Autor Tópico: Uma necrópole há muito esquecida em Nápoles revela a influência da Grécia  (Lido 241 vezes)

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feliphex

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Uma necrópole há muito esquecida em Nápoles revela a influência duradoura da Grécia Antiga

Os túmulos bem preservados do Ipogeo dei Cristallini serão abertos ao público no verão de 2022

Julia Buckley (tradução by feliphex)

No distrito de Sanità, em Nápoles, os ciclomotores percorrem ruas de paralelepípedos pontilhadas de mercados enormes, enquanto moradores e visitantes formam filas ao redor do quarteirão para algumas das melhores pizzas do mundo.

Cerca de 2.000 anos atrás, este animado bairro de Nápoles era um lugar muito diferente. Situada do lado de fora das muralhas de Neapolis - a cidade grega tão respeitada que, mesmo sob os romanos, sua cultura helenística pôde florescer - já foi uma área montanhosa composta de rocha vulcânica.

O tufo é notoriamente macio. Durante séculos, as civilizações da Península Itálica a cavaram para esculpir túmulos, locais de culto e até habitações em estilo de caverna. O Sanità não é diferente: os moradores gregos da antiga Neapolis usavam essa área, fora das muralhas da cidade, como uma necrópole. Ruas que agora pulsavam com vida eram, naquela época, caminhos esculpidos por rios entre montes de tufo. À medida que os gregos construíam grandes túmulos familiares, esses caminhos tornaram-se estradas improvisadas em uma cidade dos mortos.

Vista da câmara funerária inferior na tumba C, uma das quatro preparadas para receber visitantes no final deste ano Archivio dell'arte, Pedicini fotografi
Eventualmente enterrado por uma série de desastres naturais, o tamanho exato da necrópole não é claro. Mas Luigi La Rocca, chefe do Soprintendenza, um departamento do governo encarregado de supervisionar o patrimônio arqueológico e cultural de Nápoles, diz que teria "dezenas" de túmulos. Vários corpos foram colocados para descansar em cada túmulo; se eles pertenciam a famílias ou membros de grupos culturais e políticos, isso permanece desconhecido.

Em uso desde o final do quarto século a.C. até o início do primeiro século d.C, primeiro pelos gregos e depois pelos romanos, o sítio arqueológico é “um dos mais importantes” de Nápoles, segundo La Rocca. No final deste ano, um pequeno trecho do cemitério há muito perdido será aberto ao público pela primeira vez, lançando uma nova luz sobre a história de Nápoles e a arte grega antiga.

Até a década de 1960, quando o sistema de esgoto foi reformado, o vale onde se localiza o Sanità estava sujeito a inundações da chamada lava dei vergini, ou “lava das virgens”: não a lava vulcânica que devastou Pompeia, mas a lama e rochas desalojadas das colinas porosas durante as tempestades. Embora os romanos tenham reutilizado a necrópole após os gregos, as inundações logo a cobriram em camadas de sedimentos. Séculos mais tarde, em 1500, o distrito de Sanità ergueu-se sobre este mar de lama.

Os quatro túmulos que serão revelados em breve ficam quase 12 metros abaixo da Via dei Cristallini, a rua que abriga o palácio do século XIX da família aristocrática di Donato. Cada um dos túmulos consiste em uma câmara superior, onde as urnas funerárias romanas ficam em nichos acima de bancos esculpidos para os enlutados gregos, e uma câmara funerária inferior, onde os corpos foram sepultados durante o período helenístico. Ambos estavam cheios de estátuas, talvez de ancestrais, ovos e romãs esculpidos — símbolos da ressurreição. Nos tempos antigos, as câmaras superiores ficavam no nível da estrada, enquanto os espaços funerários eram subterrâneos.

Batizadas de Ipogeo dei Cristallini, ou Hipogeu da Rua Cristallini, por observadores modernos, as paredes das tumbas são decoradas com afrescos de guirlandas, pinturas trompe l'oeil e nomes rabiscados em grego - uma chamada dos mortos. Na câmara mais bem preservada, uma górgona mantém um olhar atento, pronta para afastar os inimigos por toda a eternidade.

“É muito emocionante descer às entranhas de uma cidade tão viva lá em cima e ver algo da forma como eles deixaram no primeiro século”, diz La Rocca. O site foi um dos primeiros que ele visitou depois de assumir o cargo em 2019, ansioso para ver se havia alguma maneira de abri-lo ao público.

“Os túmulos estão quase perfeitamente conservados e são um testemunho direto e vivo das atividades da era grega”, acrescenta La Rocca. “Esse foi um dos sítios mais importantes e interessantes que achei que a Soprintendenza precisava divulgar.” Felizmente, os proprietários do sítios já estavam do mesmo lado.

