Autor Tópico: Zeca Afonso Ao Vivo no Coliseu (1983)  (Lido 17 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

Gor

  • Doador
  • pt

  • Registo: 28 Nov, 2009
  • Membro: 9659
  • Mensagens: 794
  • Tópicos: 428

  • : 1
  • : 5

Zeca Afonso Ao Vivo no Coliseu (1983)
« em: Terça, 29 de Novembro, 2022 - 16h46 »
"Ao Vivo no Coliseu é um álbum-duplo gravado ao vivo no Coliseu de Lisboa a 29 de Janeiro de 1983,
da autoria de José Afonso. Com José Afonso estiveram no palco Octávio Sérgio, António Sérgio, Lopes
de Almeida, Durval Moreirinhas, Rui Pato, Fausto, Júlio Pereira, Guilherme Inês, Rui Castro, Rui Júnior,
Sérgio Mestre e Janita Salomé. Francisco Fanhais não aparece nos créditos do álbum mas participa no
Natal dos Simples."


[wikipedia]

"José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (Aveiro, 2 de agosto de 1929 — Setúbal, 23 de fevereiro de 1987),
foi um cantor e compositor português. É também conhecido pelo diminutivo familiar de Zeca Afonso, apesar
de nunca ter utilizado este nome artístico. É o autor de Grândola, Vila Morena que foi utilizada pelo
Movimento das Forças Armadas para confirmar que a Revolução do 25 de Abril estava em marcha.
José Afonso, que também ficou conhecido como Zeca Afonso, nasceu no dia 2 de Agosto de 1929, na freguesia da
Glória no concelho de Aveiro. De uma família burguesa, era filho do juiz José Nepomuceno Afonso dos Santos,
e da sua mulher, Maria das Dores Dantas Cerqueira, professora da instrução primária; ele beirão, natural do Fundão,
ela minhota, de Ponte de Lima (...) ntervenção política até à Revolução de 25 de Abril
José Afonso (primeiro da esquerda) ao lado de Fausto Bordalo Dias, Sérgio Godinho, Vitorino e outros em 1979.
Quando regressa a Portugal, em 1967, é colocado como professor em Setúbal; no entanto, fica a leccionar pouco tempo,
pois acaba por ser expulso do ensino oficial, depois de um período de doença. Para sobreviver, começa a dar explicações.
A partir desse ano, torna-se definitivamente um símbolo da resistência democrática. Mantém contactos com a Liga de Unidade
e Acção Revolucionária e o Partido Comunista Português, ainda que se mantenha independente de partidos, é preso pela PIDE.
Continua a cantar e participa no I Encontro da Chanson Portugaise de Combat, em Paris, em 1969. Grava também Cantares
do Andarilho, recebendo o prémio da Casa da Imprensa pelo Melhor Disco do Ano, e o prémio da Melhor Interpretação.
Para que o seu nome não seja censurado, Zeca Afonso passa a ser tratado nos jornais pelo anagrama Esoj Osnofa.
Em 1971 edita Cantigas do Maio, no qual surge Grândola, Vila Morena, que acaba por interpretar pela primeira vez num concerto
celebrado a 10 de Maio de 1972 na residência universitária Burgo das Nações, hoje Auditório da Galiza, em Santiago de Compostela.
Zeca participa em vários festivais, sendo também publicado um livro sobre ele e lança o LP Eu vou ser como a toupeira.
Em 1973 canta no III Congresso da Oposição Democrática e grava o álbum Venham mais Cinco. Ao mesmo tempo, começa a dedicar-se ao canto, e apoia várias instituições populares, enquanto que continua a sua carreira política na Liga de Unidade e Acção Revolucionária. Entre Abril e Maio de 1973 esteve detido no Forte-prisão de Caxias pela PIDE/DGS(...) Oriundo do fado de Coimbra, foi uma figura central do movimento de renovação da música portuguesa que se desenvolveu na década de 1960 do século XX e se prolongou na década de 70, sendo dele originárias as famosas canções de intervenção, de conteúdo de esquerda, contra o Regime. Zeca Afonso ficou indelevelmente associado ao derrube do Estado Novo, regime de ditadura Salazarista vigente em Portugal entre 1933 e 1974, uma vez que uma das suas composições, "Grândola, Vila Morena", foi utilizada como senha pelo Movimento das Forças Armadas (MFA), comandados pelos Capitães de Abril, que instauroua democracia, em 25 de Abril de 1974.Em 1994 seria editado Filhos da Madrugada cantam José Afonso, um CD duplo em homenagem a Zeca Afonso. No final de Junho seguinte, muitas das bandas portuguesas que integraram o projecto, participaram num concerto que teve lugar no então Estádio
José Alvalade.Em 24 de Abril de 1994 a CeDeCe estreia no Teatro São Luiz o bailado Dançar Zeca Afonso, com música de Zeca Afonso e coreografia de António Rodrigues, uma encomenda do Município, a propósito da Capital Europeia da Cultura.Muitas das suas canções continuam a ser gravadas por numerosos artistas portugueses e estrangeiros. Calcula-se que existam actualmente mais de 300 versões de canções suas gravadas por mais de uma centena de intérpretes, o que faz de Zeca Afonso um dos compositores portugueses mais divulgados a nível mundial. O seu trabalho é reconhecido e apreciado pelo país inteiro e Zeca Afonso, com a sua incidência política que as suas canções ganharam, representa indiscutivelmente, uma parte muito importante da cultura poética portuguesa. Colaborou na revista Arte Opinião(1978-1982)."



Código: [Selecionar]
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Afonso
Zeca Afonso Ao Vivo no Coliseu 1983.mp4 640x480, duração: 57m10s
   180.58 MB


https://www.youtube.com/watch?v=pTfFegL8PZU

Código: [Selecionar]
https://1fichier.com/?tm9mcacmklgwmi2oyjz3
« Última modificação: Quarta, 30 de Novembro, 2022 - 04h16 por ibbins »
Gor

Etiquetas: