Autor Tópico: Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc  (Lido 463 vezes)

0 Membros e 1 visitante estão a ver este tópico.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc
« em: Terça, 31 de Janeiro, 2023 - 19h02 »
Race - The Power Of An Illusion



[pbs]

Citar
Quando perguntamos "o que é essa coisa chamada 'raça'?", uma pergunta tão básica que raramente é feita, esta série ajuda a estabelecer os termos para o que qualquer discussão posterior sobre raça teria de levar em conta, antes de mais nada. A biologia humana, a antropologia, a sociologia, a história americana, os estudos americanos e os estudos culturais.

A divisão dos povos do mundo em grupos distintos - povos "vermelhos", "negros", "brancos" ou "amarelos" - tornou-se tão profundamente enraizada em nossas psiques e tão amplamente aceita que muitos descartariam prontamente como loucura qualquer sugestão acerca da sua falsidade. No entanto, é exatamente isso que esta provocativa série de três horas afirma. "Raça - O Poder de uma Ilusão" questiona a própria ideia de raça como biologia, sugerindo que a crença na raça não é mais sólida do que acreditar que o Sol gira em torno da Terra.

Contudo, a raça ainda importa. Só porque a raça não existe na biologia não significa que não seja muito real, ajudando a moldar as expectativas e as oportunidades da vida.

Episódio 1: A Diferença entre Nós

O primeiro episódio examina a questão de como podemos definir, por meio da ciência contemporânea - incluindo a genética - o que é comumente chamado de raça e geralmente associado a fatores físicos, como a cor da pele e os traços faciais. Poderiam os seres humanos ser agrupados em alguns grupos fundamentalmente diferentes (Ex: europeus, africanos, asiáticos, etc.) quando simplesmente olhamos para o seu ADN?

Episódio 2: A História que Contamos

O segundo episódio revela as raízes do conceito de raça na América do Norte, a ciência do séc. XIX que o legitimou e como ele se tornou tão ferozmente mantido na imaginação ocidental. O episódio traz uma história reveladora de como a raça serviu para racionalizar e, até mesmo, justificar as desigualdades sociais americanas como um fenômeno "natural". Ele descreve a história das forças sociais e econômicas que moldaram as relações raciais e levaram os EUA por uma trajetória discriminatória. Enquanto nos primeiros dias das colônias inglesas havia negros livres e brancos escravizados, isso logo começou a mudar por uma questão de conveniência.
« Última modificação: Quarta, 15 de Fevereiro, 2023 - 22h22 por VitDoc »
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

feliphex

  • Colaborador
  • Releaser
  • Postador de Legendas
  • br

  • Registo: 26 Fev, 2015
  • Membro: 49350
  • Mensagens: 2 866
  • Tópicos: 890

  • : 104
  • : 68

Re: Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc
« Resposta #1 em: Terça, 31 de Janeiro, 2023 - 20h30 »
muito bom, antigo mas bem oportuno hoje!

e as votações? elas movimentam o fórum e geram muitas expectativas ... nunca fiz nenhuma pois não é meu estilo ... mas estou no aguardo de participar das suas!
"Pouco com Deus é muito, muito sem Deus é nada!"

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc
« Resposta #2 em: Quarta, 01 de Fevereiro, 2023 - 23h24 »
e as votações? elas movimentam o fórum e geram muitas expectativas ... nunca fiz nenhuma pois não é meu estilo ... mas estou no aguardo de participar das suas!

Obrigado, meu caro! Sei que está sempre presente.

Já tenho mais ou menos uma lista formada para a próxima votação :tth:, mas esta série ainda vai consumir algum tempo.  :mine:
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.

FragaCampos

  • Administrador
  • Tradutor
  • Ripper
  • pt

  • Registo: 09 Out, 2007
  • Membro: 1
  • Mensagens: 17 995
  • Tópicos: 3 355

  • : 73
  • : 384

Re: Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc
« Resposta #3 em: Quinta, 02 de Fevereiro, 2023 - 15h10 »
É uma série extraordinária. Força!  :ski:
Saiba como pesquisar corretamente aqui.
Como transferir do 1fichier sem problemas de ligação? Veja aqui.
Converta os links antigos e aparentemente offline do 1fichier em links válidos. Veja aqui como fazer.
Classifique os documentários que vê. Sugestão de como o fazer.

VitDoc

  • Moderador
  • Tradutor
  • br

  • Registo: 25 Mar, 2012
  • Membro: 28808
  • Mensagens: 12 617
  • Tópicos: 2 529

  • : 300
  • : 274

Re: Race - The Power Of An Illusion (2003) - VitDoc
« Resposta #4 em: Quarta, 15 de Fevereiro, 2023 - 22h21 »
Adicionada a legenda do terceiro e último episódio.

Legendas em :br: aqui.

Projeto finalizado :bow:
"O conhecimento anda de mãos dadas com a verdadeira luz".

:arrow: Tutorial Download links Telegram aqui.
:arrow: Links inativos? Informe aqui.