Os trabalhadores provavelmente tropeçaram nos túmulos em 1700, quando um buraco feito no jardim acima destruiu a parede divisória entre duas câmaras. Rapidamente esquecidos, foram oficialmente redescobertos em 1889, quando o Barão Giovanni di Donato, antepassado dos atuais proprietários, cavou o jardim em busca de uma fonte de água para seu palácio.

Até então, o Sanità havia passado por múltiplas transformações: de uma necrópole da Magna Grécia, ou sul da Itália colonizada pelos gregos, para um subúrbio empobrecido fora dos muros da então italiana Nápoles, para um enclave chique abaixo do palácio real Bourbon de Capodimonte, empoleirado no cume do morro acima.

Consciente de ter descoberto algo significativo, o barão mandou escavar os túmulos em particular, construindo uma escada que descia do pátio do palácio. Os arqueólogos removeram a maioria dos cerca de 700 objetos encontrados no interior, incluindo urnas funerárias, cerâmicas e estatuetas; a família manteve alguns e doou o resto para o Museu Arqueológico Nacional de Nápoles (MANN) e o Soprintendenza para custódia. Historiadores locais estudaram o local, registrando descrições inestimáveis das pinturas nas paredes dos túmulos, que desde então se deterioraram. Eles também recuperaram restos humanos de origem incerta; hoje, os túmulos são salpicados de ossos que serão estudados para determinar a idade e o histórico médico de seus donos antes de serem enterrados em um cemitério separado.

Os túmulos passariam os próximos 120 anos trancados atrás da porta do porão indescritível do pátio de di Donatos. Além da estranha visita boca a boca, eles eram inacessíveis ao público. Graças a Alessandra Calise, que se casou na família, isso logo mudaria.

Calise trazia convidados ao local de vez em quando. “Mas há 20 anos”, diz ela, “fomos ao MANN para ver 'nossa' sala [onde os achados de Cristallini são exibidos], e fiquei emocionada. Ficou claro que era importante abri-lo.”

Depois de uma década fora de Nápoles, Calise e seu marido Giampiero Martuscelli – hoteleiro e engenheiro, respectivamente – fizeram planos para a estreia pública do local. Em 2018, eles solicitaram financiamento regional com sucesso e persuadiram o Instituto Central de Conservação (ICR), uma agência do governo italiano, a supervisionar o projeto.

É um local único, diz Federica Giacomini, que viajou de Roma para supervisionar as investigações do ICR.

“A pintura grega antiga está quase completamente perdida – mesmo na Grécia, não resta quase nada”, acrescenta Giacomini. “Hoje temos a arquitetura e a escultura como testemunho da arte grega, mas sabemos por fontes que a pintura foi igualmente importante. Mesmo sendo uma pintura decorativa, não figurativa, é muito refinada. Portanto, é um contexto muito incomum, uma raridade e muito precioso.”

O diretor da MANN, Paolo Giulierini, concorda. Como zelador de milhares de objetos de Pompéia, ele está ciente do que considera um “desequilíbrio” na forma como Nápoles e seus vizinhos são percebidos. Embora as ruínas de Pompeia e Herculano possam levar os observadores modernos a ver a área como uma região tipicamente romana, Giulierini argumenta que Neapolis era “muito mais importante” do que as outras duas cidades – um centro de excelência grego que “permaneceu grego até o século II”. d.C.”

Além disso, diz ele, a qualidade dos túmulos de Cristallini é tão excepcional que confirma a alta posição de Neapolis na região do Mediterrâneo. Eles estão mais próximos dos túmulos pintados encontrados no território natal de Alexandre, o Grande, na Macedônia, o que significa que foram “diretamente encomendados, provavelmente de mestres macedônios, para a elite napolitana”.

“O hipogeu nos ensina que Nápoles era uma cidade cultural de alto nível no [antigo] Mediterrâneo”, acrescenta Giulierini.

Os enterros são comparáveis em qualidade aos túmulos pintados encontrados no território natal de Alexandre, o Grande, na Macedônia. Ipogeo dei Cristallini
O túmulo C é o mais bem preservado dos quatro, com colunas caneladas em ambos os lados de sua entrada. Doze degraus pintados de escarlate levam à câmara funerária, onde seis sarcófagos ocos na altura do quadril – esculpidos em tufo em forma de camas – repousam sobre um piso vermelho e branco. As pernas cuidadosamente esculpidas das camas são pintadas com motivos geométricos e florais em escarlates brilhantes, mostardas e azuis escuros; as almofadas ainda roliças (também feitas de tufo) jaziam em cima de cada sarcófago com listras esportivas de amarelo, violeta e turquesa, com hachuras vermelhas imitando linhas de ponto cruz costurando-as.

