igreja de Malta.

Antes da construção da igreja, havia alguma oposição ao projeto de Grognet, já que alguns consideravam um templo romano como um modelo inadequado para um edifício de igreja católica."

https://en.wikipedia.org/wiki/Rotunda_of_Mosta





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Rotunda_of_St._Marija_Assunta

Basilica of the National Shrine of the Blessed Virgin of Ta’ Pinu
Basílica do Santuário Nacional da Santíssima Virgem de Ta' Pinu

"As obras para a nova igreja começaram em 30 de maio de 1922 por iniciativa do reitor da igreja, Monsenhor Guzepp Portelli, e foi consagrada em 31 de agosto de 1932. Foi construída em estilo neorromânico. Dentro da igreja há 6 mosaicos, 76 janelas coloridas e muitos ex-votos. A torre do sino tem 61 metros de altura."

https://en.wikipedia.org/wiki/Ta%27_Pinu





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Ta%27_Pinu_Shrine

Parish Church of the Nativity of the Virgin Mary
Igreja Paroquial da Natividade da Virgem Maria

"Foi construída entre 1881 e 1898, e a cúpula e as torres do sino foram concluídas entre 1920 e 1940.

A igreja tem duas torres de sino e uma cúpula que a tornam um marco proeminente no horizonte de Mellieha. Tem características barrocas."

https://en.wikipedia.org/wiki/Parish_Church_of_the_Nativity_of_the_Virgin_Mary,_Mellie%C4%A7a





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Mellie%C4%A7a_Parish_Church

Church of Saint John the Baptist (Rotunda of Xewkija)
Igreja de São João Batista (Rotunda de Xewkija)

"Construída no século XX no local de uma igreja anterior, a igreja foi projetada pelo arquiteto maltês Guzè Damato.

O projeto de Damato foram baseados na igreja Santa Maria della Salute de Venezia, mas em maior escala. A pedra fundamental da Rotunda foi lançada em 4 de maio de 1952. A antiga igreja, que foi reconstruída pelo menos duas vezes, foi deixada no local enquanto a Rotunda estava sendo construída em torno dela, permitindo que a população local tivesse um local de culto. A igreja foi consagrada oficialmente em 17 de junho de 1978."

https://en.wikipedia.org/wiki/Rotunda_of_Xewkija





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Xewkija_Rotunda
« Última modificação: Sexta, 15 de Julho, 2022 - 16h12 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Re: Templos antigos na República de Malta - Lugares
« Resposta #4 em: Sábado, 16 de Julho, 2022 - 19h41 »
achei essas outras belezas aqui, quanto mais procurar mais vai achar ...  :eek:

Basilica of Christ the King (Paola)
Basílica de Cristo o Rei

"A igreja começou a ser usada como igreja paroquial em 1936. A igreja foi consagrada e dedicada a Cristo Rei em 3 de junho de 1967 pelo Arcebispo Mikiel Gonzi."







imagens na wikipedia: [url=https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Christ_the_King_Church_(Paola,_Malta)]https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Christ_the_King_Church_(Paola,_Malta)


Parish Church of the Assumption (Mgarr)
Igreja Paroquial da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria ao Céu

"Foi construída entre 1912 e 1946 no local de uma igreja anterior que existia desde cerca de 1400. A cúpula da igreja que domina o horizonte de Mgarr
A igreja tem um desenho neoclássico que guarda semelhanças com a Rotunda de Mosta, que por sua vez é baseada no Panteão de Roma. Contrastando com a cúpula circular da igreja de Mosta, a cúpula da igreja de Mgarr é elíptica."

https://en.wikipedia.org/wiki/Parish_Church_of_the_Assumption,_M%C4%A1arr





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:M%C4%A1arr_Parish_Church
« Última modificação: Sábado, 16 de Julho, 2022 - 19h43 por feliphex »
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 1 745
  • Tópicos: 503

  • : 85
  • : 35

Re: Templos antigos na República de Malta - Lugares
« Resposta #5 em: Sábado, 16 de Julho, 2022 - 20h27 »
mais duas saindo do forno, é um prazer achar e compartilhar tanta riqueza, vou ficar de olho aqui ...  :tth:

St. Publius Parish Church (Floriana)
Igreja Paroquial de São Públio

"A igreja foi construída em várias fases entre os séculos 18 e 20.  Estilo   neoclássico. Parte da fachada da igreja e sua cúpula foram destruídas por bombardeios aéreos durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi atingida por bombas em 3-4 de março e 28 de abril de 1942 e dezesseis pessoas foram mortas."

https://en.wikipedia.org/wiki/St._Publius_Parish_Church





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:St._Publius_Parish_Church_(Floriana)

Parish Church of Our Lady of Graces (Zabbar)
Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Graças

"Estilo: Renascimento e Barroco"

https://en.wikipedia.org/wiki/Parish_Church_of_Our_Lady_of_Graces,_%C5%BBabbar





imagens na wikipedia: https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Parish_Church_of_Our_Lady_of_Graces,_%C5%BBabbar
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"