Eram cores muito valorizadas, diz a restauradora Melina Pagano, apontando o azul egípcio e o ocre usados para pintar as almofadas. Pagano e seus colegas do ROMA Consorzio fizeram experiências com o processo de conservação limpando pequenas seções das almofadas rochosas com um laser.

“A coisa incrível sobre este sítio é que era tudo scavato – escavado”, diz ela. “Eles não pegaram as camas e as colocaram lá – eles esculpiram [o quarto e seu conteúdo] na encosta.”

A única coisa que não escapou na câmara é a cabeça em tamanho natural de uma górgona, esculpida em rocha escura (possivelmente calcário) e fixada na parede oposta à porta.

Ainda coberto de lama (por enquanto), o monstro mitológico tem olhos com aros de kohl, bochechas rosadas e cabelos que se enrolam em serpentes de cara cheia nas pontas. Ela paira sobre os mortos, cercada por um halo brilhante de azuis, amarelos e vermelhos pintados. Górgonas em miniatura esculpidas nas colunas jônicas aparentemente sustentando a câmara funcionam como símbolos “mágicos” de proteção, de acordo com Giulierini.

Outras surpresas estão escondidas nos murais de pinturas do túmulo C: guirlandas exuberantes que parecem estar penduradas nas colunas, pratos e vasos ritualísticos antigos ao lado de candelabros flamejantes e o que parecem ser arbustos de louros. A arte ainda apresenta duas figuras minúsculas que piscam e você sente falta: o deus Dionísio e Ariadne, a mulher que ele tornou imortal, vigiando os mortos de Neapolis. Nomes gregos antigos rabiscados nas paredes acima das camas listam as pessoas que provavelmente foram enterradas lá.

As pinturas estavam em melhores condições quando foram descobertas. Durante as escavações do século 19, os trabalhadores perfuraram quatro buracos para arejar os túmulos, inadvertidamente deixando entrar a lava dei vergini enquanto continuava a inundar a área. O que parecem ser as primeiras tentativas de limpar a lama na tumba A também danificou as pinturas nas paredes, diz Giacomini.

Os próximos passos da equipe incluem cobrir os quatro buracos (mas não fechá-los, pois isso desestabilizaria o ambiente) e monitorar continuamente os níveis de temperatura e umidade. Até junho, os pesquisadores devem ter dados de um ano, permitindo que eles comecem a restaurar as pinturas e explorar uma abertura parcial do local.

“Este não é um site que você restaura, embeleza e depois abre”, diz Giacomini. “Será um trabalho contínuo em andamento e precisará de monitoramento e manutenção constantes.”

Os especialistas, que já encomendaram mapas 3D das tumbas, planejam monitorar cuidadosamente como a presença dos visitantes afeta a temperatura e a umidade, que até agora permaneceram estáveis, com apenas variação sazonal. A iluminação também é crucial: uma das principais razões pelas quais o hipogeu sobreviveu tão bem é a falta de luz natural, que estimula o crescimento de organismos biológicos. (Luzes de alta intensidade danificaram as famosas pinturas rupestres de Lascaux, na França, que estão fechadas ao público desde 1963.)

Apesar dessas armadilhas potenciais, todos os envolvidos no projeto estão determinados a compartilhar o sítio com o mundo.

"[Restauradores de arte] não querem lugares perfeitamente conservados, mas invisíveis”, diz Giacomini. “Esta visita mostrará as cores e a sofisticação [da Magna Grécia]; ele ensinará às pessoas suas origens de uma maneira que enriquecerá a todos. Você não pode conservar o patrimônio por si só – o verdadeiro desafio é encontrar um equilíbrio para torná-lo vivo.”

La Rocca concorda, explicando: “Conhecemos as dificuldades, mas precisamos mostrar. Vamos avaliá-lo continuamente – se acontecer de dez visitantes danificá-lo, vamos para o plano B, uma reconstrução multimídia.”

Planos provisórios veriam os primeiros visitantes chegando no verão de 2022. Enquanto isso, o MANN exibirá seus achados de Cristallini em uma seção “Napoli Antica” programada para abrir em outubro. A Soprintendenza, por sua vez, está trabalhando para entender melhor a história do local. Em conjunto com a Universidade Vanvitelli, na vizinha Caserta, a equipe escavou pilhas de terra que haviam sido deslocadas pelas escavações originais, descobrindo a cabeça de pedra de um sátiro e fragmentos de pilares antigos datados do terceiro século a.C.

Para Calise, que se descreve como uma “guardiã” em vez de proprietária, abrir o sítio para o mundo é uma grande responsabilidade. “Eu amo e respeito a Sanità”, diz ela. “Isso não é sobre nós. ... Estamos apenas cuidando disso para Nápoles.

link original com fotos: https://www.smithsonianmag.com/history/a-long-overlooked-necropolis-in-naples-reveals-the-enduring-influence-of-ancient-greece-180979385/
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"